Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2008 -- 08/09/2008 - 08:13 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA ANTIGA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2008 . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1 ENEM 2008 EGITO ANTIGO



Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego Heródoto (484 – 420/30 a.C.) interessou-se por fenômenos que lhe pareceram incomuns, como as cheias regulares do rio Nilo. A propósito do assunto, escreveu o seguinte:

“Eu queria saber por que o Nilo sobe no começo do verão e subindo continua durante cem

dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse número de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, até um novo verão.

Alguns gregos apresentam explicações para os fenômenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provocam a subida do rio, ao impedir que suas águas corram para o mar. Não obstante, com certa freqüência, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio pare de subir da forma habitual. Além disso, se os ventos do noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direção contrária aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos são pequenos, de menor corrente.”

Heródoto. História (trad.). livro II, 19-23. Chicago: Encyclopaedia Britannica Inc. 2.ª ed. 1990, p. 52-3 (com adaptações).

Nessa passagem, Heródoto critica a explicação de alguns gregos para os fenômenos do rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmativas abaixo.

I Para alguns gregos, as cheias do Nilo devem-se ao fato de que suas águas são impedidas de correr para o mar pela força dos ventos do noroeste.

II O argumento embasado na influência dos ventos do noroeste nas cheias do Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o rio Nilo não sobe.

III A explicação de alguns gregos para as cheias do Nilo baseava-se no fato de que fenômeno igual ocorria com rios de menor porte que seguiam na mesma direção dos ventos.

É correto apenas o que se afirma em

A I.

B II.

C I e II.

D I e III.

E II e III.





2 ENEM 2008 ISLAMISMO E JUDAISMO



Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como

A uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.

B um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.

C uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.

D uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.

E uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.







3 COLÔNIAS GREGAS C UNESP JULHO 2008

O mapa mostra a área ocupada por cidades e territórios colonizados pelos gregos.

A constituição dessa área de colonização deveu-se

a) aos conflitos entre Atenas e Esparta, denominados Guerra do Peloponeso.

b) aos conflitos entre gregos e persas, denominados Guerras Médicas.

c) aos problemas derivados do crescimento demográfico e da escassez de terras.

d) ao expansionismo resultante da aliança militar chamada Liga de Delos.

e) ao fim da escravidão por dívidas, estabelecido por Drácon na Lei das Doze Tábuas.





4 FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 GRÉCIA ANTIGA OLIMPIADAS

Sobre as Olimpíadas da Grécia Antiga, é correto afirmar:

a) As modalidades femininas, apesar de menos apreciadas, alternavam-se às modalidades masculinas e eram consagradas às deusas Afrodite e Atena.

b) Foram estabelecidas por Péricles no século V a.C para celebrar o esplendor da cultura e da sociedade atenienses.

c) Além dos gregos, eram convidados atletas representantes de povos aliados, como fenícios e etruscos.

d) Foram definitivamente abolidas por Alexandre Magno no século IV a.C., devido às rivalidades que punham em risco a unidade do império macedônico.

e) Participavam dos jogos olímpicos os cidadãos das diversas cidades-estado gregas, que decretavam tréguas para permitir a sua realização.





5 ROMA ARISTOCRATAS E PLEBEUS VUNESP 2 FASE JULHO 2008

Me parece que aqueles que condenam os distúrbios entre os aristocratas e os plebeus condenam aquilo que é a causa básica da liberdade romana, e que eles se preocupam mais com os ruídos e distúrbios do que com os efeitos benéficos produzidos; e nem consideram que em toda república há duas diferentes tendências, a do povo e a da classe superior, e que todas as leis que são aprovadas em defesa da liberdade nascem da divisão entre as duas.

(Nicolau Maquiavel, Discurso sobre a primeira década de Tito Lívio.)

Apresente um evento da história romana que comprova a tese de Maquiavel e justifique a escolha desse evento.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui