Usina de Letras
Usina de Letras
91 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Jornalismo cidadão, instrumento da sociedade civil -- 26/12/2008 - 14:20 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Jornalismo cidadão, instrumento da sociedade civil







Em nossas viagens pelo mundo virtual pudemos conhecer sites e blogs que há alguns anos antes, não nos seria possível fazê-lo. A tecnologia possibilita de tal forma o intercâmbio das idéias, jamais imaginado por nós, viventes no emaranhado cipoal sombreador da periferia.

Coisa semelhante, em termos de comunicação, ao que nos parece, seria o radioamadorismo, dos tempos passados, pelo qual seus praticantes interagiam com os iguais, em diversas partes do Brasil, das Américas e do mundo.

Nos jornais e tvs dos demais países desenvolvidos, publicados na Web, o contato diário abre-nos esperanças jamais pensadas.

O jornalismo digital não deixa de ser uma forma que possibilita o desenvolvimento das potencialidades tecnológicas, editoriais e econômicas das pessoas, conforme ensinam Miriam Celaya González e Eva González no artigo "Periodismo ciudadano: un canal da sociedade civil", (http://www.desdecuba.com/sin_evasion).

No artigo as autoras ressaltam que o aparecimento do jornalismo digital favoreceu o surgimento do chamado jornalismo cidadão (JC) cujas características, além da "hipertextualidade" possue também o caráter de interatividade.

Segundo as comunicadoras, são diversas as definições que se pode usar para conceituar o jornalismo cidadão (JC) e não é fácil, pois ele guarda uma estreita relação com o contexto social no qual se produz, sendo que aqueles que o fazem, sejam como redatores, colaboradores ou leitores, o definem de acordo com as realidades, percepções e interesses específicos.

Pode-se dizer, segundo as escritoras, que não existe um tipo de jornalismo cidadão, mas uma nova forma de relacionar as notícias e opiniões com o público. Esse mesmo público deixa de ser passivo para participar com as novas.

Afirma-se que o JC, feito para as pessoas das cidades, caracteríza-se por uma multiplicidade de matizes, objetivos, receptores e marcos referenciais. E depois de uma década de experiências na Internet, caminha para o desenvolvimento pleno.

As autoras dizem que só nas sociedades desenvolvidas, onde há a liberdade de informação, exercício do jornalismo, domínio da tecnologia digital e sua utilização, houve a florescência do jornalismo cidadão.

O conceito de JC define um fenômeno novo, a partir dos vocábulos "jornalismo", concebido como um dos pilares básicos da modernidade desde o século XIX, e "cidadão" cuja definição remonta à Roma Clássica.

A idéia geral é a de que se está diante de um exercício cívico independente dos interesses dimanados dos centros do monopólio da informação, da imprensa tradicional, propriedade de grupos da elite, ligados direta ou indiretamente a setores poderosos da economia, da política e da ideologia. É assim que o jornalismo cidadão e a sociedade civil estão ligados estreitamente.

Em virtude das possibilidades que oferece, o JC nasce como resposta a uma necessidade social pela qual os indivíduos, grupos sociais e regionais, buscam espaços de expressão, de reprodução dos seus interesses específicos que por causas diversas, não estão representados no jornalismo tradicional.

O jornalismo cidadão é modalidade que enriquece e diversifica o panorama informativo social, abrindo brechas no monopólio da imprensa das sociedades fechadas.

Quer saber mais? Acesse, (http://www.desdecuba.com/sin_evasion).





Fernando Zocca

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui