Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS MAIORES GÊNIOS DO CINEMA MUNDIAL - PARA CONTRERA E BRUNO -- 10/12/2001 - 20:27 (denison) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os maiores gênios do cinema mundial

Selecionei os maiores diretores-cineastas do mundo, eis a minha lista:



Destaco os irmãos Lumiére com a invenção da projeção contínua, George Méliés com o primeiro filme de ficção com efeitos especiais ( magia do cinema ), Thomas Edison com o Black Mary, primeiro estúdio de cinema, Edwin Porter abre o faroeste e o gênero policial, Max Linder com o primeiro tipo cômico, além de Louis Teuillade, Giovanni Pastrone, Griffith, Ben Turpin, Buster Keaton, Harold Lloyd e Charles Chaplin.



Alemanha expressionista – Os maiores: Fritz Lang, Pabst, Murnau, Wiene e Lubistch.



França impressionista – Gance, Epstein, Delluc e L’herbier e a vanguarda francesa com linguagem surrealista e dadaísta – René Clair e Buñuel.



URSS no princípio - Eisenstein, Pudóvian, Dudow e Dovjenko.



Países Nórdicos – Dreyer ( Dinamarca ), Stiller e Sjortram ( Suécia ).



II Guerra - ( EUA ) Capra, Ford, Wyler, Hawks, os remanescentes do cinema mudo Vidor, Borgaze, Wellman e o revolucionário modernista Orson Welles.

Europa – ( França ) Realismo poético com Renoir, Carné, Duvivier e Vigo. Além do jansenismo de Robert Bresson.

( URSS ) Kozintev e Aleksándrov. ( Alemanha ) Riefenstahl e Harlan.

( Itália ) NeoRealismo de Roberto Rosselini, De Sica, Luigi Zampa, Alberto Lertuada, Piero Germi, o existencialista Michelangelo Antonioni e Luchino Visconti. Um dos maiores gênios do cinema autobiográfico é italiano, Federico Fellini.

O NeoRealismo abrirá portas para novos cineastas italianos geniais: Passolini, Rosè, Zurlini, Nonicelli, Bertolucci, Petri, Risi, Bolognini, Ferreri, Bellocchio e nos anos 70: Wertmuller, Scola, Taviani e Olmi.



França dos anos 50 até 80 – No gênero Nouvelle Vague: Godard, Truffault, Rivette, Chabrol, Alain Renais e Louis Malle. Nos anos recentes surge o cinema intimista e para mim os maiores cineastas deste gênero são Blier, Rohner, Tavernier, Sautet e Berri. Gostaria de citar alguns gênios que marcaram a História do cinema: Allegret, Cayatte, Clouzot, Delannoy, Jacques Tati e Jean Grémillion.



Inglaterra dos anos 50: David Lean, Michael Power, anos 60: Jack Clayton.

O free cinema com Richardson, Rusz, Boorman, Lester e Schlesinger que rompe com as regras tradicionais do Realismo. Gostaria de destacar Peter Greenaway.



Japão – Kurosawa, Mizoguchi, Shindo, Naruse, Ozu, Kobayachi e Gosho; nos anos 60 surge a Nouvelle Vague Japonesa com Susumu Hani, Masahiro, Shinoda, Yoshishige Yoshida, Nagisa Oshima, Seijun Suzuki, Shohei Imamura e Hirishi Teshigara; em anos recentes temos Yamamura e Itami.



Cinema Contemporâneo na América: Proliferam os musicais e surgem filmes dramáticos com alto nível de qualidade; Hitchcock, Wilder, Huston, Zimmermann, Suk e Corman, grandes diretores que fizeram nome na América.

Escola de New York: Destaco Mann e Ritt; cineastas vindo da tv: Lumet e Penn.



Nicholas Ray, Elia Kazan, Losey, Stanley Kubrick, Frankenheimer e Pollack foram cineastas geniais voltados para a crítica social.

Jerry Lewis e Frank Tashlin criam novo gênero de comédia. Indispensáveis!

Nos anos 70 os maiores cineastas são Scorsese, Coppola, Altman, Mallick, Woody Allen e nas superproduções: George Lucas e Spielberg.

Nos anos 80 destaco De Palma, seguidor de Hitchcock, além de Cimino, Kaufman, David Lynch, com suas visões polêmicas da sociedade e Zemeckis, seguidor de Spielberg.

Em New York surge o cinema independente; anos 70: Cassavetes, Schatzberg, anos 80: Sayles, Jarnusch, anos 90: Hal Haltrey.

Os anos 80 popularizaram o humor irreverente de Gillian e Terry Jones e marcam o aparecimento de cineastas envolvidos com grandes projetos: Alan Parker, Roland Joffé e Ridley Scott.



URSS nos anos mais recentes – Kacatósov, Tchukrai, Tarkovski, Kontchalovski, Klimov, Abduladze e Paradjanov.



Polônia – Wajda, Polansky, Kawalerowicz, Alexander Ford, Zanussi e Kieslowsky.



Tchecoslováquia – Weiss, Milos Forman e Jirimenzel.



Hungria – Jancsó, Meszáros e Szabó.



Iugoslávia – Makavejev e Kusturica.



Suécia – O maior nome neste país é Ingmar Bergman e nos anos 60/70 destaco Sjoberg e Sjoman.



Alemanha, anos 60/70 – Os gênios do Movimento Oberhaussen são Fassbinder, Alexander Kluge, Herzog, Schloendorf e Margarette Vontrota. Misturando elementos teatrais no cinema, destaco os geniais Schroeter, Sybergerg e o especial cineasta alemão Win Wenders.



Espanha – Três nomes chamam a atenção internacional, Carlos Saura, Érice e Almodóvar.



Canadá – McLaren, Carle e Arcand.



Portugal – O único nome que merece entrar nesta lista é Manuel de Oliveira.



Dinamarca – Destaco três gênios excelentes, Billy August, Gabriel Axel e Von Trier.



Argentina – Ferreira, Berri, Christensen, Torre-Nilsson, Solanas e Puenzo.



Cuba – Gutierrez Alea e Solas. Chile – Raul Ruiz e Líttin.



Grécia – Constatin Costa-Grawas, Theo Angelorpolos, Cacoyannis.



India – Satiajit Ray é o maior nome do fértil cinema indiano.



China – surge gênios depois dos anos 80: Himov, Ang Lee, Shugin e Kaige.



Brasil – Humberto Mauro, primeiro grande cineasta dos anos 30, depois surgem Mário Peixoto e Alberto Cavalcanti e em 1954, com o cinema novo, temos Nelson Pereira dos Santos; nos anos 60 cineastas jovens são reconhecidos pela crítica européia: o baiano Glauber Rocha é um destaque, além de Paulo Cezar Saraceni, Leon Hirsman e Anselmo Duarte. Walter Hugo Krouri e Luis Sergio Person caminham de forma independente e são verdadeiros gênios brasileiros.



Esses são os meus eleitos na sétima arte.



















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui