Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1945 - 1964 QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2009 -- 31/01/2009 - 13:06 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUESTÕES DE VESTIIBULARES 1945 – 1964 . NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009, COMPILADAS PELO PROF EDSON PEREIRA BUENO LEAL.



1 MACKENZIE 2009 GOVERNO DUTRA



O governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) foi influenciado pelos acontecimentos internacionais que marcaram o pós-guerra. A política econômica adotada em seu governo tinha como principal objetivo

a) o aumento da intervenção do Estado, que passou a controlar as importações, diminuindo as tarifas alfandegárias.

b) a manutenção de uma política de confisco para combater a inflação que, entretanto, não prejudicou os ajustes salariais dos trabalhadores.

c) a liberalização do câmbio, aumentando as importações de produtos supérfluos, sem adotar uma política de seleção nas importações.

d) a adoção de uma política liberal e nacionalista, favorável aos negócios das empresas nacionais.

e) a manutenção das condições favoráveis à acumulação de capital, por meio de uma política social democrática e nacionalista.





2 PELEGUISMO MACKENZIE 2008



O termo ‘pelego’, com o sentido presente na crítica citada, foi forjado, na política brasileira,

a) na Era Vargas, quando os sindicatos foram legalizados, estando, entretanto, atrelados ao Ministério do Trabalho, resultando em um processo de despolitização da classe operária.

b) durante o governo JK, quando a intensa penetração de capital estrangeiro levou a mudanças na legislação trabalhista, em defesa da classe operária.

c) no curto governo Jânio Quadros, quando os sindicatos foram fechados, em uma tentativa de conter as agitações de caráter socialista que ocorriam no país.

d) durante o governo de João Goulart, como sendo uma característica de sua política social de esquerda, reflexo da aliança política estabelecida com o governo Fidel Castro.

e) durante a Ditadura Militar, que transformou os sindicalistas em agentes políticos oficiais de repressão aos movimentos de contestação dos trabalhadores urbanos.



3 VARGAS 1951-1954 UNESP 2009



A respeito do período da história política do Brasil que se estendeu de 1951 a 1954, quando Getúlio Vargas exerceu a presidência da República, pode-se afirmar que

a) a inflação atingiu índices mínimos, o que garantiu o apoio dos empresários e da classe média ao governo, assim como o fim das greves.

b) o grande partido político, a União Democrática Nacional (UDN), sustentou a política de desenvolvimento econômico implementada pelo governo.

c) o governo aboliu a legislação trabalhista criada e aplicada pela ditadura varguista durante o Estado Novo.

d) o Alto Comando das Forças Armadas, em particular da Força Aérea, manteve-se neutro face às disputas que levaram ao suicídio de Vargas.

e) foi aprovado no Congresso o projeto de criação da Petrobrás, empresa estatal, embora fosse permitida a algumas empresas estrangeiras a distribuição dos derivados do petróleo.



4 GOVERNO KUBTSCHEK FUVEST 2009 2 FASE



A construção de Brasília foi um marco no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

a) Relacione a construção de Brasília com as metas do governo JK.

b) Indique algumas decorrências da mudança da capital federal para o interior do país.







5. FATEC 2009 GOVERNO GOULART



Considere o texto.

A posse de João Goulart na presidência significava a volta do esquema populista, em um contexto de mobilizações e pressões sociais muito maiores do que no período Vargas. Os ideólogos do governo e os dirigentes sindicais trataram de fortalecer o esquema. (...) O Estado seria o eixo articulador dessa aliança, cuja ideologia básica era o nacionalismo e as reformas sociopolíticas

denominadas de reformas de base.

(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE, 1996. p. 447)

As reformas de base a que o texto se refere tinham como objetivo, entre outros,

a) garantir o acesso de trabalhadores do campo à propriedade, atendendo a parte das reivindicações de sindicatos rurais.

b) realizar uma ampla reforma tributária, ampliando as taxas de juros dos bancos privados nacionais e internacionais.

c) vender aos trustes e cartéis internacionais algumas empresas nacionais como forma de obter receita para o Estado Brasileiro.

d) conceder aos fazendeiros os títulos de propriedade de terras que estavam ocupadas há muito tempo pelos posseiros.

e) mudar a legislação eleitoral com o objetivo de restringir a candidatura dos analfabetos aos cargos do poder executivo.





6 OCUPAÇÃO AMAZÔNIA UNESP 2009



A ocupação da área geográfica da floresta amazônica ocorreu paulatinamente desde a colonização do país e intensificou-se, sobretudo, quando

a) a grande seca de 1877-1879 no Ceará provocou um fluxo migratório para a região, o que transformou retirantes em seringueiros durante o período áureo de extração da borracha.

b) organizações internacionais, preocupadas com o desmatamento da mata tropical, promoveram a imigração européia para a região.

c) o governo brasileiro procurou evitar a conquista daquele território por países vizinhos, como a Bolívia.

d) a abertura da rodovia Transamazônica, por Juscelino Kubitscheck, deu início ao controle da floresta pelo Estado, diminuindo visivelmente a superfície de desmatamento.

e) a exploração intensiva e a exportação da castanha do Pará projetou economicamente a Amazônia no cenário internacional.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui