Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Mas, Que Compras? -- 24/04/2002 - 10:38 (José Ernesto Kappel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todo dia, manhãzinha, antes do sol bater nas primeira montanhas da minha terra, vou à padaria. À primeira vista pode até parecer, de imediato, que eu vou comprar pão.

Mas os caminhos dos homens são tão estranhos que eu digo sinceramente, que vou à padaria, conversar.

Saber das coisas passadas à noite, pois como todo estabelecimento de minha vila, ela fica aberta prá cachadada até meia-noite.

E fico sabendo com a vendedora de pães o que lhe foi passado pela plantonista da noitada.

Muita coisa interessante. Problemas conjugais são jogados sobre a mesa como se joga água para limpá-la e suavizá-la do calor. É marido que larga e esposa. É esposa, de anosm que se desfaz do marido à toa. É criança que ninguém sabe de quem, que vai nascendo toda dia nas mãos da parteira. É tanta gente vivendo que até me assusta.

Lógico que não perco de comprar o meu pão. Mas nesta vilazinha têm coisas !

Os mais velhos de idade e de coração ardido pelo tempo, têm um cineminha-bar. Lá, de entrada surda e muito velada, só tem acesso os conhecidos dos conhecidos. Uma espécie de clube fechado, onde de ombro à ombro, perneiam, fazendeiros, donos-de-cartório, médicos, dentistas, funerários e outros que não tem profissão, mas tem dinheiro. É uma festa total como as meninas: todas as segundas, quarta e e sextas. O que acontece ali
todo mundo sabe, mas poucos dizem.

E neste antro vou sabendo das coisas, enquanto tomo meu café com pão.

Sei que uma tal madame apanhou muito do marido e foi parar no pronto-socorro. Mas o assunto foi logo velado pelas amigas da madame, que disseram ao doutor delegado que foi um tombo. Senão o marido ia em cana e ela ficaria sozinha, já imaginaram? O que os outros iam falar?

Mas o grande assunto daquela manhã , onde batia um vento de outono, anunciando o inverno, era a fuga para a capital de dois jovens apaixonados.

Proibidos pelo pároco da igrejinha local - que ouviu todos os pecados que tramitaram entre os dois - e acabou chamando a atenção dos pais sobre a severidade do assunto e no terreno pecaminoso que pisavam, acabou com a festa dos dois.

Sabendo disso empreitaram uma fuga no meio da noite e sumiram na capital que fica à quilómetros de distància.

Um amor parido! Ela grávida e ele sem profissão. O que de pior poderá acontecer? Não sei, a padeira ficou de me passar os detalhes no dia seguinte, pois esperava notícias dos dois.

Assim, são minhas manhãs no vilarejo onde moro sozinho, pois minha mulher agarrou os filhos e também se mandou, dizendo que não aguentava morar mais comigo. Paciência!

Amor vai,amor vem.Igual a bola de gude.

E não é que estou começando a gostar da padeira? Tem um jeito maneiro de encarar a gente e é uma tremenda mulher de costados largos,com braços fortes de rolar massa virgem.

Bem, enquanto o marido dorme de cansaço, ela passa boa parte da noite entre a massa e o fogo. E boa parte comigo.

E as compras? Bem, as compras, deixa prá lá. Eu não tenho nada prá comprar mesmo. Só quero saber dos antanhos de aventuras que rodam pelas ancas do meu bravo e não tão inocente povo de minha vilazinha.

Cada história...cada história de arrepiar.Quase igual a cidade grande.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui