Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Viagem lisérgica: LSD e anos 60 -- 15/01/2009 - 10:47 (Eduardo Amaro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma idéia comum na época dos hippies, defendida pelo “papa do LSD”, Thimoty Leary, era o uso dos alucinógenos, que possibilitaram várias “viagens” de músicos, além dos óbitos de muitos outros. “Lucy in the sky with diamonds” (Lucy no céu com diamantes) nos dá a medida exata dessa ideologia.

Foi em 1960 que Leary experimentou o LSD, droga sintetizada em laboratório. Ele era professor de psicologia na Universidade de Harvard e deduziu que a droga serviria como um atenuador da dor (física e psíquica). Além disso, era adepto do pensamento de usar tal componente químico em sua área de atuação, a fim de auxiliar na compreensão do pensamento humano.

O postulado era esse: o cérebro humano tem uma infinidade de potencialidades (opera, inclusive, em dimensões de espaço e tempo não usuais). O ácido lisérgico (LSD) abriria “as portas da percepção” (qualquer inferência a The Doors não é mera coincidência), levando o homem além das limitadas fronteiras da consciência, proporcionando-lhe o tão almejado autoconhecimento, ou seja, expandiria a mente humana para um terceiro olho – usualmente conhecido como o olho místico – que enxergaria muito mais profunda e metaforicamente a própria existência humana.

Não foi à toa que Leary foi expulso de Harvard, devido à sua teoria nada ortodoxa. Já que o LSD era visto como uma espécie de analgésico, não era proibido na época, a droga se tornou a onda do momento entre os jovens, uma febre na América. O ácido foi adotado por diversos intelectuais, músicos, compositores, artistas e várias comunidades hippies, a ponto de surgirem bandas que compuseram trabalhos baseados em viagens lisérgicas, como Cream, Grateful Dead, Pink Floyd e, tardiamente, The Doors.

A partir de então, o termo “psicodélico” (manifestador da mente) passou a caracterizar os “estados alterados da mente, ligados ao uso de LSD”.

“Estamos numa encruzilhada e o LSD está à frente de seu tempo. Não sou um cruzado (...). Compraria LSD à energia atômica, no sentido de que ele liberta energia, energia psíquica. Sou membro de um grupo muito antigo, os alquimistas. Eles também foram incompreendidos. Esse é o castigo por se existir antes do tempo”. (Thimoty Leary)

Alquimista ou não, a história escreveu o nome de Leary como “o guru do LSD” e, com o passar dos anos, os cientistas perceberam quão nocivo era o seu uso, proibindo assim o ácido lisérgico e enquadrando-o como uma das drogais mais letais para a vida humana.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui