Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50607)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Captura ao crepúsculo -- 06/12/2001 - 01:20 (Alberto D. P. do Carmo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ar estava parado, calmo. Subitamente, um movimento quase imperceptível acorda o final da tarde e mergulha na barreira invisível. Foi inapelavelmente capturado. Em vão tenta debater-se na estranha areia movediça. Quanto mais esperneia, mais preso fica no visgo traiçoeiro.

Ela percebeu a vibração do ar, saiu rápida do esconderijo e aprisionou a vítima. Embalou-a como a uma múmia - braços fortes, precisos. Manteve-o vivo, ainda respirando e em leves contorções.

O ar já vibrava novamente, a luta insana não dava tréguas. Caminhou certeira entre o labirinto até atingir a outra extremidade da barreira. Lá estava outro infeliz a se debater em desespero. Agiu calmamente, como fazia todos os dias. Deixou que ele se envolvesse até não mais haver escapatória. Depois repetiu o ritual como máquina programada - gestos ligeiros - como tecelã fiando ao tear. Guerreira implacável, poucos lhe escaparam vivos.

Postado em meu esconderijo, fiquei cerca de meia hora a observar - talvez um pouco mais. Estava fascinado pela volúpia dela, pela forma sorrateira com que se escondia à sombra, aguardando paciente pelo próximo incauto.

Não me tomou mais que parcos minutos, e logo vislumbrei outro corpo em torções nervosas. Quis ir em seu socorro, mas alguma coisa em meu íntimo brecou-me o impulso. - não sei se instinto, ou crueldade fetal. Algo em meus mais recônditos segredos manteve-me paralisado, sorvendo em prazeres o desfecho cruel. A visão daquele espetáculo aterrador trazia-me a outras eras.

Vi-me em trajes bárbaros, a decepar cabeças e dilacerar corpos. Nem um cisco de compaixão nos olhos, nem o menor senso que me pautasse um gesto sequer. Apenas um agir violento e eficaz - mais um corpo rolava pela terra úmida de sangue.

A luta era inevitável - vivia e matava, ou da vida não escaparia. A crueza do ambiente ríspido era forrada pela guerra diária. Não distinguia entre inimigo e caça. Matava-os a ambos. O inimigo vencido era a oportunidade de buscar na caça o alimento. Comia com as mãos, num destrinchar de carnes e ossos, entre grunhidos esfomeados. Nenhuma piedade, nenhuma razão, somente um sobreviver - essa era a lei.

Voltei daquela breve regressão de, quiçá, alguma vida passada, e continuei o devaneio daquele crepúsculo. Via agora que grande atividade havia naquele canto de mundo. Oito, talvez dez corpos agonizavam ao redor dela. De todos cuidava com o mesmo carinho, com a mesma delicadeza. Era como uma dança macabra, de enorme monstro a cair sobre indefesos pigmeus. Não havia pausa para reflexão; a rotina dominava-lhe os passos, como atriz que encena a peça à exaustão. Sentia-lhe alguma vaidade, mas isso seria impossível a tão voraz fêmea.

Um deles escapou-lhe, e despencou abismo abaixo. Foi o único momento em que, pareceu-me, ela mostrou alguma emoção. Meu olhar atento percebeu-lhe as pernas esguias contraírem-se.

Sim, eu podia ver, ela não seria tão indiferente quanto imaginei. Reagiu, mostrou sua ira. A trama toda vibrou diante daquele movimento dela. Todo aquele espectro de seres mumificados balançou como roupas num varal.

Fiquei ainda alguns minutos a contemplar a cena, fascinado pela elegância feminina da feroz dama.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui