Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Nefropatias podem causar deficiência -- 11/09/2008 - 11:04 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fernando Zocca





As nefropatias, doenças causadas nos rins, pelo uso abusivo do álcool, podem inclusive levar às chamadas ablações parciais ou totais do órgão. Cientistas do mundo inteiro chegaram à algumas conclusões que podem parecer ao leigo, um tanto quanto que inusitadas.

Com relação à etiologia das afecções que acometem esses órgãos (como os pulmões, os olhos e ouvidos, os rins também são duplos), estão as causas psicossomáticas.

Então, segundo os estudos, o medo, desejos, raiva e remorso seriam fatores desencadeantes de algumas patologias, que só poderiam ser sanadas, por processos cirúrgicos invasivos.

Quando um órgão é extirpado do corpo, o remanescente se adapta para desenvolver as funções antes completadas pelo conjunto. Essa fase adaptativa é acompanhada por modificações gerais, em todos os sistemas corpóreos.

A sobrecarga do órgão, que deverá metabolizar duas vezes mais do que antes, causa nele inchações e estas, por sua vez, compressões dos ramos venosos, nervosos e demais tecidos vizinhos fazendo surgir, na economia corpórea, os processos dolorosos.

O afastamento do paciente das fontes causadoras do estresse, contribuem para a regeneração, proporcionando a retomada da homeostase.

As angústias antes enfrentadas, durante a existência da duplicidade dos órgãos doentes, se não houver reconsideração do paciente, sobre a decisão de afastar-se das causas estressoras, deverão ser suportadas de forma mais sensível, mais fragilizada.

As intoxicações e conseqüentes infecções, poderão surgir com mais freqüência e o desempenho produtivo, tanto físico como o mental, reduzido de forma significativa.

A deficiência limitante, causada pela extração de um dos rins, não se restringe somente na eficácia da eliminação da urina, mas pode provocar uma cadeia de limitações que no final, resultará em, inclusive, insuficiências intelectuais.

Ainda que mal comparando, é bom salientar que o rendimento de um time não será o mesmo com um jogador a menos.

O prevenir é sempre melhor do que o remediar. Se o uso do tabaco provoca cânceres pulmonares, o correto seria suprimir antes o uso do fumo do que depois tentar a cura da doença.

Da mesma forma se o uso constante do teclado provoca tendinite, é melhor abster-se por algum tempo dessa atividade, do que sujeitar-se aos inflamatórios, analgésicos e imobilização da região afetada.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui