Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VOCÊ FAZ PARTE DA "RÁDIO CORREDOR"? -- 07/06/2000 - 22:18 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




VOCÊ FAZ PARTE DA “RÁDIO CORREDOR”?



Na Embraer, chamava-se “rádio-peão”, em outros lugares já vi uma série de outras denominações para a central de boatos que se formam em todas as organizações e entidades empresariais. Alguns a chamam de “rádio corredor”, referindo-se certamente aqueles famigerados grupinhos, cigarro na mão e língua solta e afiada, que se formam no fundo dos corredores, perto do local onde se bate o cartão de ponto, da porta do WC, da copa ou do bebedouro. Quanta bobagem e baboseira nascem ali!

E os boatos surgem quando se menos espera e espantam muitas vezes pelo absurdo que representam. Acreditem se quiser, mas ontem um jornalista ligou-me para fazer uma pergunta tão inverossímel a respeito da Empresa em que trabalho, que inicialmente pensei que ele estava brincando. Mas, não. Não só estava falando sério como também me disse que a versão absurda que tinha ouvido, havia sido contada a ele por um colega nosso, funcionário da própria empresa.

Um dos bons autores de administração empresarial faz as seguintes perguntas num teste para identificar os alimentadores dessa incrível central de boatos que é a “rádio corredor”. E olha que esse autor é norte-americano, ou seja, o fenômeno não é privilégio de países emergentes, mas está presente em todos os quadrantes da Terra, inclusive no chamado primeiro mundo.

Responda, francamente, o teste abaixo, e veja se você faz parte da “rádio corredor” ou seja, da Central de Boatos:



1. VOCÊ OUVE UMA HISTÓRIA SOBRE ALGUÉM E IMEDIATAMENTE PASSA PARA FRENTE, SEM CONFIRMÁ-LA COM OUTRAS FONTES CONFIÁVEIS?

2. NA MAIOR PARTE DAS VEZES, VOCÊ FALA MAL DE SEUS COLEGAS OU SEMELHANTES?

3. VOCÊ GOSTA DE LER JORNAIS, ASSISTIR PROGRAMAS DE TEVÊ OU FOLHEAR REVISTAS DE FOFOCAS E DE ESCÂNDALOS?

4. VOCÊ JULGA AS PESSOAS PELA APARÊNCIA OU PROCURA CONHECÊ-LAS A FUNDO ANTES DE TER UMA OPINIÃO A RESPEITO DELAS?

5. NUMA RODA DE AMIGOS, VOCÊ INCITA OS OUTROS A LHE CONTAREM ESTÓRIAS PICANTES A RESPEITO DE QUEM ESTÁ AUSENTE?

6. VOCÊ QUANDO VAI CONTAR UM FATO A ALGUÉM, OLHA EM VOLTA E DIZ PARA O OUTRO: “NÃO VÁ CONTAR ISSO PRÁ NINGUÉM!” ?

7. VOCÊ NÃO CONSEGUE GUARDAR UM SEGREDO OU INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL, QUANDO FICA SABENDO DE ALGO IMPORTANTE?

8. SENTE-SE CULPADO QUANDO ACABA CONTANDO PARA OUTROS O QUE NÃO DEVIA NEM PRECISAVA?



Se você respondeu sim à maioria ou à totalidade das perguntas acima, é bom repensar um pouco sua vida, pois além de estar perdendo tempo com inutilidades, você pode estar criando a seu redor um ambiente negativo e cheio de mexericos, que acaba até mesmo repercutindo, contra você mesmo, na sua vida pessoal e comunitária.

Se você respondeu não à totalidade ou à maior parte delas, parabéns. Você está concentrando seu comportamento nas atividades positivas que levam ao sucesso e à empregabilidade, pois neste século XXI, tanto os empresários como os profissionais de recursos humanos sabem o quanto é importante ter na empresa pessoas que não façam parte da “rádio corredor”, que tanto atrapalham a difusão de informações importantes para que todos remem, na companhia, em direção à competitividade, ao sucesso e à lucratividade.



Mário Galvão é jornalista e profissional de RP
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui