Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RABUGENTOS DE PLANTÃO -- 16/12/2001 - 10:35 (Dr.Douglas Daniel de Amorim (Psicólogo e Psicoterapeuta - Belo Horizonte/M.G.)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RABUGENTOS DE PLANTÃO





Olá amigos visitantes!!!



Já que falamos de um tema triste a última semana, desta vez resolvi falar exatamente o contrário. Esta semana, o tema é a alegria.

Ultimamente, tenho acompanhado com certo receio, o grande número de pessoas com péssimo humor pelas ruas de Belo Horizonte. Nossa, realmente, chega a assustar. O trocador do ônibus, o atendente do balcão, o vendedor de roupas, isso, para não mencionar as repartições públicas, que considero o ápice da rabugisse. Sempre me pergunto: o que é que está acontecendo com essas pessoas? Quando elas me atendem com a cara fechada, fico me questionando se falei algo rude ou incoveniente. Depois de muito refletir, pude chegar à conclusão de que não. Não fiz nada que pudesse prejudicar esses indivíduos. Apenas solicitei um copo de refrigerante, quis escolher uma roupa, ou então pedi que me encaminhasse uma guia para pagar algo no banco. Aliás, esses também andam com aquele humor... Você já passou por essas situações, ou será que isso só acontece comigo?

Portanto, cheguei à conclusão de que as pessoas não andam felizes por diversos motivos, dentre eles os econômicos, sociais, afetivos, etc. Agora, eu pergunto: será que ficar com a cara fechada "dando patadas", tratando as pessoas com indiferença ou rispidez irá aliviar seus sentimentos? É claro que não. Faça um teste; toda a vez que você estiver com muita raiva ou muita tristeza e ficar remoendo aquilo incessantemente, perceba como seu corpo fica tomado por sensações ruins. A cabeça dói, o peito fica sufocado, e isso acaba sendo descontado nos outros.

Pense bem no seu comportamento e se observe. Quando se cultiva sentimentos ruins está se cometendo autoagressão. Esta, por sua vez culmina na heteroagressão, ou seja, agressão aos próximos. Tal processo é um ciclo vicioso que somente desgasta as pessoas, fazendo que elas sejam cada vez mais infelizes. Portanto, esse comportamento é uma burrice. Ninguém ganha com ele.

Problemas todos nós temos e eles continuarão a surgir enquanto estivermos vivos. Resta-nos então, procurar solucioná-los sem fazer maldades com o outro e consigo mesmo. Onde está a alegria de viver?

Esta, é um elemento fundamental que traz paz para nosso corpo e espírito. Seja alegre e veja como as coisas da vida nos aparecem de uma forma completamente diferente. Quanto mais sentimentos ruins são cultivados, mais nossa visão fica entorpecida, e tendemos a ver a vida com olhos negativistas, pessimistas. Experimente fazer um exercício: toda a vez que você estiver chateado com as coisas, tende de verdade desviar seus pensamentos para coisas boas, alegres. Pense em quantos estão em pior condição do que você. Daí em diante, você verá que problemas são apenas etapas a serem vencidas, e que nada adiantará agredir a si mesmo e aos outros. Até a próxima!!!



Abração do



Douglas Amorim







E-mail: acolher@yahoo.com.br

HOME-PAGE: WWW.ACOLHER.HPG.COM.BR

Consultório ACOLHER: R. Ouro Fino, 395 - Cruzeiro/B.H.

Fone: (31)3227-2795



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui