Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Agregando valores e revitalizando a Defensoria Pública -- 30/07/2008 - 13:20 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Agregando valores e revitalizando a Defensoria Pública







A Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição criada para agregar, defender e promover os interesses comuns da classe dos advogados brasileiros.

Há alguns anos a entidade firmou um convênio com a Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, que visava justamente, proporcionar ao Estado, a quem é incumbido pela Constituição, de prestar a assistância judiciária, às pessoas que não conseguem pagar honorários advocatícios, a exeqüibilidade da lei.

Ora, se o organismo político administrativo tinha por obrigação satisfazer a necessidade dos serviços jurídicos dos seus cidadãos, a Ordem dos Advogados, contribuiria com o trabalho dos seus associados.

Em troca o Estado pagaria aos advogados conveniados, os honorários justos, elencados numa tabela que vigeu por muito tempo.

Ocorre que a defasagem dos valores pagos e os bens de consumo adquiridos e necessários para a manutenção de padrão digno de sobrevivência, acentuaram-se de tal forma, que seria preciso um reajuste nos preços.

Então, no momento em que o Convênio deveria ser renovado entre as partes - OAB/SP e SECRETARIA DA JUSTIÇA - houve um impasse nesse sentido, de que seria mesmo inviável a majoração dos valores constantes nas tabelas da avença.

Logo em Seguida a Secretaria da Justiça transferiu sua responsabilidade contratual à Defensoria Pública do Estado de S. Paulo, que não objetiva resolver o empecilho de outra forma, que não a de cooptar os advogados, ajuntando-os numa lista que poderá ou não, servir para a prestação de serviços.

O Estado, como ente jurídico, organismo administrativo, por força da lei, é obrigado a atender a esse tipo de demanda, e para isso existem os cargos públicos.

Então, vemos na magistratura, os cargos judicantes; os do ministério público, os dos delegados de polícia, mas não vemos, em nenhum momento, a figura do defensor público, como ocupante de um cargo inerente à carreira jurídica.

Na verdade a figura do defensor público, funcionário do órgão Defensoria Pública é bem recente no Estado de São Paulo. Podíamos perceber a existência da instituição na maioria dos Estados organizados da União, mas não no Estado de S. Paulo.

Ora se fazem parte do Poder Judiciário a polícia investigativa, a polícia repressiva, o órgão ministerial, cuja função é acusar as violações legais, e também a judicante, por que não a Defensoria Pública, incumbida da defesa?

Por que caberia à Ordem dos Advogados do Brasil, suprir uma obrigação do Estado? Por que a Ordem dos Advogados do Brasil deveria comprometer-se em fazer uma função "ad oc", em troca de condições conveniais tão inexpressivas?

Então cremos ser chegada a hora, em que os atuais titulares ocupantes das funções administrativas, solidifiquem e revitalizem a instituição Defensoria Pública, por meio da qual o Estado cumprirá a obrigação legal de prestar a assistência judiciária gratuíta às pessoas necessitadas.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui