Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LÍDER É AQUELE QUE FAZ AMIGOS, NÃO INIMIGOS! -- 30/06/2008 - 12:59 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




LÍDER É AQUELE QUE FAZ AMIGOS, NÃO INIMIGOS!



(Jeovah de Moura Nunes)



No Comércio de 06.04.2003, um domingo, saiu uma matéria minha intitulada “Reflexões Pessimistas”. Na matéria escrita sem muitas pretensões tecia eu umas observações a respeito da política jauense daquele momento quando faltava mais de um ano para as eleições municipais de 2004. Naquele artigo elogiei o trabalho do então Departamento de Trânsito, robustecendo-o com estas palavras: “o Departamento de Trânsito está fazendo o que outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer”. Isto foi o suficiente para o atual prefeito e sua assessoria encontrarem um slogan para a propaganda política, fechando-a com aquelas palavras e trocando apenas o sujeito da oração. Durante um mês aproximadamente em plena campanha radiofônica eleitoral de 2004, ouvia-se o dia todo e invadindo também a noite em todas as emissoras de rádio de Jaú de dez em dez minutos, a seguinte sentença: “o prefeito João Sanzovo está fazendo o que outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer”. Ou seja: apropriaram-se de um texto meu! Usaram e abusaram de um texto criado por mim, o que demonstrou incompetência dele prefeito e de seus marketeiros. Muitos daqui de Jaú dirão: “ele” – o prefeito – “foi esperto”. Bom, eu não sabia que esperteza e grosseria fossem a mesma coisa. Tenho plena certeza que não são! Mas, ganhando a reeleição ele pôde comprovar em mais quatro anos essa brutal incompetência para governar, administrando de maneira pífia, desprezível, deixando o povo jauense à mercê de situações absurdas, tais como atendimentos em ambulatórios de péssima qualidade, quando morreram pessoas carentes e inocentes por falta de médicos! Na verdade os outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer o que este prefeito fez: nada. Não fez absolutamente nada destacável e sim descartável!



As ruas de Jaú continuam esburacadas, onduladas, lunares, do mesmo jeito de doze anos atrás, no que diz respeito aos bairros periféricos, quando o centro, nas proximidades do investimento do burgomestre é bonitinho como um conto de fadas. O desprezo deste prefeito pelo bairro Cila Bauab é coisa congênita, algo assim mussolinista! A rua em que moro não vê um recape há doze anos, referindo-se às administrações que não prosperaram do Paulo Sérgio e João Sanzovo. A última administração de sucesso foi de 1992 à 1996 efetuado pelo mais democrático dos políticos jauenses: Waldemar Bauab. Digo isto porque fui um crítico ferrenho dele. Publiquei muitas matérias que poderiam até me dar processos, mas o prefeito Waldemar manteve-se na sua linha de respeito à liberdade de criticar da imprensa livre. Em troca de minhas farpas ele deixou a rua em que moro um tapete. Atualmente o asfalto está gasto. As piçarras estão aparecendo e buracos enormes se abrem. A casa em que moro sofre rachaduras em razão dos pequenos sismos provocados pelos carros, ônibus e caminhões que passam com tudo, como se ali fosse uma rodovia. Inúmeros bairros continuam com iluminação precária. Mas, é assim que o atual prefeito acha bom: quando as ruas de seus críticos estão um bagaço!



O fato de um pensamento meu ter sido usurpado por pessoas que estão no poder não significou muita coisa para mim. Mas, exprimiu, ou deu a entender claramente a incompetência desse pessoal, já que foram incapazes de criarem um slogan deles mesmos. Não fiquei magoado com isto porque simplesmente fez o meu interior crescer ainda mais. Significou basicamente que tenho mais capacidade intelectual do que este prefeito e seus marketeiros juntos, já que, não intencionalmente criei uma boa frase de impacto apoderada por eles, quando não encontraram mais nada para apresentarem à população no horário político com relação aos quatro inúteis anos, agora transformados em oito piores anos da vida jauense, principalmente dos humildes trabalhadores! Os grandes patrões jauense sempre perseguiram seus trabalhadores. Lembro-me quando uma empresa foi para Pederneiras diante da não aceitação de um grande capitalista, quando foi anunciado que ela viria para Jaú. Este grande capitalista comprava cavalos puro sangue nos EUA por 350 mil dólares, mas não aumentava um tostão nos salários de seus trabalhadores. Muitos que eu me lembro passavam fome.



“O prefeito João Sanzovo está fazendo o que outros prefeitos não tiveram a coragem de fazer”. Sim. É verdade! Absoluta verdade! Os outros prefeitos não tiveram a coragem de se apoderar de um texto alheio para suas campanhas políticas simplesmente porque eles têm vergonha na cara! Porém, graças a Deus este aí já está dando Adeusinho! Ciau! Ciau! O fracasso de um suposto líder é como a sua sombra: ele não vê, mas ela o acompanha por toda parte. O verdadeiro líder é aquele que faz amigos, não inimigos!



Jeovah de Moura Nunes

Jornalista e escritor

jeovahmnunes@hotmail.com



(Este artigo será publicado no jornal “Comércio do Jahu” amanhã dia 1º de julho deste ano – página 2 – Opinião)



Acesse: www.comerciodojahu.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui