Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DESCANSO NECESSÁRIO -- 09/12/2001 - 11:02 (Dr.Douglas Daniel de Amorim (Psicólogo e Psicoterapeuta - Belo Horizonte/M.G.)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DESCANSO NECESSÁRIO





Olá amigos visitantes!!!





Hoje falaremos sobre um assunto que muitos gostam, mas não sabem sua real importância. Descanso. Todos nós ficamos ansiosos para que chegue o fim de semana, o feriado prolongado, as férias. E realmente, estamos certos em desejar tais momentos. Acontece, que nem todos sabem realmente usufruir destas situações.

Tenho me deparado ultimamente, com muitas pessoas ao entrarem de férias, ficam um, dois, ou no máximo três dias sem fazer nada, e começam a sentir necessidade de fazer algo. Ou seja, procuram TRABALHO. Interessante ouvir o relato deste tipo de comportamento que chegam a afirmar que sentem culpa e sentimento de inutilidade por estar sem fazer nada. Alguns chegam até mesmo ao ponto de levantar exatamente no horário de costume do serviço e passar pela frente da empresa, ou mesmo, entrar nela e passar o dia conversando com os companheiros de trabalho.

Caro visitante, saiba que isso não é uma raridade. Dezenas de pessoas adotam tais condutas. Acredito, que no mundo globalizado, capitalizado, corrido, individualizado, está nascendo uma nova patologia: O vício do trabalho. Ao entrar de férias, atividades ininterruptas surgem; cortar a grama, lavar a casa, ajudar um amigo numa loja, pintar o muro de casa, trabalhar como voluntário em algum lugar, enfim, procurar trabalho (não tenho nada contra trabalho voluntário, muito pelo contrário. Apenas acho que tem hora mais certa e possível para se realizá-lo).

Pois bem. Nosso corpo é como se fosse uma máquina. E, como toda máquina funciona, é necessário que esta pare de funcionar por pelo menos algum momento. Caso funcione ininterruptamente, a probabilidade dela fundir o motor é muito maior. Afinal de contas, o desgaste é muito maior. O mesmo acontece conosco. Entretanto, em nosso caso, fundir o motor, significa casos de Stress, Depressão, Fobias, Ansiedades, e uma infinidade de outras doenças.

O recado é então o seguinte: é NECESSÁRIO ficarmos uma determinada época ficando à toa. Significa dar uma pausa, um descanso merecido para o corpo e para a alma. Culpa e inutilidade por estar sem fazer nada durante as férias, são sentimentos inadequados de serem sentidos e devem ser combatidos. Lembrem-se, de que em muitas oportunidades de nossas vidas, fazer nada é fazer alguma coisa. E, neste caso, é fazer alguma coisa saudável para você mesmo. Até a Próxima!!!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui