Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Engraxando o Kichute -- 15/07/2002 - 21:59 (Cristiano Dimas dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Sao seis horas da manha ,tudo ainda escuro la fora.
Mamae docemente nos acorda para aprontarmos para irmos a aula.
Meu irmao e eu ainda sonolentos cambaliavamos,mas tudo bem!
Aos poucos iamos acordando e nos arrumando lentamente e mame de longe nos vigiava.E de vez enquando ela dizia:Vamos.....vamos........se arrumem-se logo e venhamtomar o cafe.
Diante do espelho eu e meu irmao penteavamos os cabelos sem nos esquecermos de parti-los de lado e de lavar os rostos.Depoisiamos em direcao a cama ainda morna apanhar nossos uniformes de escola.
Lembro-me claramente!Camisa branca e calca, ou bermuda azul marinho e meias brancas ou pretas.Tudo como o figurino pedia.E bem passadas!
Nao esquecendo-me de referir ao tao usado kichute preto o qual era o maior sucesso no final da decada de setenta e comeco da de oitenta.
Kichute bem engraxado de ambos.
Entaopartiamos para a mesa do cafeonde nos aguardava um divino cafezinho da manha e da mamae.Pao de forma com mussarela e salame em fatias e cafe com leite ou as vezes nescal ou tode.Comiamos a tempo exato e partiamos para a jornada do dia,
andando pela rua do bairro ainda sem asfalto.Um bairro ainda a ser descoberto pelos politicos da camera municipal de Belo Horizonte ou da prefeitura.No caminho, so poeira! Ainda bem que naquela epoca do ano ainda nao havia muita,e quando chovia era so lama.
Todos nos bem arrumadinhos e as vezes nos destacando dos outros garotos do bairro que nao tinham a mesma sorte de ter coisas melhores.
Os nossos kichutes ja nao mais limpos, empoeirados em cima, e na sola so a marca de terra.
Caminhavamos bastante ate chegar ao portao da Escola Estadual Jose do Patrocinio da Silva Xavier.Acho que nunca me esquecerei deste nome pois primeiro vem a alfabetizacao e novas etapas como por exemplo escrever o nome da escola.As chamadas “fichas”.
Bons tempos de merenda nos pratos de aluminio, quase sempre os mesmos cardapios,sopas e mais sopas! O que mudava mesmo era o tipo ou modelo do macarao.As vezes na cantina paralela a oficial compravamos sukita e outras quinquilharias.
Antes disso tudo iamos para o patio onde cantavamos o hino nacional e entao iamos para dentro da sala de aula.
Achava tudo muito chato,mas o que eu gostava mesmo era de ver meus objetos de aula todos novos e organizados.Os cadernos bem encapados , lapis e borracha de prontidao.
E os meus kichutes sujos.
Tempos bons onde eramos criancas, so criancas. As coisas eram ainda em preto e branco e de vez em quando coloridas diante de um governo autoritario e burocratico.Epoca em que as criancas usavam kichute preto para ir a escola.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui