Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BREVES REFLEXÕES SOBRE A CLONAGEM HUMANA -- 15/12/2001 - 10:30 (Dr.Douglas Daniel de Amorim (Psicólogo e Psicoterapeuta - Belo Horizonte/M.G.)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BREVES REFLEXÕES SOBRE A CLONAGEM HUMANA



Olá amigos visitantes!!!





Clonagem é um assunto complexo que merece muito mais do que um simples texto ou artigo. Entretanto, como não tenho a intenção de escrever um livro sobre tal tema, muito menos um tratado (coisa que fatalmente iria ser enfadonho para o amigo visitante), tentarei fazer uma breve reflexão, assim como o levantamento de alguns pontos que considero importantes.

Como quase tudo na vida, a clonagem também possui um lado positivo e outro negativo. Positivo, no meu modo de entender, porque considero esse avanço tecnológico da medicina como uma grande chave para tornar a existência humana mais digna, e mais duradoura. Mais digna, porque a partir da clonagem vários órgãos humanos podem ser produzidos, tirando pessoas de verdadeiros martírios existenciais. Pessoas idosas condenadas à várias horas semanais de hemodiálise, crianças abandonadas à própria sorte, vítimas da leucemia. Quem já visitou um abrigo de crianças leucêmicas, fatalmente irá entender do que eu estou escrevendo. Uma mistura de esperança e tristeza, algo indescritível. Isso sem falar pessoas que simplesmente não podem sair de casa porque estão presas a balões de oxigênio em virtude da falência pulmonar. Outro ponto positivo, é que alguns alimentos podem ser modificados geneticamente para melhor, o que os tornaria mais saudáveis.

O lado triste da história se dá justamente em torno de sentimentos como ambição e egoísmo. Esses sentimentos podem condenar a humanidade a um novo regime nazista, buscando a "raça superior". Fabricar pessoas; a que ponto nós chegamos. Essa é uma séria ameaça. Outro ponto ainda a ser destacado é o egoísmo de vários cientistas em querer tirar uma curiosidade estritamente pessoal. Querem saber, se clonando um ser humano, ele irá ser exatamente igual ao ser de onde foram retiradas as células para o processo. Ora, fisicamente sim, é claro; e essa resposta eles já tem. No entanto, insistem em uma questão imatura: será que o comportamento do clone será igual? A resposta é óbvia: não. Não porque as condições ambientais em que a pessoa que cedeu as células viveu ao longo da vida, nunca poderão ser repetidas com exatidão. Nem as condições de relacionamento, nem as históricas, nem as tecnológicas, escolares, e por aí a fora. Vocês já pararam para pensar o quanto uma sociedade muda com o passar dos anos? Televisão chegou ao Brasil a apenas 50 anos. A menos de 50 vivíamos o regime militar. Telefone celular não tem mais do que 10. Ainda hoje é possível conversar com idosos que presenciaram a escravidão em nosso país. A sociedade tem mudado rapidamente. Repetir as mesmas condições da mãe me parece impossível.

Que bom seria se as invenções fossem usadas para o bem da humanidade. No entanto, esbarramos em sentimentos como egoísmo, vaidade, ambição e uma série de outros. Como se pode observar, tudo é uma questão de mentalidade. Até a próxima!!!





Abração,



Dr.Douglas Amorim



E-mail: acolher@yahoo.com.br

HOME-PAGE: WWW.ACOLHER.HPG.COM.BR

Consultório ACOLHER: R. Ouro Fino, 395 - Cruzeiro/B.H.

Fone: (31)3227-2795

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui