Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Valorização do Professor -- 14/12/2008 - 21:25 (Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Gostaria de registrar , que a cada dia fico mais triste com minha situação.

Quando criança, sonhei em ser professora, ter prazer com minha profissão e crédito social.

Atuando há 19 anos, hoje percebo que ainda precisamos trilhar muito para tentar atingir o mínimo de respeito e credibilidade.

Imagine, que mesmo passando-se todos estes anos não observei nenhuma evolução política.

Estamos todos apasmados durante décadas e nada tem sido melhorado.

Percebo que se, hoje tenho um dos melhores salários do país, também conto com o mais alto índice de consumo nacional.

Gostaria que minha dignidade fosse considerada, pois todos os tijolos que coloquei na educação do DF e do Brasil,dediquei muitas horas.

Acredito que meus colegas em âmbito nacional, concordem comigo que,

ser professor é mais que dar aulas, mais que não saber do ser humano e que,

o fulano não sabe contar então o problema é dele.

Ser professor é mais do que tudo isto.

È acreditar que as pessoas têm potencial em todos os âmbitos,

É acreditar que a valorização passa pela saúde, pelo local de trabalho, pelo tratamento á sua formação.

É perceber que somo mais que trabalhadores e companheiros.

Não somos franciscanos nem amigos de ninguém.

Somos profissionais que desejamos viver dignamente, realizando nossos sonhos, também querendo oferecer á sociedade melhores condições.

Dignidade.

Não é o próprio paradigma educacional que fala sobre cidadania?

Então.

Ser cidadão é perceber que somos importantes no meio onde vivemos e,

que fazemos a diferença.

Realmente existem muitas pessoas que PODERIAM ocupar nossos lugares,

mas será que conseguiriam ter hoje nossa formação e dom?

Nem sempre o que parece contar com muitos significa ter qualidade.

E o quantitativo muitas vezes não condiz com a necessidade real.

Pergunto-me diariamente, se contássemos com condições ideais como

Escolas equipadas, pintadas, com quantitativo de profissionais, nosso país não seria melhor?

Certamente, minha dignidade pede que a sociedade entenda que ser professor não se restringe em apenas cuidar de filhos enquanto pais trabalham.Somo mais que babás. Somos pessoas, profissionais que auxiliam a todos a direcionar seu aprendizado formal.

Somos seres que fazemos a diferença sim.

Por que o engenheiro ganha mais, ou o advogado ou o administrador?Por que são melhores do que nós professores que dedicamos nossa vida aos filhos alheios em detrimento dos nossos?Ensinamos à eles também!

Penso ainda que a partir do momento que a sociedade compreender que entendemos de seres humanos e o seu potencial para a vida adulta e profissional, aí conseguiremos.Quem sabe um dia.

Viva a nossa valorização!!



Brasilia, 2007.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui