Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Câncer: fatores de cura ou cronificação -- 13/09/2008 - 12:44 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Câncer: fatores de cura ou cronificação



Fernando Zocca



No segundo artigo sobre o câncer, abordaremos hoje, alguns aspectos das alterações no organismo, provocados pela doença.

Antes de tudo, é salubre dizer que a chamada autonomia do câncer, que se caracterizaria como tendo fixação e alastramentos progressivos, hoje não pode mais apresentar consistência científica.

Tanto é assim que o crescimento do tumor primário ou das metástases, bem como de todo o seu potencial evoluitvo, depende do tipo celular, das diferenciações existentes nas células, e das reações citológicas provocadas nos tecidos em que se desenvolve.

O tipo reativo exprime a reação imunológica local e teriam a sua manifestação também nas modificações bioquímicas das proteínas plasmáticas. Os fatores tróficos relacionam-se com a predominância, deste ou daquele hormônio, na fase biològica doente da vida do hospedeiro.

Portanto o estresse é sabidamente um fator produtivo dos humores potencializadores da afecção. Faz parte da terapêutica oncológica o distanciamento do hospedeiro das fontes estressantes. Isso determinaria a acalmia necessária ao restabelecimento do equilíbrio fisiológico.

Então, afastada a estricção, nota-se logo o reforço das manifestações imunopatológicas; os demais fatores impedintes dos tumores teriam expressão mais acentuada, favorecendo a restauração do conforto, e conseqüente homeostase.

Da terapêutica oncológica constam os seguintes elementos: cirurgia, irradiações, quimioterapia, homonioterapia e, para um futuro breve, o uso da terapêutica imunológica.

As alterações metabólicas, concitadas pelo câncer, são perturbações funcionais notadas no plasma, soro, (com metabólitos protéicos em certas neoplasias), enzimas, glicose e água.

Então sabe-se hoje que a interdependência entre o câncer e o hospedeiro provoca as tais alterações nos fatores orgânicos, funcionais e psicológicos do orgnismo, estando ligadas às mudanças, nessas variáveis, a cura ou a cronificação.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui