Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vinte e seis anos sem "Pimentinha" -- 13/10/2008 - 09:55 (Ana Zélia da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Número do Registro de Direito Autoral:131420478734190200
VINTE E SEIS ANOS SEM “PIMENTINHA”.



Ana Zélia

Uma overdose covardemente vendida e aplicada te roubou a vida.

MATARAM A “PIMENTINHA”. 19 de janeiro de 1982.

O Brasil silenciou.



ELIS REGINA CONTINUA VIVA N’ALMA,

CORAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.

Enquanto neste País houver um pequenino aparelho de rádio, sentimentos, continuas viva. Enganaram-se os covardes que te levaram ao suicídio.

Não morrestes nem morrerás jamais.

CALA A MATÉRIA, A VOZ NUNCA...

__ ONDE ESTÃO TEUS ALGOZES? ASSASSINOS?



As pessoas que te endeusaram tanto, a mídia, esqueceram que tinhas coração e que pulsava junto ao peito.

Um coração que amava, sofria, calava...

O que leva uma pessoa ao suicídio?

__ Posso responder por você “Pimentinha”.

__ Primeiro o que chamamos “AMIGOS”, eles nos dão tudo. E tudo é FORÇA.

Estimula-nos ao sucesso quando temos talento.

Lançam-nos na boca do lobo ou do lixo...

Para eles pouco importa e isto não percebemos.

Tudo é ilusório e nos embriagam com palavras bonitas, paixões, PALCO, BRILHO, ILUSÕES...

SOMOS A ESTRELA QUE SOBE... VENCEDORA... IMBATÍVEL...

Abrem-se as cortinas, o público aplaude, as gravadoras faturam alto, as emissoras tocam até furar o disco com o sucesso do momento. Os fãs deliram.

És irreverente ao regime, aos costumes...



É MULHER SÓ. A SÓS.



A paixão surge com o colega mais próximo. É o trabalho de rotina que os aproxima.

CASAMENTOS FALIDOS, FILHOS DIVIDIDOS. Entregues às mães substitutas. O palco é mais importante, o publico, a mídia... Vem a estafa. Não pode parar.

É um país distante, um Brasil enorme a percorrer, és CAMPEÃ...

Tua voz vai de Norte a Sul.

A mão que eleva é a mesma que te leva ao túmulo.

Inicia com uma dose de “coca”, estimulante... Vence o cansaço por instante.

Logo após passa a ser necessidade, os traficantes nada tem a perder. Precisas te manter de pé, firme, forte como as leoas dos circos...

Depois a solidão, o cansaço, ninguém. Nenhum irmão!...

__Amigos? Onde estarão? Gritaras tantas vezes...

_Por favor, me ajudem. Preciso descansar.

Viraste robô em suas mãos. Horário, ensaios, tudo eles. Os incomodas. A última dose é bem maior, É OVERDOSE... Num quarto sozinha, após o show, as luzes se apagam, olhas a seringa, aprendeste a conviver com ela, com as luzes do palco, o microfone do rádio... a TV.

Só um pouco dará ânimo. É triste. Nesta hora vem a revolta. Você busca Deus, precisa falar-Lhe. Ele está longe, distante.

__ Não existe um Deus em cada lugar como nos ensinam...

Ligas a um “Amigo”. Do outro lado uma voz gravada: __ Saí. Deixe o recado... Eles nunca estão. Choras. Soluças alto, precisas dormir. Amanhã é dia de “branco”.

__ NÃO TIVESTES E NEM NUNCA MAIS TERÁS AMANHÃ!...

Vinte e seis anos sem Elis. Morreu a “Pimentinha” O Brasil chorou! Calou!

Nada temias. Teu canto de Guerreira que não se curva às flechas. É canto de guerra... Quem não lembra: “Poetas. Seresteiros. Namorados. Correi! (Lunik 9)

É chegada a hora...

Upa neguinho -- (Upa Neguinho na estrada. Upa pra lá e pra cá. Vixe que coisa mais linda. É o neguinho começando andar, começando andar, começando andar e já começa apanhar.

Arrastão__ “Minha Santa Barbara. Me abençoai. Quero me casar com Janaina”

Romaria__ “Como eu não sei rezar só queria mostrar, meu olhar, meu olhar, meu olhar. Sou caipora, pira, porá nossa. Senhora de Aparecida. Ilumina a minha escura e funda o trem da minha vida”.

Corrida de Jangada__!Meu mestre deu a partida, é hora vamos embora.



Ah! Elis. O mundo continua pior, o Brasil nem se fala.



Roda- “Seu moço tenha vergonha, acabe a descaração, deixe o dinheiro do pobre e roube outro ladrão”.

Carinhoso- “Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te ver.”

Travessia_ “Solto a voz nas estradas. Já não quero parar meu caminho é de pedras, como posso sonhar.”

Prá dizer adeus_ Adeus. Vou pra não voltar e onde quer que eu vá, sei que vou sozinha, tão sozinha amor”



Prá falar com Deus tivestes que partir...

Se eu quiser falar com Deus. Tenho que calar a voz, tenho que encontrar a paz, tenho que dizer ADEUS...

Elis Regina- “Pimentinha”, nasceu em 17 de março de 1945.

“ ADEUS NÃO EXISTE. Existe sim, uma grande saudade, saudade esta que nos coloca sempre juntos, não permitindo nunca dizer Adeus”.

Até breve.

Manaus, rádio, 17/janeiro de 1992 (10 anos “sem Pimentinha”. A maior interprete deste país, como fã, estava devendo esta publicação. Ana Zélia (Manaus- 13 de outubro de 2008)





























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui