Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1985 - 2008 QUESTÕES DE VESTIBULARES JANEIRO 2009 -- 05/02/2009 - 18:01 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL 1985-2008 QUESTÕES DE VESTIBULARES NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009 , COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



1 IMIGRAÇÃO JAPONESA UNESP 2009



Em junho de 2008, comemorou-se o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em 18.06.1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 japoneses, que compunham a primeira leva de imigrantes. Observe os gráficos.

(Ministério do Interior e Comunicações do Japão; IBGE –Estatísticas do Século XX e Organização da Nações Unidas, 2008.)

Japão Brasil

1908 2008 1908 2008

População 48,0 128,0 23,4 192,0

Esperança vida 44,0 81,9 34,0 72,3

Densidade 125,6 338,0 2,9 22,0

População em milhões ; esperança de vida ao nascer em anos e densidade populacional em habitantes por km2

Utilizando seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica causas que contribuíram para reforçar os acordos nipo-brasileiros no início do século XX e a direção atual do fluxo migratório.

a) Elevada densidade populacional no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra agrícola no Brasil; inversão do fluxo com brasileiros, descendentes ou não de japoneses, emigrando para o Japão.

b) Acelerado processo de urbanização no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; manutenção do fluxo, exclusivamente com japoneses altamente qualificados imigrando para o Brasil.

c) Cobrança de impostos elevados no Japão; abolição da escravatura no Brasil; interrupção total do fluxo migratório entre os dois países.

d) Política de privilégios para o primogênito no Japão; baixa esperança de vida e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; inversão do fluxo, exclusivamente com descendentes de japoneses emigrando para o Japão.

e) População muito maior no Japão; densidade populacional elevada com grande expansão urbana no Brasil; aumento do fluxo em mais do que o dobro, exclusiva mente com brasileiros natos emigrando para o Japão.







2. MOVIMENTO OPERÁRIO PÓS 1964 UFSCAR 2009



A partir de 1964, com o golpe militar que depôs João Goulart, o novo governo do Brasil fez intervenção nos sindicatos, destituindo líderes, prendendo militantes e dando início a um processo de controle rigoroso no movimento sindical. Contudo, o movimento operário foi importante no processo de redemocratização do país.

a) Explique como os operários participaram do processo de luta contra o regime militar.

b) Diante da política neoliberal da década de 1990, quais os novos desafios que os operários, junto com os demais trabalhadores brasileiros, passaram a enfrentar?





3. FGV ADMINISTRAÇÃO 2009 NEPOTISMO



O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por unanimidade, em agosto de 2008, proibir a prática do nepotismo na administração direta e indireta, em qualquer dos poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário –,no âmbito da União, estados, Distrito Federal e municípios. Para isso, o STF editou uma “súmula vinculante” (decisão que não pode ser desrespeitada pelas instâncias inferiores da Justiça) estabelecendo que é proibida a contratação, sem concurso público, de parentes de autoridades e funcionários para cargos de confiança no serviço público. Essa decisão do STF incluiu, também, a proibição à prática denominada de “nepotismo cruzado”, que é caracterizada:

a) pela contratação de um mesmo parente em mais de um órgão público, seja da administração direta ou indireta, configurando dois ou mais empregos para um mesmo parente.

b) por procedimento pelo qual um agente público emprega o familiar de outro e vice-versa, como troca de favor.

c) pela contratação de um mesmo parente em estados diferentes da federação, configurando dois ou mais empregos para um mesmo parente, em poderes e estados federativos diferentes.

d) por procedimento pelo qual um agente público emprega o familiar concursado de outro agente público.

e) pela contratação de parente em primeiro grau para cargo de secretário de município.







4. FGV ADMINSTRAÇÃO 2009 BRASIL ECONOMIA 1980 1994



“[A Década Perdida] pode ser a década de 1980, mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982, com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seriam os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político.”

(FRANCO, Gustavo. A década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000)

O sofrimento no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere são:

a) os altos índices de inflação que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.

b) o descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos

econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.

c) a sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.

d) a escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.

e) a estagnação da economia do país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da década.





5. FGV ADMINSTRAÇÃO 2009 BRASIL GRAU DE INVESTIMENTO



A Agência Internacional de risco (ou agência de rating) Standard & Poor`s (S&P) classificou o Brasil como “grau de investimento” em abril de 2008. Que significado essa classificação teve, para o Brasil, no contexto da economia internacional?

a) Significou que o país não possui mais dívida junto ao FMI .

b) Indicou aos investidores que o país é um destino seguro para o dinheiro, pois tem condições de honrar seus compromissos ou dívidas.

c) Possibilitou que, pela primeira vez, empresas globais brasileiras, como a Vale e a Petrobras, pudessem iniciar a venda de ações na Bolsa de Nova York .

d) Sinalizou aos investidores que o país não tem condições de honrar os seus compromissos.

e) Significou que o Brasil ainda possui "grau especulativo", já que conseguiu resolver a maioria dos seus problemas econômicos, sociais e políticos.





6. FGV ECONOMIA 2008 CRISE ECONÔMICA E VALORES – REDAÇÃO



Como atestam as manchetes acima, a crise econômica está afetando o mundo inteiro e parece que ninguém vai escapar dela. Mas as crises econômicas costumam nos ensinar alguma coisa. Passamos a agir com mais comedimento e acabamos por adiar projetos que envolvam dinheiro, tais como fazer uma viagem, reformar a casa, trocar de carro. É nessas horas que alguém pode se fazer perguntas e concluir que alguns bens materiais não são tão necessários assim. Aquela bolsa de grife poderia muito bem ser substituída por outra, aquele relógio de marca foi uma ostentação inútil. Pode ser que alguém, refletindo um pouco mais, perceba que , para se viver bem, deve-se estancar essa insaciável busca de bens materiais e optar por um estilo de vida mais simples. Afinal, por vezes, são pequenas coisas que nos deixam felizes. Os filósofos bem que nos ensinam o que realmente na vida tem valor: aproveitar o presente, deixar a arrogância de lado e não perder de vista a brevidade da vida. Sêneca, por exemplo, filósofo romano, escreveu que não era na riqueza e nos prazeres mundanos que estava a felicidade. Enquanto as pessoas fossem escravas de seus desejos, não poderiam almejar a paz de espírito, nem a felicidade. Esta só seria alcançada por aqueles que possuíssem um caráter forte e fosse senhor de sua própria existência.

GREDAÇÃO

Reflita sobre as informações contidas nos textos e elabore uma dissertação sobre o tema:

A CRISE ECONÔMICA COMO OPORTUNIDADE PARA SE REPENSAREM OS VALORES.

Instruções:

• Na redação, deverão ser observadas as normas da língua padrão.

• Sua redação será anulada, se você fugir do tema proposto ou não respeitar a modalidade de texto solicitada (dissertação).



7 CONSTITUÇÕES BRASILEIRASE PUC 2009



A sétima constituição brasileira acabou de completar 20 anos. Ela foi promulgada em 1988, em meio ao processo de redemocratização do Brasil. Sobre as constituições anteriores a esta, é possível dizer que

a) a constituição de 1967, a mais democrática de todas, foi redigida durante o governo militar de Castelo Branco e a primeira a afirmar que todos os brasileiros são cidadãos e iguais entre si.

b) o período monárquico só teve uma constituição, que foi outorgada por Dom Pedro I em 1824, e contou com o princípio liberal-iluminista da tripartição dos poderes (executivo, legislativo e judiciário).

c) a constituição de 1891 implantou o sistema republicano no país, eliminou os últimos vestígios da monarquia e estabeleceu o voto secreto e universal para todos os cargos do executivo e do legislativo.

d) o Estado Novo elaborou duas constituições para o país: a de 1934, que garantia plena liberdade de expressão e de participação política, e a de 1937, que suprimia todo direito político.

e) a constituição de 1946, de caráter liberal-democrático, extinguiu a pena de morte, incorporou direitos trabalhistas, restaurou o federalismo e proibiu a reeleição para cargos do poder executivo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui