Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ÁLCOOL - COMBUSTÍVEL DA TRISTEZA -- 07/12/2001 - 10:31 (Dr.Douglas Daniel de Amorim (Psicólogo e Psicoterapeuta - Belo Horizonte/M.G.)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁLCOOL - COMBUSTÍVEL DA TRISTEZA





Olá Visitantes da Usina!!!





Hoje, gostaria de falar sobre um tema que tem ampla repercussão social. Seu nome: Alcoolismo. Muitas pessoas tem dúvidas repetidas acerca deste assunto, como por exemplo, se é doença, ou não. A resposta é sim. O alcoolismo é uma doença, que poder ser tratada, e tem um prognóstico amplamente favorável, desde que a pessoa que está sendo tratada, realmente o queira. Um outra questão muito frequente, é de onde e por que surge esta doença. Alguns perguntam se pode ter causa genética. A resposta é sim. No entanto, vale um parênteses: realmente encontramos filhos alcoolistas, de pais também alcoolistas. No entanto, o inverso também é verdadeiro. Pais alcoolistas podem ter filhos que não são dependentes de álcool; e ainda, pais que não fazem uso de bebidas alcóolicas, podem ter filhos alcoolistas. Portanto, caros visitantes, a questão é muito mais complexa do que se imagina.

Atualmente, acompanhando alguns casos de pessoas que fazem uso inadequado de bebidas alcoólicas, tenho percebido que em um grande número de oportunidades, "o lado emocional" não se encontra bem. Separações, falências, dificuldades diversas, são apenas alguns dos fatores que levam a um estado de sofrimento mental tão elevado, que beira o insuportável. Daí, vem o uso do álcool, assim como maconha, cocaína, anfetaminas, e por aí em diante. Isso mesmo: álcool também é droga. Só que, no entanto, é aceita socialmente e "liberada" para consumo. É droga porque quimicamente é depressora do sistema nervoso central, provoca alterações bioelétricas e altera o estado de consciência.

Outros indivíduos ainda, mesmo sem passar por situações traumáticas "carregam um peso muito grande" dentro delas mesmas. Observa-se um elevado nível de alcoolismo, também em pessoas tímidas, ansiosas demais ou então deprimidas. A bebida serve então, como refúgio, onde se desliga da realidade. Só, que a volta a essa realidade depois de um porre, é angustiante. A sensação de culpa e impotência se torna cada vez maior, podendo levar a pessoa até mesmo a cometer uma loucura.

Então, meus caros visitantes, se você conhece alguém que passa por este tipo de situação, ou está vivendo algo parecido, pense duas vezes antes de dar o primeiro gole. Pense que essa não é a melhor saída, e que formas de ajuda existem aos montes: Medicina, Psicoterapia, Grupos de auto-ajuda, etc. Cabe somente a você procurar qual é a melhor forma para você. Declare hoje, o DIA INTERNACIONAL DE VOCÊ. Dia em que tudo pode e deve começar a mudar. Mudar para melhor.









Abração do



Douglas Amorim





E-mail: acolher@yahoo.com.br

HOME-PAGE: WWW.ACOLHER.HPG.COM.BR

Consultório ACOLHER: R. Ouro Fino, 395 - Cruzeiro/B.H.

Fone: (31)3227-2795









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui