Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TV brasileira faz 58 anos -- 18/09/2008 - 13:35 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TV brasileira faz 58 anos



Fernando Zocca



Hoje, 18 de setembro de 2008, comemora-se o quinquagésimo oitavo aniversário da televisão brasileira. Pois foi exatamente no dia 18 de setembro de 1950 que se inaugurou a TV Tupi de São Paulo, agregada à famosa cadeia de jornais e emissoras de rádio, pertencentes ao empresário Assis Chateaubriand.

A rede formada por um conjunto de jornais e emissoras chamava-se Diários e Emissoras Associados, e quatro meses depois da inauguração em S. Paulo, isto é, já em 1951, foi instalada no Rio de Janeiro, a TV Tupi carioca.

A televisão e o telejornalismo, aqui no Brasil, nasceram quase que juntos. Em 19 de setembro de 1950, a TV Tupi paulistana lançava o Imagens do Dia, que ficou no ar até 1952, quando foi então substituído por Telenotícias Panair. Esse telejornal deu lugar, em 1953, ao conhecidíssimo Repórter Esso que durou até o final da década de 60. Do Repórter Esso surgiu o Jornal Nacional, que conhecemos hoje.

A característica da televisão brasileira, nesse período inicial é a transmissão, ao vivo, dos programas que apresentava. Então, peças de teatro, infantis e educativos não eram gravados antes, por não existir o recurso do videoteipe. Esse processo, aliás, só chegou em 1962.

Com essa nova técnica, foi possível melhorar a qualidade dos programas e dinamizar as produções, porque permitia gravar as imagens, e editá-las antes da exibição.

Assim surgiram os grandes sucessos daqueles tempos iniciais: os programas de auditório, festivais de música popular, os musicais e as telenovelas.

Com a utilização da estrutura da Embratel - Empresa Brasileira de Telecomunicações - iniciaram-se, as transmissões a longas distâncias, que passaram a interligar os estados brasileiros, por sistemas de satélites.

Em 1969 a primeira estação conhecida como Tanguá, para comunicação via satélite, é inaugurada pela Embratel, que com isso conecta o Brasil ao resto do mundo. A televisão em cores só apareceu em 1972.

Investindo em telejornais, telenovelas, humorísticos, e shows a Rede Globo fundada em 1965, tornou-se a maior rede de comunicação do país, cuja hegemonia, só foi alterada levemente, com o surgimento da Bandeirantes em 1969, do SBT em 1981, da Rede Manchete em 1983 e da CNT em 1993.

A TV por assinatura apareceu no Brasil em 1991 e conta, hoje em dia, com milhões de assinantes por todo o território nacional.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui