Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A castelhana do fórum -- 01/05/2002 - 15:06 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Fórum Social Mundial reuniu pessoas, dos quatro cantos deste planeta, para dialogar e trocar idéias e dizer ao mundo que outro mundo é possível. O encontro da tarde de 27 de janeiro os protagonistas seriam, o Presidente de Honra do PT e o Presidente da Fundación para La Democracia Alternativa Y Debate do México. O auditório estava repleto. Pessoas se acotovelavam e ocupavam todos os espaços possíveis no enorme salão, enquanto esperavam para o testemunho de Lula e Cuauhtémoc Cárdenas.
Em minha frente um pessoal da Argentina. Estavam mais eufóricos que nós, brasileiros. Dali a pouco, uma simpática castelhana, de cabelos morenos, vira-se para trás e comenta.
-Quando Lula entrar vamos cantar LULA PRESIDENTE?
-Da Argentina? Acho que ele não vai querer...
-Não! Do Brasil, companheiro!
-Ah!
-É inteligente, honesto e ...mui simpático. Aquela barba grisalha...
-Na Argentina vocês estão mais acostumados com costeletas.
-Éramos. Companheiro. Éramos.
No auditório, mais de três mil pessoas haviam chegado com uma hora de antecedência, na esperança de conseguir um lugar privilegiado. O clima estava um pouco tenso e a platéia impaciente devido o atraso da conferência e ao calor excessivo. Vez por outra, ouvia-se uma exclamação no meio da multidão. -Viva el México! Aplausos. -Todo apoio ao pueblo cubano! Mais aplausos. Agora mais demorados e inflamados.
Num destes momentos de agitação e senta-levanta, deixo cair o meu chaveiro. A logomarca do colorado dos pampas brilha nos olhos da castelhana. A portenha pergunta-me prontamente.
-É o chaveiro de sua entidade.
-Não, é o logotipo de um time de futebol, o Internacional de Porto Alegre a equipe mais popular do Rio Grande do Sul. Inclusive o Governador Olívio Dutra é um dos conselheiros do clube.
-Sim, Internacional! Como a classe operária.
-Estás correta. E para qual times torces na argentina?
-Sou torcedora do Boca Juniors.
-O time de Maradona, que para mim é o melhor jogador do século XX.
-Não, não, o melhor jogador do mundo é Pelé. Um brasileiro. Fez mais de mil gols.
-Para mim não! Maradona, Garrincha e Leónidas eram melhores que Pelé. Provoco a castelhana que começa a se descontrolar.
-Não, não e não! Não pode ser! Depois que CHE faleceu a argentina não produziu uma personalidade mundial de tamanha grandiosidade, infelizmente.
-Desculpe, mas Che Guevara não era argentino. Deixo a castelhana totalmente irada.
-Como não! Nasceu em 14 de maio de 1928 na cidade de Rosário. Argentina! Querido...
-Concordo contigo, Che nasceu na Argentina, mas era um cidadão do mundo.
-Ah sim!
-Da Argentina eu gosto dos vinhos tintos: Santa Ana, Bosca, Goynechea...
-Não os chilenos são melhores...
Neste instante um tumulto de càmaras fotográficas, flash e filmadoras, focando nossas personalidades, interrompe aquela discórdia latino-americana. Lula e Cárdenas entram no auditório, que os recebe com uma longa e calorosa salva de palmas. Cantamos todos: Brasil! Urgente!...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui