Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Reformas do Estado -- 26/05/2000 - 00:28 (RUY FERREIRA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Reformas do Estado (escrito e publicado em 1996)

Esta semana ouvi o Presidente Fernando Henrique dizer: "... agora o Congresso aprovará todas as reformas que o Brasil necessita. Não tenho dúvidas de que os congressistas saberão atender aos anseios do povo ... ". Foi na posse do Ministro da Coordenação Política.
Tenho o péssimo hábito de pensar. E, pensei:
- Que raio de anseio popular é esse?
E pensei de novo. Porque:
- Não vejo nenhum movimento de base apoiar as reformas propostas.
- Não vejo "caras-pintadas" nas ruas pedindo Reforma Administrativa.
- Não vejo aposentados fazendo passeata pela Reforma da Previdência.
- Não vejo contribuintes realizando carreatas democráticas em favor da Reforma Tributária.
- Não vejo professores e estudantes clamando por escolas pagas, como quer esse tal de Bresser Pereira (o mesmo do Pão-de-Açucar e do Ministério da Economia do Sarney)
Aí, pensei de novo: - Quem está interessado nessas tais reformas ? E respondi por exclusão, já que eu (professor universitário e contribuinte), meu sogro (aposentado), meus filhos (ex-caras- pintadas), não estão, então só pode ser gente de fora!
Confesso que estive tentado a consultar Mãe Diná (aquela vidente dos Mamonas Assassinas) no afã de descobrir os nomes dos interessados. Mas, andei lendo uns jornais e uns livros, e cheguei a uma conclusão:
Os grandes interessados na reforma do estado são aqueles que vão ganhar alguma coisa com isso. Por exemplo - O Banco Mundial, o FMI, o Clube de Paris, pois deixando de oferecer serviços públicos e arrecadando mais impostos, o Brasil pagará regularmente a tal da dívida externa. Privatizar a miséria de 38 milhões de brasileiros ninguém quer, mas privatizar a Vale do Rio Doce que só deu lucro até hoje, e descobriu um filão de 150 toneladas de ouro no Pará, essa até eu quero comprar. Ora, se falta dinheiro para manter a máquina estatal, como apareceram 8 bilhões de Dólares para salvar os Bancos Nacional e Económico. Eu nem tenho conta lá. Se banco privado dá lucro, os dividendos são privativos dos acionistas, se dá prejuízo, eu tenho que socializar meu imposto para ajudar ladrão.
Parei de pensar e fui ver televisão na esperança de que a novela da Globo mostrasse o que realmente interessa ao povo: ilusões! Quebrei a cara. Apareceu um cara magrinho, parece doente, dizendo que saiu do time da D. Ruth porque o José Serra (Ministro do Planejamento) está de "sacanagem" com todo mundo.
Epa! Logo o Betinho.
E o próprio irmão do Henfil disse que o programa contra o desemprego lançado nesta semana é conversa-prá-boi-dormir, não resolve os problemas de nenhum desempregado, talvez de alguma empreiteira sim.
Betinho. Não faz isso. Eu acredito em você. Fica lá e põe a boca-no-trombone.
Desliguei a televisão e fui para a Universidade. Lá decidimos entrar em greve contra as reformas do FHC e pela reposição salarial, já que a inflação do ano passado não foi reposta como manda a lei e desde janeiro eu deveria ter tido um reajuste no mesmo valor da inflação passada.
É, acho melhor voltar para Brasília e avisá-los do que o povo pensa. Pois lá ninguém sabe dessas coisas.


Ruy Ferreira
Professor da UFMT
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui