Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Naqueles Velhos Tempos -- 29/04/2002 - 14:31 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Naqueles Velhos Tempos


Abilio Terra Junior


Naqueles velhos tempos havia praticado muita meditação, assim como outras práticas místicas. Tudo ficara no passado. Agora, estava pensando sobre o que restara de tudo aquilo.
Achava, na verdade, que muitas pessoas nem sequer se preocupavam com o que se passava em suas mentes. E se deixavam levar por aquele emaranhado de pensamentos, desejos, sensações, emoções, acreditando piamente que exerciam um controle eficiente sobre essa torrente incontrolável.
E o inconsciente, que é desprezado pela grande maioria, como se não existisse? Na verdade, ele está na base de nossas atitudes, posturas de vida, conceitos, preconceitos, ações e tudo o mais que nos caracteriza. Merecia um pouco mais de respeito!
Se a gente conseguisse trazer tudo para o nível do consciente! Mas é impossível! Temos que nos contentar com a "ponta do iceberg", que é a imagem que costumam colocar do nosso consciente, enquanto que o inconsciente é todo o imenso corpo do iceberg que jaz nas profundezas do oceano mental.
E quantos se iludem achando que naquele nível do raciocínio lógico tudo se resolve e está contido! E se surpreendem a cada passo! Pois se não derem vez à sua intuição e à sua imaginação criadora, continuarão "mancos" e secos! Precisam aprender com os artistas, poetas, escritores, e "criadores" em geral, que sabem valorizar essas "vozes silenciosas" que estão esperando, pacientemente, para serem "ouvidas".
Até mesmo linhas religiosas consideradas heréticas pela religião oficial souberam manter um fértil "diálogo" com essas "correntes subterràneas" da nossa psique, com resultados extraordinários! Infelizmente, foram perseguidas e dizimadas de forma violenta, mas deixaram o seu exemplo na história, que nunca será apagado.
Via, a todo momento, grandes líderes de diversos países tomaram suas decisões com base em emoções momentàneas, conceitos primários, intolerància, preconceitos. Que falta a eles fazia de um maior conhecimento da sua psique. Tantos erros poderiam ter sido evitados, que resultaram em enormes prejuízos financeiros, conflitos, guerras, massacres, medidas protecionistas etc
Mas como convencer a certos super-egos de que devem parar para pensar e rever os seus conceitos?
Falando do ego, este é sem dúvida importante em nosso processo constante de conscientização, mas além dele há o Self, o Si Mesmo, que o transcende de muito e que, sem o qual, a nossa psique estaria incompleta.
Pensava em tudo isso e achava que ainda usava aqueles seus antigos conhecimentos de uma forma intuitiva, ao escrever, por exemplo. Iam brotando naturalmente, sem que tivesse que utilizar quaisquer daquelas antigas práticas místicas. Na poesia, então, havia um vasto campo para uma criação literária que usava todo esse rico manancial contido nos níveis mais profundos da sua psique.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui