Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL QUESTÕES DE VESTIBULAR JULHO 2008 -- 16/09/2008 - 08:00 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIBULAR JULHO DE 2008 . ATUALIDADES GERAL . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1. REDAÇÃO FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 CRISE AMBIENTAL

Instrução



• Leia o fragmento de Giles Lipovetsky e redija uma dissertação sobre as relações entre sociedade de consumo e crise ambiental. Manifeste sua opinião sobre o papel que teriam ou não os consumidores na redução dos desequilíbrios ambientais.

• Fundamente seus pontos de vista com argumentos lógicos.

• Dê um título à sua redação.

TEXTO

No momento em que se intensificam as ameaças de catástrofes ecológicas, a temática do “consumo durável” encontra amplo eco, aparecendo o hiperconsumidor como um ator a ser responsabilizado com toda a urgência, uma vez que suas práticas excessivas desequilibram a ecoesfera. [...]

O princípio de responsabilidade não se dirige mais exclusivamente aos produtores, mas aos próprios consumidores [...]

LIPOVETSKY, Giles. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, pp 13 e 341.



2 ENEM 2008 POLUIÇÃO AMBIENTAL ÁSIA



A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos de Água da

Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes.

As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno.

Internet: (com adaptações).

Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que

A o carvão mineral, ao ser colocado na água, reage com o benzeno, eliminando-o.

B o benzeno é mais volátil que a água e, por isso, é necessário que esta seja fervida.

C a orientação para se evitar a pesca deve-se à necessidade de preservação dos peixes.

D o benzeno não contaminaria os dutos de água potável, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio.

E a poluição causada pelo derramamento de benzeno da indústria chinesa ficaria restrita ao rio Songhua.



3 ENEM 2008 LIXO ELETRÔNICO



Em 2006, foi realizada uma conferência das Nações Unidas em que se discutiu o problema do lixo eletrônico, também denominado e-waste. Nessa ocasião, destacou-se a necessidade de os países em desenvolvimento serem protegidos das doações nem sempre bem-intencionadas dos países mais ricos. Uma vez descartados ou doados, equipamentos eletrônicos chegam a países em desenvolvimento com o rótulo de “mercadorias recondicionadas”, mas acabam deteriorando-se em lixões, liberando chumbo, cádmio, mercúrio e outros materiais tóxicos.

Internet: (com adaptações).

A discussão dos problemas associados ao e-waste leva à conclusão de que

A os países que se encontram em processo de industrialização necessitam de matérias-primas recicladas oriundas dos países mais ricos.

B o objetivo dos países ricos, ao enviarem mercadorias recondicionadas para os países em desenvolvimento, é o de conquistar mercados consumidores para seus produtos.

C o avanço rápido do desenvolvimento tecnológico, que torna os produtos obsoletos em pouco tempo, é um fator que deve ser considerado em políticas ambientais.

D o excesso de mercadorias recondicionadas enviadas para os países em desenvolvimento é armazenado em lixões apropriados.

E as mercadorias recondicionadas oriundas de países ricos melhoram muito o padrão de vida da população dos países em desenvolvimento.



4 ENEM 2008 CONTAMINAÇÃO MARINHA





Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991.

A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema.

Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro

A é ambientalmente benéfico por contribuir para a seleção natural das espécies e, conseqüentemente,para a evolução delas.

B trouxe da China um molusco, que passou a compor a flora aquática nativa do lago da hidrelétrica de Itaipu.

C causou, na usina de Itaipu, por meio do microrganismo invasor, uma redução do suprimento de água para as turbinas.

D introduziu uma espécie exógena na bacia Paraná-Paraguai, que se disseminou até ser controlada por seus predadores naturais.

E motivou a utilização de um agente químico na água como uma das estratégias para diminuir a reprodução do mexilhão dourado.





5 ENEM 2008 ENERGIA GEOTÉRMICA



A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 ºC. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um

reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370 ºC sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização.

Roger A. Hinrichs e Merlin Kleinbach. Energia e meio ambiente. Ed. ABDR (com adaptações).

Depreende-se das informações acima que as usinas geotérmicas

A utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.

B funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.

C podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização.

D assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.

E transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.



6 POPULAÇÃO MUNDIAL VUNESP 2 FASE JULHO 2008



Em julho de 2005, o planeta Terra atingiu a marca de 6,5 bilhões de habitantes. Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) estimam que em 2050 o planeta poderá ter entre 9 e 10 bilhões de habitantes. No entanto, o grande problema demográfico do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes no nosso planeta. Mencione três problemas demográficos deste século.





7 ENEM 2008 POPULAÇÃO URBANA MUNDIAL



Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas viverá na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas, e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.

1950 – 0,7 ; 1960 1,0 ; 1970 – 1,3 ; 1980 – 1,7 ; 1990 – 2,3 ; 2000 – 2,9 ; 2010 – 3,5 ; 2020 - ; 2030 5,0 .

Almanaque Abril, 2008, p. 128 (com adaptações)

De acordo com o gráfico, a população urbana mundial em 2020 corresponderá, aproximadamente, a quantos bilhões de pessoas?

A 4,00. B 4,10. C 4,15. D 4,25. E 4,50.



8 FGV ADMINISTRAÇÃO JUNHO 2008 CIDADES GLOBAIS

As chamadas cidades globais, como São Paulo, não são apenas cidades grandes, mas exercem funções específicas no mundo globalizado. Assinale a alternativa que

menos caracteriza uma cidade global.

a) Cidades globais têm conexão direta com o mundo financeiro, por intermédio, sobretudo, da Bolsa de Valores.

b) Cidades globais caracterizam-se por sediarem importantes portos de grande fluxo comercial.

c) Cidades globais abrigam sedes administrativas de grandes empresas transnacionais.

d) Cidades globais caracterizam-se por dispor de infraestrutura sofisticada voltada ao setor de serviços e comunicação.

e) Cidades globais costumam sediar grandes eventos políticos, comerciais, esportivos e culturais.



9 FATEC JUNHO 2008- ECONOMIA EUROPÉIA SÉC XX



Assinale a alternativa que descreve corretamente um importante espaço industrial europeu.

a) Chamada de “Vale do Silício” europeu, a bacia do rio Sena, na França, abriga um grande parque industrial de alta tecnologia, aproveitando as vantagens do transporte fluvial e ferroviário disponíveis, bem como a existência de mão-de-obra especializada.

b) A região do Donbass na Ucrânia é uma das novas concentrações industriais da Europa Oriental. Aproveitando os solos férteis do país e a existência de mão-de-obra qualificada e barata, desenvolveu-se um importante complexo agroindustrial baseado na produção de soja.

c) Até a década de 1990, a região do Norte da Itália era uma das menos industrializadas da Europa. A formação da União Européia mudou este quadro, tornando a região atrativa para investimentos da indústria do turismo, em setores como a construção civil e exploração de parques temáticos.

d) A bacia do Reno-Rhur, na Alemanha, já foi uma das maiores concentrações industriais do mundo, baseada na siderurgia e no aproveitamento das jazidas de carvão-mineral. Atualmente, a região passa pelo processo de reconversão, com a instalação de empresas de alta tecnologia.

e) O vale do rio Danúbio abriga as principais concentrações industriais da Europa. Servindo como via de integração entre o leste e o oeste, o vale apresenta variados tipos de indústrias, desde as tradicionais, como a têxtil, até as avançadas indústrias de informática.



10 CORRUPÇÃO



Que organização não-governamental internacional, sediada em Berlim, é notoriamente dedicada ao combate à corrupção, sendo responsável pela produção anual de um relatório e uma classificação em que se analisam os índices de percepção de corrupção dos vários países do mundo?

Folha de S. Paulo – 27 de setembro de 2007 – Caderno Brasil

a) Instituto Ethos de Responsabilidade Social.

b) Greenpeace.

c) WWF – World Wide Fund For Nature.

d) Friends of the Earth.

e) Transparency International (Transparência Internacional).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui