Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA QUESTÕES DE VESTIBULARES JUL 2008 -- 10/09/2008 - 10:31 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA MODERNA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2008 . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL









1 PORTUGAL FORMAÇÃO VUNESP 2 FASE JULHO 2008



A singular história portuguesa, sulcada interiormente com a marcha da supremacia do rei, fixou o leito e a moldura das relações políticas, das relações entre o rei e os súditos. Ao príncipe, afirma-o prematuramente um documento de 1098, incumbe reinar (regnare), ao tempo que os senhores, sem a auréola feudal, apenas exercem o dominare, assenhoreando a terra sem governá-la.

(Raymundo Faoro, Os donos do poder.)

A partir do texto, explique os fatores que marcam a singularidade da história política portuguesa.





2 ENEM 2008 COLONONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS



Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido.

Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a

mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas forammuito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados.

No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa

A foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.

B mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.

C passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.

D diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.

E resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos .







3 FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 COLONIZAÇÃO PORTUGUESA



A respeito da conquista colonial empreendida pelos portugueses na América, é correto afirmar:

a) A escravidão dos negros africanos foi implementada desde o início da presença portuguesa na América.

b) Os integrantes da Companhia de Jesus foram os principais defensores da utilização da mão-de-obra indígena para trabalho escravo.

c) Ao contrário das regiões do Caribe e do Sul da América do Norte, nas terras controladas por Portugal não se estabeleceram as estruturas econômicas denominadas plantations.

d) O povoamento português só se desenvolveu com a articulação das terras americanas aos circuitos do comércio mundial que então se estabelecia.

e) A monocultura da cana-de-açúcar impediu o desenvolvimento de outras atividades econômicas nas terras americanas sob o controle português.





4 MERCANTILISMO UNESP JULHO 2008



O Mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. A concepção predominante parte da premissa de que a riqueza da nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que ela possui.

(www.historianet.com.br. Acessado em 03.03.2008.)

Na busca de tais objetivos, os estados europeus, na época moderna,

a) adotaram políticas intervencionistas, regulando o funcionamento da economia, como o protecionismo.

b) suprimiram por completo a propriedade privada da terra, submetendo-a ao interesse maior da nação.

c) ampliaram a liberdade de ação dos agentes econômicos, vistos como responsáveis pela prosperidade nacional.

d) determinaram o fim da livre iniciativa, monopolizando as atividades econômicas rurais e urbanas.

e) buscaram a formação de uniões alfandegárias que levassem a prosperidade aos países envolvidos.





5 HUMANISMO RENASCENTISTA VUNESP 2 FASE JULHO 2008



Sobre os humanistas, afirma-se:

Eram todos cristãos e apenas desejavam reinterpretar a mensagem do Evangelho à luz da experiência e dos valores da Antiguidade. Valores esses que exaltavam o indivíduo, os feitos históricos, a vontade e a capacidade de ação do homem, sua liberdade de atuação e de participação na vida das cidades. (Nicolau Sevcenko, O Renascimento.)

A partir do texto, caracterize o contexto histórico no qual o humanismo floresceu.









6 REVOLUÇÃO INGLESA UNESP JULHO 2008



A revolução inglesa de 1640 (...) destruiu o antigo aparelho de Estado, impondo limites ao poder real , submetendo-o ao poder do Parlamento (...) Eliminou a autonomia financeira do poder real, confiscando-lhe as propriedades e transformando o próprio conceito de propriedade individual e absoluta (...)

O poder mudou de mãos... agora passava aos domínios da pequena nobreza rural, a gentry, identificada com a burguesia mercantil.

(José Jobson de Andrade Arruda, A revolução inglesa.)

Segundo o texto, a revolução inglesa

a) reforçou o antigo aparelho de Estado e manteve intacta a propriedade real identificada com os privilégios da nobreza.

b) submeteu o rei ao poder do parlamento, composto pela gentry e pela burguesia, cujos interesses privilegiavam a propriedade real.

c) destruiu o antigo aparelho de Estado e transferiu a propriedade real para as mãos do Parlamento, isto é, para a alta aristocracia.

d) limitou o poder do Parlamento, que agora passa a ser exercido também pelo rei, cujo interesse maior é privilegiar a gentry e a burguesia.

e) transformou a propriedade real em propriedade privada e legitimou o poder do Parlamento, representante da gentry e da burguesia.

h
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui