Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Crónica de Uma Derrota Anunciada -- 28/05/2002 - 13:08 (Cleber Lussana Sana) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No fim de semana que passou, o mundo assistiu estarrecido, ao piloto brasileiro de F1, Rubens Barrichello ceder a vitória ao seu companheiro de equipe Michael Schumacher, na última curva do Grande prêmio da Austria. Para o mundo esportivo foi um escàndalo, e para muitos uma surpresa.



Porém, quem conhece o Brasil de hoje, não deve ter se espantado tanto assim com o ocorrido, pois já está acostumado a ver o País tomar atitudes como esta de Rubens Barrichello. Tá bom, vocês vão dizer que eu devo estar louco, que não tem como comparar a F1 com a política do País. Mas acontece que eu vejo um paralelo claro aí.

Se não vejamos: O piloto brasileiro, compreensivelmente muito elogiado por Fernando Henrique Cardoso, foi obrigado a tomar essa atitude. Mas como? Visto que quem tinha o controle do carro era ele, quem tinha que pisar no freio era ele. Bem ele foi obrigado por seus patrões, ou seja, quem lhe paga as despesas, a favorecer o seu colega, porque este é política e economicamente muito mais forte que ele dentro da equipe. E é o caso idêntico ao do Brasil, quando o FMI, nosso patrão, ou seja, quem financia nossas despesas, obriga que o país venda(doe) sua empresas estatais, para que empresas de colegas de Mundo como Os EUA ou os Europeus, tirem vantagem disso, instalando-se no País, abolindo a utilização de tecnologia nacional, está fazendo exatamente o que a Ferrari fez com o brasileiro, e pelo mesmo motivo, ou seja, nossos colegas americanos e europeus tem muito mais poder económico e político dentro do banco e do mercado financeiro em geral.

As desculpas para a complacência também são as mesmas. O piloto pensou no futuro afinal ele acaba de renovar um contrato por mais dois anos, e quem sabe quando o alemão já tiver sido campeão, ele deixe o brasileiro ganhar alguma corrida, além disso está lá no contrato, os pilotos devem obedecer ordens da equipe. O Governo brasileiro também pensa no futuro, afinal ele logo precisará de um novo empréstimo, para pagar sua falcatruas, e quem sabe os EUA serão bonzinhos e quando a sua indústria de Aço se recuperar, eles retirem as barreiras ao Aço brasileiro. Além disso está lá nos contratos que o país tem firmado com o FMI, o Brasil precisa cumprir suas metas de inflação, a custa de juros altíssimos, que causam recessão e desemprego.

Ainda bem que alguns brasileiros se sentiram enojados com a atitude do piloto brasileiro, talvez um dia eles percebam o quanto ele foi um retrato fiel do país e se enojem também com nossa política. Talvez um dia tomemos ciência da nossa capacidade e de quão importantes somos para o mundo e para a Ferrari, não é Rubinho.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui