Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A influência do Papai Noel na personalidade humana -- 11/12/2001 - 08:06 (Flavio Costa Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem pode hoje dizer que não acreditou em algum dia que Papai Noel existia????????

Que a figura do bom (será) velhinho existia, era real e não uma fantasia infantil???????



Mas vamos analisar imparcialmente a influência dele na formação psicológica do homem ocidental. Sempre na infância ouvíamos de nossos queridos (?) pais, que se fossemos “bonzinhos” durante o ano, ele (o bom velhinho) nos traria presentes na fatídica data de vinte e cinco de Dezembro, o Natal!!!!!!!!!!!!!



Algum dia alguém parou para pensar que, independente de sermos “bonzinhos” ou “pestinhas”, as crianças pobres nunca recebiam presentes?????????????

Ou, se recebiam, eram verdadeiras “sucatas” da alegria??????????????

E que as crianças ricas sempre recebiam as melhores maravilhas que a indústria podia construir para a realização completa da alegria nesta comemorativa data!!!!!!!!!!!!!



Partindo deste princípio, concluímos que as crianças pobres são todas más, e que as ricas são todas boas, certo ???????? errado.

Este posicionamento deste ignóbil ser, vivente ou fictício, nunca passou de uma alegoria a serviço de uma casta dominante interessada somente em perpetuar sua estadia na corte dominante da sociedade.



Verifiquemos então como esta situação é interpretada na pequena e frágil mente de uma criança, pobre ou não. Esta criança tentou o ano inteiro portar-se da melhor maneira possível, foi aluno exemplar, apesar de não ter recebido leite suficiente durante a sua infância, e seu cérebro ter uma menor capacidade de aprendizado, não maltratou nem seus irmãos, nem seus colegas de aula ou vizinhança, muito menos os animais que passaram perto dela, pelo contrário, teve sempre uma atitude amigável de ajudar quem precisava, de bondade para com todos. Sua grande esperança era receber no final do ano um belo presente, de quem??

Ora, do Papai Noel, e o que ela recebeu, digam-me. Em caso de menina, a boneca quebrada da irmã mais velha, em caso de menino a bola de futebol furada do irmão mais velho.



Em ambos os casos, eles devem ter chegado à mesma conclusão, ou este filho da puta é um ladrão de brinquedos, uma vez que os presentes que sempre recebiam já eram conhecidos destas, ou simplesmente achavam que não mereciam nada melhor além disto. Podem vocês pensar, ou sentir, que maldade foi incutida no coração destas crianças???????????



E quanto às crianças ricas, quanta sordidez, que tamanha hipocrisia. Estas sempre recebiam os melhores presentes possíveis, as melhores novidades. Mas será que estas crianças se comportaram de uma maneira “boa” durante o ano????????

Provavelmente não. Mas porque receberam bons presentes enquanto o “bom velhinho” entregava verdadeiras “merdas” para as crianças pobres?????????????



Esta atitude incutida na frágil mente infantil tem uma única conseqüência: para as crianças pobres não adiante ser “boazinha” que o Papai Noel não vai trazer presente algum, e para as crianças ricas, bem o “bom velhinho” vai trazer brinquedos a rodo. Concluindo, não adianta as pobres crianças serem boazinhas, e as ricas crianças serem “pestinhas”, seu futuro está pré-escrito indiferente de seus atos ao longo do ano.



A partir desta simples, mas complexa constatação, sabendo que o adulto nada mais é que o reflexo de sua criança, o Mundo é o que é porque o Papai Noel criou uma situação tal que independentemente das atitudes das crianças, e conseqüentemente dos adultos, uma vez que são meros efeitos. Depois vemos pessoas ricas clamando a Deus devido a sua insensibilidade porque um de seus ricos filhos foi assaltado, maltratado ou morto, por um dos filhos da miséria criada por seus próprios pais.



Como esperar que um Mundo possa ser um lugar de paz, de harmonia e tranqüilidade, enquanto alguns poucos concentram a riqueza e com isto a desperdiçam, enquanto outros passam fome. Algumas entidades patrocinam o “NATAL SEM FOME”, hipocrisia pura, porque nem estas querem o fim da miséria humana. Andy Warholl estava certo, todos querem pelo menos quinze minutos de fama, mesmo que seja em cima da miséria e fome de outros.



O dia em que a fome souber cobrar cachê talvez as coisas mudem, o dia em que a falsa imagem criada de Papai Noel acabar, todos saberão, sem hipocrisia, que indiferente de suas atitudes, seu presente de Natal será aquilo que a vida lhe reservou premeditadamente, e como um dia um sábio qualquer falou: o Mundo é mau, mas talvez ele esteja errado, quem é mau são os homens, e fazer o quê, como mudar isto, afinal somos humanos, e pior, que acreditam serem Deuses e o planeta e as demais criaturas estarem aqui apenas para servir-nos, de uma forma totalmente extrativista.



Quando o homem descobrir que a palavra Deus foi inventada com o único propósito de roubar e abusar da natureza, talvez tenhamos um planeta melhor para viver, se ele ainda existir até lá.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui