Usina de Letras
Usina de Letras
229 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A mão biônica -- 15/12/2008 - 17:28 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A MÃO BIÔNICA



(Revista Veja - 17/12/2008, pg. 122-123)



O futuro já dá um aceno: Duas mãos biônicas são o que há de mais avançado no campo das próteses. Uma está no mercado e a outra deve ser lançada em 2010



Anna Paula Buchalla



Graças à mão biônica Michelangelo, o engenheiro alemão Martin Wehrle, de 28 anos, agora pode cumprimentar amigos, escovar os dentes sózinho e colocar CDs no aparelho de som sem ter de pedir ajuda. Apresentada no Congresso Mundial de Ortopedia, realizado em Madri, ela é o exemplar mais moderno de uma geração de próteses que chegam perto de seus equivalentes humanos em termos de rapidez, amplidão e sutileza de movimentos. Trata-se de um avanço notável. Desenvolvida pela empresa alemã Otto Bock, a prótese é resultado de dez anos de pesquisas e deve chegar ao mercado em 2010. Antes de ser submetida à aprovação da Emea, a agência européia de saúde, a Michelangelo deve passar por mais testes de durabilidade e segurança, além do que tem como cobaia o jovem Wehrle.



Mais leve do que uma mão de verdade, a Michelangelo pesa 400 gramas. Ela funciona por meio de um sistema conhecido como mioelétrico. Eletrodos cutâneos são colocados sobre os músculos do braço responsáveis pelo controle da mão. Quando o usuário pensa em realizar um movimento com a prótese, impulsos elétricos são enviados do cérebro para tais músculos. Os eletrodos captam esses impulsos e os enviam para um microprocessador localizado dentro da prótese. Em centésimos de segundo, ele aciona o motor responsável pela realização dos movimentos.



"Usar a Michelangelo requer treinamento, pois exige que eu tenha total consciência dos movimentos que estou realizando", diz Wehrle. "Nada, porém, que não se consiga em cerca de quatro semanas."



Sua estrutura interna é feita de aço e duralumínio (uma mistura de alumínio e magnésio) e simula os músculos, tendões e ossos da mão. Por fora, ela é recoberta por um polímero de alta tecnologia, que deixa o toque mais macio. A flexibilidade do pulso e dos dedos indicador e polegar, proporcionada pela prótese, permite uma extensa gama de movimentos.



Cobaia feliz: O engenheiro alemão Martin Wehrle, que nasceu sem a mão direita, mostra a prótese Michelangelo (a foto, feita com lente grande-angular, deixou a imagem da mão desproporcional)



Assim como as outras mãos artificiais, a Michelangelo não oferece nenhuma sensibilidade ao toque – os projetistas de próteses não sabem dizer se, num futuro razoavelmente próximo, isso será possível.



O modelo mais moderno de mão biônica disponível hoje no mercado é a i-Limb. Fabricada pela empresa escocesa Touch Bionics, ela foi eleita pela revista americana Time uma das cinqüenta melhores invenções de 2008, ao lado de criações do porte do acelerador de partículas europeu.



Cerca de 400 pessoas já usam a i-Limb, que demorou vinte anos para ser desenvolvida. Seu mecanismo de ação é semelhante ao da Michelangelo. Sua desvantagem é que, embora os cinco dedos possam se mover isoladamente, alguns movimentos são possíveis apenas com a ajuda da outra mão.



Para colocar uma chave na fechadura, por exemplo, o usuário da i-Limb consegue realizar o movimento aproximando manualmente o dedo indicador e o polegar da prótese, para deixá-los em posição de pinça. Com a Michelangelo, o paciente realiza esse movimento de forma bem parecida com a natural.



Com 27 ossos, dezessete articulações, dezenove músculos e uma infinidade de terminações nervosas, a mão é uma das partes mais complexas do nosso corpo – uma obra-prima do processo de evolução da espécie, determinante para que os seres humanos conquistassem a supremacia sobre todas as outras. Não é de espantar, portanto, que as novas próteses ainda estejam a anos-luz das mãos naturais.



"Mas é um grande passo reunir tantos movimentos e funções num equipamento como a Michelangelo", diz o engenheiro Fransérgio Leite da Cunha, envolvido no protótipo de uma mão biônica nacional.



Um dos grandes projetos da medicina de reabilitação, aliás, está sob responsabilidade de um brasileiro, pesquisador da Universidade Duke, nos Estados Unidos. É lá que Miguel Nicolelis chefia uma equipe que estuda a comunicação entre comandos do cérebro e próteses em geral. Em seus experimentos mais recentes e formidáveis, macacos com implantes cerebrais controlaram braços mecânicos localizados a 1 000 quilômetros de distância.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui