Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gay assume o poder na Islândia -- 02/02/2009 - 16:57 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ex-primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, foi considerado responsável pela crise institucional que atingiu o país.



O Partido da Independência, formação de centro-direita de Haarde, dividia o poder com os social-democratas desde maio de 2007 e anunciou sua renúncia na segunda-feira passada.





REIKIAVIK - A Islândia tem um novo governo, que tentará tirar o país da crise, depois de um acordo firmado entre os dois partidos de esquerda, no sábado, conforme notícia divulgada ontem no JT ONLINE com a Agência AFP.

Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, é a primeira mulher no país a ocupar o cargo de primeira-ministra e é também a primeira chefe de governo ocidental a assumir abertamente sua homossexualidade.

- Fui convocada pelo presidente da Islândia para formar o novo governo, e conseguimos um gabinete baseado em novos valores sociais - disse a social-democrata.

Participa, também, da coalizão, o Partido Esquerda-Verde. O governo "se apoiará em novos valores sociais", insistiu Sigurdardottir após ter sido recebida pelo presidente Olafur Ragnar Grimsson.

Os islandeses, muitos dos quais perderam suas economias e empregos a partir de outubro, consideram o ex-premier Geir Haarde responsável pela crise financeira e econômica que levou a ilha à beira do abismo, obrigando o governo a tomar o controle dos grandes bancos, enquanto a moeda perdia valor. Segundo as previsões dos técnicos, a economia da Islândia poderá encolher 9,6% em 2009.

O sistema financeiro da Islândia entrou em colapso em outubro, com o peso de uma dívida acumulada durante anos de crescimento econômico rápido: o governo se viu obrigado a negociar empréstimos da ordem de US$ 10 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com vários países europeus. A moeda islandesa, a coroa, sofreu grande desvalorização, e o desemprego no país aumentou.

O ex-primeiro-ministro da Islândia, Geir Haarde, havia anunciado na segunda-feira passada a renúncia imediata de seu gabinete, em consequência da crise econômica que afeta o país há quatro meses.

O Partido da Independência, formação de centro-direita de Haarde, dividia o poder com os social-democratas desde maio de 2007.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui