Usina de Letras
Usina de Letras
49 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A dieta e as verbas públicas -- 13/12/2008 - 09:22 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A dieta e as verbas públicas



Fernando Zocca





Ontem assistimos o Globo Repórter apresentado por Sérgio Chapelin e a brilhante Ilze Sacamparini. O tema versou sobre a dieta do mediterrâneo que preconiza o uso de peixes, azeite, vinho e massas com o objetivo de conseguir longevidade e boa saúde.

Torna-se interessante saber que o macarrão tem a mesma importância para os italianos, como o arroz e feijão para os brasileiros. A saúde é fundamental e ressalte-se que tanto a sanidade como a doença começam pela boca.

Então, entre o estar doente e são depende das escolhas que fazemos, dos alimentos que usamos. Tudo muito bom e correto, mas e quando não há alternativas?

Cremos que as doenças decorrem do estilo de vida que a pessoa leva. Se ela se preocupa tanto, por exemplo, com a opinião pública, a tal ponto que se deixa limitar por entraves que lhe surgem, então é certo que poderá sofrer danos na saúde.

É sabido que o câncer pode ser uma decorrência do estresse vivenciado pelo hospedeiro. Então será que vale a pena aventurar-se em ações condenáveis que objetivam a aquisição de fortunas ilicitas, e depois usar parte dela no tratamento dos problemas que causou?

Por outro lado, a vida longa que se pode ter com as dietas frugais, seria menos confortável do que a do outro estilo, em que se pode ter a abundância de tudo, inclusive dos cânceres?

Mas o pior não está nisso tudo. O mal pode estar na associação da penúria material e fragilidade da higidez física. Nesses casos o alastramento da malignidade pode ser incontrolável.

Cremos ser tudo questão de escolha. Mas e quando não se pode decidir entre duas alternativas? Nas situações onde não existe a liberdade de opção o individuo pode se ver em meio a opressão exercida por atitudes não muito justas.

Em Cuba, por exemplo, não há praticamente liberdade nenhuma para a expressão do pensamento. As limitações são tantas que até a Internet funciona de forma precária.

E não imagine o leitor que isso só acontece em Cuba. As dificuldades incríveis surgem para quem se dispõe a discordar da corrente política dominante, inclusive no interior do Estado de São Paulo.

Assim, onde não há liberdade de nem ao menos dizer o que se pensa, imagine se pode haver liberdade para escolha do tipo de dieta que lhe traria vida longa e saúde.

O poder político avassalador, limitante, é injusto quando para manter seus privilegios, cerceia as manifestações de contrariedade, negando o contraditório. Esse tipo de agir podemos considerar como manifestação mais branda da manu militari.

Ficou já provado, pelo transcorrer do tempo, que essa forma politica de agir condena a sociedade à estagnação, à involução e, se não corrigida à tempo, pode levar à morte a civilização que submete.

Portanto nada mais saudável do que falar e ser ouvido, do que escrever e ler, podendo opinar sobre o que ocorre à sua própria volta.

Que seja a dieta do mediterrâneo útil também para o político que, por irreflexão, embolsou as verbas públicas hoje distantes dos seus verdadeiros beneficiários.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui