Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->1 7 1 Tupiniquim -- 26/04/2002 - 11:32 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A coxinha de galinha quase foi ao chão, o dente cariado quase começou a doer, mas o copo de coca, não teve quase, derramou mesmo por cima da poltrona, provocando o olhar desaprovador de Virginia, que aliás já tinha me advertido verbalmente, várias vezes, quanto a esse meu vício de acasalar o jantar com a telinha. Certamente receberei hoje o primeiro cartão amarelo.
- Mas você há de convir que não foi mea culpa - preparei meu habea-corpus, prontamente rechaçado pelos meus maus antecedentes - fui pego de surpresa, atacado pela retaguarda, mordido pelo leão.
A notícia tragicomicaordinária foi captada pelos meus sensores como uma ode clássica o seria pelo Zé Preto, digno corretor zoológico da esquina, ou como quando aquele repórter americano ouviu o primeiro scud bêbado sem patriot peidar gases venenosos em solo árabe.
Não tinha dúvida, estava lá, com todas as letras e imagens. Chegamos ao caos financeiro, Fomos eleitos "Mister 171 do Universo", como, diga-se de passagem, já previra o Vilaisabelino "Perna", morto recentemente de vergonha, dos fatos, originados pelos atos, cometidos pelos resultado dos partos que a nossa pátria-mãe pariu. Ou o Governo Futebol Clube começava sua reação no jogo, ou teríamos uma goleada histórica da Sociedade Sem-Esportiva Inflação, pelo mesmo placar citado pelo poeta pagodeano, tipo 10 X 1.
Considerações à parte, o fato é que estava lá "Nossos índios vão ao EUA pedir dinheiro emprestado". Rapidamente vários desvaneios infiltraram-se em minha mente, que nem feito coca-cola, àquela que não é líquida e nem vendida em garrafas, faz naquilo que o político brasileiro teima em dizer que tem, ...cérebro.
índio ? pedindo algum ? ao USA e abusa ? Quem será o avalista ? Sting ? , Vão receber em dólar ou em apitos ? O que vão dar de hipoteca, a Amazónia ? , mas essa já é dos gringos mesmo!
E pra que índio quer dinheiro ?, eles vivem tão bem. Não precisam trabalhar para comer; não têm de invadir nenhuma "improdutiva" do MST para morar, não pagam dentista, nem INSS. Só se for para pagar a cachaça que teimam em beber; o funeral de seus suícidas, que teimam em morrer ou o dízimo para aqueles que se dizem pastores, fantasiados com cocares, que cansados de nos privarem de nossos cinemas, decidiram ensiná-los que Tupã escreveu um livro de capa preta, (não confundir com o de São Cipriano), que eles devem levar debaixo do braço, para garantir um pedaço de terra no céu, isso até o homem branco chegar lá e . . . . . . . . . . .
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui