Usina de Letras
Usina de Letras
56 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA PARA JORGE DOS ILHÉUS -- 08/08/2002 - 20:59 (Nelson Haroldo C Anjos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta para Jorge dos Ilhéus

Seu Jorge, hoje eu estou de porre, está fazendo um ano que o senhor não esta mais entre nós. os seus livros continuam bem lidos, a saudade é grande entre todos os baianos e no sábado dia 10, o senhor estaria completando 90 anos. Como comemoração o correio lançará um selo com sua efígie, o Olodum vai arrepiar no Pelourinho e, no entanto, lhe escrevo para me ajudar a descascar um pepino. Mas, continuo lindo, sou todo alegria, apesar do Orpheus dizer que baiano é uma porcaria, -Se ele falou? Olha seu Jorge ele extrapolou... Valei-nos, São Jorge dos Ilhéus!- esse internauta, (que babaca, vixe, xô, xô inhaca!) escreveu que nós baianos somos preguiçosos, mas, pelo tamanho das nossas proles, me diz, somos ociosos? Estamos sempre enfiados, dentro, como ele mesmo diz, a cama é o nosso templo... (kkk) E então seu Jorge Amado? O senhor que foi um baiano retado, afamado e agora, sendo difamado? –Como? O senhor está ai quietinho no seu cantinho e agora aparece esse louquinho? Cuidado, seu Jorge, com os burburinhos... Ainda bem que o senhor está no Céu!- Seu Jorge, me ajuda a tirar uma dúvida, pergunta ao Homem ai, se os Dez mandamentos que Moisés nos apresentou é um DECÁLOGO? Pois é, o cara escreveu dez baboseiras, ou melhor, besteiras, dizendo que os baianos são bichos preguiças e chama também de DECÁLOGO, pode? - O que? O Homem está pasmo, diz que ele é um asno e que eu tenho livre arbítrio para tirar um sarro? Oxente! Será que não é esparro? Amiúde, sou meio rude, ele se diz tão inteligente e o que será da gente? Que eu vá em frente, o Homem vai me dar os repentes? Se assim é... Vou chamar ele logo de Zé Mané, não pode? Ah entendi... Assim, ele explode e tem o problema da auto-imagem, a marca identitária e a dele não é nada ordinária!- Seu Jorge, o senhor, o acha leléu e por isso ele se presta a esse papel? Sim, sei... Ele gosta mesmo é de segurar o taco do Rui Chapéu e quando vê o mel se lambuza pra dedéu! Xiiii... Não, não vamos rir, mesmo porque ele não vai admitir, é um rapaz muito hilário, não sai do armário e pensa que somos baianos otários, nem tudo é perfeito, não temos preconceitos, cada um vive do seu jeito... Calma seu Jorge, não se afobe, ele é muito nobre e adora um esnobe! Isso rima com lobby, pode ser que ele se dobre querendo um love, por favor, não me rogue, porque não sei qual é o seu hobby... (kkk) – Seu Jorge, ele disse, que nós baianos, “não fazemos amanhã, porque, deixamos para fazer depois de amanhã” e ai? É para chorar ou para rir? Nesse caso, não é melhor o senhor consultar o Freud para tudo explicar? Sim... Freud disse isso? Sacana! Ele não quer meter a colher, se fosse a sexualidade... E agora? Ah, ele passou a bola para seu discípulo Carl Jung? Pois não! O Jung esta dizendo “o que está dentro, está fora...” por isso ele exterioriza toda ignorância, que o perdoássemos pela arrogância, esses preconceitos vem da infância, se é assim... Vou apelar ao Senhor do Bonfim! O problema é que ele nas entrelinhas chamou todos baianos de escória do povo brasileiro. Eu sei que somos batuqueiros, festeiros, agora, fuleiros? Hein? O senhor acha então que o Orpheus é um canastrão? Sabe, vou mandar para ele uns confetes, no meio uns bofetes e para que não se rete, mando via internet e digo que ele é a vedete, entrego o nome dele ao bola sete e que tal ele ir a festa da Babete? (kkk) Para finalizar seu Jorge, quero dizer, que antes de lhe escrever, passei no terreiro do São Gonçalo, tomei um banho de sal grosso e alho, fechei o corpo a mando dos Orixás, li para eles o tal dos mandamentos do Orpheus, os Orixás indignados e ao som dos atabaques fizeram despachos e mandaram três Corujebós para as encruzilhadas, o senhor que era filho de Santo, o que acha? Será que foi para o internauta? É mesmo? Xiii! Ebó? Tá rebocado, piripicado... Ele tá lenhado! (kkk) Seu Jorge, um último pedido, peça ao Homem para me deixar cheio de repentes e um pouco inteligente, sabe, o Orpheus pode querer ir a réplica, eu que tenho o miolo mole, não saberei ir a tréplica e nesse caso estarei perdido, para não dizer fud... (kkk)

Seu Jorge obrigado e um dia todos nós estaremos ao seu lado, esperamos que não seja tão logo e isso ao bom Deus eu rogo! (kkk)

Do seu admirador,

Pissoleta

Agost/02
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui