Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES BRASIL.QUESTÕES DE VESTIBULARES. JANEIRO 2009 -- 06/02/2009 - 18:23 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL ATUALIDADES . QUESTÕES DE VESTIBULARES NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009, COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL.





1 MACKENZIE 2009 AMAZÔNIA



Amazônia não é o ‘pulmão do mundo’, aponta pesquisador, mas sua destruição poderia ter efeitos catastróficos no clima do planeta.

Iberê Thenório, Globo Amazônia

Apesar de haver muitas evidências de que a Amazônia não exerce esse papel, é consenso entre os pesquisadores que as extensas áreas de floresta do Norte do Brasil têm grande influência no clima do planeta. Mesmo não sendo o tal pulmão, a Amazônia ainda se constitui em um órgão vital. A respeito dos aspectos naturais da Região

Amazônica, é INCORRETO afirmar que

a) a Massa Equatorial Continental se forma a noroeste da Amazônia brasileira, sendo quente e úmida.

b) predominam os solos orgânicos, onde a camada superficial é rica em material em decomposição, de origem animal e de origem vegetal.

c) devido à sua dinâmica e à sua abundância natural, todo o oxigênio liberado é reabsorvido pelo ecossistema, não havendo, portanto, excedentes.

d) o solo amazônico é bastante fértil em sua estrutura, justificando a riqueza da biodiversidade desse domínio natural.

e) o clima predominante é o Equatorial, com nível pluviométrico intenso, apresentando pequena amplitude térmica anual e temperaturas médias acima de 25°C.









Observe a charge para responder às questões 2 e 3 A charge apresenta dois planos de imagens contraditórias: ao fundo, uma floresta destruída e abandonada; à frente, uma sinalização de posse por meio da placa, pregada pelo presidente Lula, na única árvore que restou intacta.

Glauco. Folha de S. Paulo, 30/05/08.



2. AMAZÔNIA FUVEST 2009 1 FASE



A crítica contida na charge visa, principalmente, ao

a) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil.

b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira.

c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica.

d) uso de slogan semelhante ao da campanha “O petróleo é nosso”.

e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.



3 AMAZÔNIA FUVEST 2009 1 FASE



O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de

a) fragmentação. b) estatização. c) descentralização. d) internacionalização. e) partidarização.



4 DESMATAMENTO UNESP 2009



A Amazônia Legal, com área de aproximadamente 5 215 000 km2, compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e parte do estado do Maranhão. Um sistema de monitoramento e controle mensal do desmatamento

da Amazônia utilizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real). O gráfico apresenta dados apontados pelo Deter referentes ao desmatamento na Amazônia Legal, por estado, no período de 1.º de julho de 2007 a 30 de junho de 2008, totalizando 8 848 km2 de área desmatada.



AC 24 MA 217 RO 828

AM 423 MT 4.777 RR 528

AP 2 PA 1.943 TO 35

(http://www.obt.inpe.br/deter/ – valores aproximados.)

Com base nos dados apresentados, podemos afirmar:

a) o estado onde ocorreu a maior quantidade de km2 desmatados foi o do Pará.

b) a área total de desmatamento corresponde a menos de 0,1% da área da Amazônia Legal.

c) somando-se a quantidade de áreas desmatadas nos estados de Roraima e Tocantins, obtemos um terço da quantidade de área desmatada em Rondônia.

d) o estado do Mato Grosso foi responsável por mais de 50% do desmatamento total detectado nesse período.

e) as quantidades de áreas desmatadas no Acre, Maranhão e Amazonas formam, nessa ordem, uma progressão geométrica.





5. FGV ADMINSTRAÇÃO 2009 RESERVA RAPOSA DO SOL



Uma disputa está em curso no norte de Roraima, em torno da criação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, caracterizada por um complexo conflito de interesses entre arrozeiros, indígenas, políticos locais, federais e ONGs. Tal contenda envolve aspectos econômicos, políticos, geográficos, antropológicos e ambientais, os quais estão contemplados nas alternativas de A a E, exceto em uma delas. Assinale a alternativa que traz uma falsa informação sobre o contexto mencionado.

a) O argumento econômico é utilizado pelos arrozeiros e políticos locais, que vêem na demarcação da Terra Indígena um obstáculo ao desenvolvimento econômico do Estado.

b) Politicamente, a disputa opõe, ainda que não unanimemente, políticos da esfera federal e da esfera estadual, os quais tendem a defender, respectivamente, os interesses dos índios e dos arrozeiros.

c) Aspectos antropológicos expressam-se por diferenças culturais entre os índios (cujas culturas vinculam-se fortemente à terra) e os rizicultores (muitos dos quais são imigrantes), além das diferenças entre os índios “aculturados”, que se dividem entre católicos e evangélicos.

d) Um argumento geográfico e geopolítico utilizado pelos arrozeiros refere-se ao fato de a região ser fronteiriça com a Venezuela e a Guiana Francesa, de modo que a criação de uma Terra Indígena ameaçaria a soberania nacional sobre aquele território.

e) Ambientalmente, é nítido o contraste entre as populações indígenas, que detêm uma postura naturalmente preservacionista, e os rizicultores, que detêm uma perspectiva mais econômica e empresarial.







6. TERRA INDÍGENA PASUSP 2009



Diz a Constituição Brasileira de 1988, no capítulo reservado aos índios:

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

§ 1º – São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utIlizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

§ 2º – As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

§ 3º – O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

§ 4º – As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis (....)

Pela Constituição Brasileira, é correto afirmar que

a) os índios podem usufruir de todos os recursos naturais da área que lhes for demarcada.

b) os índios precisam de autorização do Congresso Nacional para utilizar os recursos hídricos das terras que ocupam.

c) a reprodução física e cultural dos índios não é prevista pela legislação.

d) a União deverá demarcar terras ocupadas pelos índios desde que estes reconheçam a necessidade de alterar seus costumes e tradições.

e) os índios são os legítimos proprietários das terras que ocupam, podendo vendê-las de acordo com seus interesses.





7.UNICAMP 2009 PANTANAL E PECUÁRIA



O Pantanal já teve 17% de sua paisagem natural devastados, mas o drama da planície alagada, assim como o de outras áreas úmidas do Brasil, é praticamente ignorado pelos governos estadual e federal, afirmaram cientistas reunidos em Cuiabá para discutir o futuro dessas regiões. Segundo Walfrido Tomás, especialista em gestão de biodiversidade da Embrapa Pantanal, a pecuária intensiva está se difundindo no Pantanal e tem desmatado muito mais do que a tradicional pecuária pantaneira.

(Adaptado de BBC Brasil: www.viagem.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/07/25/ult454u209.htm?action=print)

a) Compare as formas de pecuária intensiva e extensiva.

b) Considerando o Domínio Morfoclimático do Pantanal, quais as características naturais que favorecem a atividade pecuária nessa área?







8 PECUÁRIA COLONIAL E CONTEMPORÂNEA FUVEST 2 FASE 2009



No período colonial, a escravidão africana e a pecuária bovina interligaram, de algum modo, as várias “ilhas regionais” daquele antigo “arquipélago econômico” , conforme definido por alguns autores. Com base nessas informações e em seus conhecimentos,

identifique

a) as duas principais portas de entrada e respectivas rotas de penetração do gado nordestino sertão adentro, durante a fase colonial;

b) a frente pioneira da expansão pecuária bovina no Brasil de hoje.







9. UNICAMP 2009 2 FASE PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR



Recentemente, a relação entre a expansão da produção de agrocombustíveis e a produção de alimentos entrou na agenda política internacional. Considerando esse fato, responda às questões:

a) No Brasil, a produção de agrocombustíveis tem forte base na cultura da cana-de-açúcar. Aponte o principal impacto sócio-econômico advindo do crescimento da produção de cana-de-açúcar e identifique os principais Estados brasileiros em que essa expansão vem ocorrendo mais fortemente.

b) A implementação de uma política de soberania ou segurança alimentar tem sido indicada como alternativa à crise de alimentos. Quais os principais objetivos das políticas de segurança alimentar?







10 POLUIÇÃO EM SP UNESP 2009



A barragem de Pirapora do Bom Jesus localiza-se no rio Tietê, a 50 km da capital paulista e a menos de 300 metros da cidade do mesmo nome. Observe as duas fotos.

(Memórias de Pirapora do Bom Jesus. O Estado de S.Paulo, 2003.)

Assinale a alternativa que explica o maior volume de espuma provocado pela queda d’água da barragem no período de junho a agosto, e a origem da grande quantidade de lixo que o rio transporta.

a) Verão; época mais chuvosa; resíduos da agricultura do município.

b) Inverno; estação mais seca; lixo da capital paulista.

c) Outono; estação um pouco mais fria; lixo das áreas urbanas e rurais periféricas.

d) Primavera; predomínio de altas temperaturas; apenas lixo industrial da própria cidade.

e) Ano todo; chuvas anuais bem distribuídas; lixo do aterro sanitário das cidades da região.



11 UFSCAR 2009 REFORMA AGRÁRIA



A partir dos anos de 1990, várias legislações regulamentaram aspectos da reforma agrária no Brasil. Entre elas, destacam-se:

1. Alteração da Lei do Rito Sumário: regulamentou a imediata posse, pelo governo, das terras em processo de desapropriação para fins de reforma agrária, após depósito judicial correspondente ao preço oferecido pelas benfeitorias e do lançamento dos Títulos da Dívida Agrária, para pagamento do valor da terra nua. Assim, mesmo que o proprietário entre com contestação judicial contra qualquer aspecto do processo de desapropriação, a posse da terra tornou-se imediata para o Governo.

2. Aumento do Imposto Territorial Rural para os proprietários de grandes extensões de terra e pequeno grau de utilização produtiva, que pode chegar a 20% do valor da propriedade.

3. Proibição de que a propriedade rural ocupada por trabalhadores rurais sem terra seja vistoriada ou desapropriada para fins de reforma agrária durante a ocupação e nos dois anos seguintes à sua desocupação.

Considerando o teor dessas legislações, pode-se dizer que:

a) todas elas representam vitórias políticas decorrentes da organização dos movimentos sociais no campo, que tomaram grande impulso ao longo dos anos de 1990.

b) demonstram a força política dos grandes latifundiários, pois reduzem a ação dos movimentos de luta pela terra e implementam o pagamento das terras desapropriadas.

c) ilustram a postura política dos governos da década de 1990 que, pressionados pelo avanço dos movimentos sociais, resolveram os conflitos por posse de terra no país.

d) representaram um retrocesso, pois impediram ou restringiram a aplicação das leis da reforma agrária aprovadas na Constituição de 1988.

e) refletem interesses opostos, pois em parte atendem demandas dos movimentos de luta pela terra e, por outro, protegem interesses dos proprietários de terras.



12 UFSCAR 2009 BALANÇA COMERCIAL CONCEITO



a) Diferencie Balança Comercial de Balanço de Pagamentos.

b) Quais mudanças na política econômica brasileira explicam o déficit na balança comercial brasileira entre 1995 e 2000?









13 UFABC 2009 BOLSA FAMÍLIA



Uma das condições para receber auxílio financeiro do programa Bolsa Família é que

a) os filhos das famílias devem já ter completado o ensino fundamental e ter carteira de vacinação em dia.

b) o número de famílias não ultrapasse 11 milhões.

c) os pais trabalhem e os filhos estudem.

d) o dinheiro deve ser gasto em educação e vacinação dos filhos.

e) a renda mensal por integrante da família seja inferior a R$ 120,00.







14 UFABC 2009



Sobre a manchete apresentada, são feitas as seguintes afirmações:

I. O Brasil tem pouco controle sobre a formação de preços dos commodities.

II. Atualmente, os produtos que formam os commodities têm baixo valor no mercado mundial.

III. Os principais commodities exportados pelo Brasil são originados do agronegócio.

Está correto somente o que se afirma em

a) I. b) II. c) I e II. d) I e III. e) II e III.





15 UFABC 2009



FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO BRASIL

Considere as afirmações a seguir.

I. As fontes renováveis têm um peso muito pequeno na matriz energética brasileira.

II. No Nordeste há grande potencial eólico, sobretudo nas áreas próximas ao litoral.

III. Uma das tendências mundiais, acompanhadas pelo Brasil, é a busca de fontes de energia renováveis.

Está correto somente o que se afirma em

(A) I (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.



16 PRODUÇÃO DE ÁLCOOL UNESP 2009



Em 2006, o consumo de combustíveis no Brasil foi aproximadamente quatro vezes maior de gasolina (24.007.633 m³) do que de álcool (6.186.553 m³). Estudo da Fundação Getúlio Vargas revela que, antes de 2010, o consumo mensal de álcool nos postos ultrapassará o da gasolina. Com isto, há previsões de aumento da produção canavieira na maioria dos estados, conforme o gráfico.

BRASIL: AUMENTO DA PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR, POR ESTADO, NA SAFRA 2007/2008, EM PORCENTAGEM.

Estado % Estado % Estado % Estado % Estado %

AM 10,9 CE 36,0 PI 8,0 MS 32,0 SP 11,8

TO 73,5 MA 14,3 RN 19,8 MT 12,2 RJ 7,2

AL 5,0 PE 9,3 SE 29,9 ES 2,6 PR 34,4

BA 75,9 PA 16,7 GO 22,5 MG 22,1 RS 15,0

(CONAB, 2007. Adaptado.)



Assinale a alternativa que indica o significado desta mudança na matriz de combustíveis, as três regiões brasileiras, em ordem decrescente, onde há previsão de maiores aumentos de produção e o fator que explica os pequenos percentuais de aumento atribuídos aos estados

de Alagoas, Pernambuco e São Paulo.

a) Inversão; Nordeste, Norte e Centro-Oeste; áreas tradicionalmente grandes produtoras.

b) Manutenção; Nordeste, Centro-Oeste e Norte; falta de estímulo oficial e de crédito agrícola.

c) Conservação; Sul, Sudeste e Centro-Oeste; escassez de mão-de-obra e de infraestrutura.

d) Alteração; Norte, Sul e Sudeste; áreas tradicionalmente com pequena produção.

e) Adaptação; Centro-Oeste, Nordeste e Norte; gastos elevados com adubos e fertilizantes químicos.





17 PETRÓBRÁS PRÉ SAL MACKENZIE 2008



A respeito das recentes descobertas de jazidas petrolíferas no Brasil, considere as afirmações:

I. O pré-sal é uma camada de rochas-reservatório que se encontra abaixo de uma extensa camada de sal, desde o litoral do Estado do Esp&
21469;ito Santo at&
12539;o

litoral de Santa Catarina.

II. Tupi, Júpiter, Carioca, Pão de Açúcar, Iara, Bem-Te-Vi, Parati e Marfim Sul são reservatórios em área do Pré - Sal, já licitados para exploração.

III. A produção de petróleo nessas áreas, apesar de importante, não revela uma possível auto-suficiência brasileira no setor, devido à forte dependência do

consumo desse combustível no País.

a) apenas I e III estão corretas.

b) apenas I e II estão corretas .

c) apenas II e III estão corretas .

d) I, II e III estão corretas .

e) apenas III está correta.





18 BIO COMBUSTÍVEIS FUVEST 2009 1 FASE





O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque

a) são renováveis e sua queima impede o aquecimento global.

b) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.

c) abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.

d) são combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.

e) contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.





19. FATEC 2009 USINAS HIDROELÉTRICAS



As usinas hidrelétricas suprem cerca de 10% da energia e 20% do consumo total de eletricidade do globo. Essa energia apresenta, em relação ao petróleo, ao carvão e à energia atômica, algumas vantagens: não provoca diretamente grande poluição (pela queima ou combustão) e é uma fonte renovável. Porém, tais usinas provocam outros tipos de impactos socioambientais. (VESENTINI, J.W. – Sociedade e espaço.

São Paulo: Ática, 1996).

Considere os seguintes impactos atribuíveis à construção de usinas hidrelétricas.

I. Represamento artificial das águas e inundação de áreas de populações ribeirinhas.

II. Destruição de planaltos e mesmo de montanhas, para criar o represamento dos rios.

III. Perda de extensas áreas com florestas, solos cultiváveis e, às vezes, sítios arqueológicos.

IV. Migrações forçadas e desestabilização da vida social em escala local e regional.

É válido afirmar que as usinas hidrelétricas podem provocar os impactos citados em

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) I e III, apenas.

e) III e IV, apenas.







20.DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL FUVEST 2 FASE 2009



O processo de desconcentração industrial no Brasil vem sendo apontado como um dos responsáveis pelos altos índices de desemprego verificados em algumas áreas metropolitanas. Ao mesmo tempo, o setor terciário tem sido, reconhecidamente, o grande empregador no atual estágio de desenvolvimento da economia brasileira.

Com base nessas informações e em seus conhecimentos,

a) cite e analise duas causas possíveis dessa desconcentração industrial;

b) explique por que o setor terciário tornou-se o maior empregador do país.











21. TRABALHO ESCRAVO MODERNO PASUSP 2009



Trabalho escravo ou escravidão por dívida é uma forma de escravidão que consiste na privação da liberdade de uma pessoa (ou grupo), que fica obrigada a trabalhar para pagar uma dívida que o empregador alega ter sido contraída no momento da contratação. Essa forma de escravidão já existia no Brasil, quando era preponderante a escravidão de negros africanos que os transformava legalmente em propriedade dos seus senhores. As leis abolicionistas não se referiram à escravidão por dívida. Na atualidade, pelo artigo 149 do Código Penal Brasileiro, o conceito de redução de pessoas à condição de escravos foi ampliado de modo a incluir também os casos de situação degradante e de jornadas de trabalho excessivas.

Adaptado de Neide Estergi . A luta contra o trabalho escravo, 2007.

Com base no texto, considere as afirmações abaixo:

I. O escravo africano era propriedade de seus senhores no período anterior à Abolição.

II. O trabalho escravo foi extinto, em todas as suas formas, com a Lei Áurea.

III. A escravidão de negros africanos não é a única modalidade de trabalho escravo na história do Brasil.

IV. A privação da liberdade de uma pessoa, sob a alegação de dívida contraída no momento do contrato de trabalho, não é uma modalidade de escravidão.

V. As jornadas excessivas e a situação degradante de trabalho são consideradas formas de escravidão pela legislação brasileira atual.

São corretas apenas as afirmações

a) I, II e IV. b) I, III e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V.





22 FUVEST 2009 1 FASE TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL ATUAL



O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo.

I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles.

II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.

III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente. e) I, II e III.



23. DEMOGRAFIA MACKENZIE 2009







Década Média taxa natalidade (por mil) Média taxa mortalidade (por mil) Crescimento

Natural %

1940 44,0 25,3 1,87

1960 44,0 15,0 2,90

1980 31,2 9,0 2,22

2000 18,2 6,6 1,16

2020 estimativa 15,0 6,0 0,90

IBGE



Com base na tabela, e considerando o crescimento natural da população brasileira, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Nas décadas de 1940 e 1960, as taxas de mortalidade eram elevadas em virtude das precárias condições médico-sanitárias, da escassez de remédios e vacinas e da falta de infra-estrutura nos serviços de saneamento básico.

II. A diminuição da taxa de mortalidade, entre as décadas de 1980 e 2000, ocorreu de forma gradativa, em virtude da lenta urbanização, diante das dificuldades do Brasil em industrializar-se nesse período.

III. A partir da década de 1940, o declínio da taxa de natalidade teve relação direta e, também indireta, com a urbanização e com a industrialização.

IV. Os fatores inibidores de natalidade, típicos do meio urbano, como acesso a métodos anticoncepcionais, entre outros, somente serão efetivados, a partir da década de 2020, quando se projeta, realmente, um crescimento natural baixo.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas

c) Somente I e III estão corretas.

d) Somente I e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.



24. URBANIZAÇÃO UFABC 2009



“O Planeta Urbano”.

O mundo da ciência e da técnica

Duzentos anos atrás, apenas 3% da população mundial vivia em cidades. Há um século, na esteira da Revolução Industrial, a porcentagem tinha subido para 13% – ainda uma minoria em um planeta essencialmente rural. Em algum momento deste ano, de acordo com estimativas das Nações Unidas, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em áreas urbanas ultrapassará o de moradores do campo. Segundo o mesmo estudo, nas próximas décadas praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorrerá nas cidades, nas quais viverão sete em cada dez pessoas em 2050. A população rural ainda deve aumentar nos próximos dez anos, antes de entrar em declínio gradativo. A atual migração para as cidades é de tal ordem que se pode compará-la, de forma alegórica, a um novo salto na evolução. O Homo sapiens cedeu lugar a seu sucessor, o Homo urbanus. (Trecho do texto O Planeta Urbano. Veja, 16.04.2008)



No processo de desenvolvimento da revolução a que o texto faz referência, a inovação tecnológica atingiu todos os ramos da produção. Sobre esse contexto, foram apresentadas as seguintes afirmações:

I. A invenção da máquina a vapor contribuiu para que as indústrias, assim como as pessoas em busca de trabalho, fossem gradativamente se transferindo para os centros

urbanos, que começaram a crescer vertiginosamente.

II. O aperfeiçoamento dos métodos artesanais de produção elevou os salários para a mão-de-obra desqualificada, fixou o trabalhador rural no campo e desacelerou o processo de migração para as grandes cidades européias.

III. A transferência do controle de produção das mãos capitalistas para as mãos dos trabalhadores foi responsável pelo aperfeiçoamento dos mecanismos rudimentares de produção e pelo crescimento dos centros urbanos europeus.

IV. Com o surgimento da fábrica, a máquina passou a ser fator determinante do processo de trabalho e uma acentuada divisão do trabalho no seu interior caracterizou a produção fabril e fez surgir um novo tipo de trabalhador: o operário.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.





25 UFABC 2009



Observe a figura. Máquina colhedeira, Sussex, Inglaterra.

(In: Nicolina L.de Petta e Eduardo A.B. Ojeda. História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 2003)

A problemática descrita no texto “O Planeta Urbano” pode ser associada às informações da figura porque, historicamente,

(A) a especialização da produção agrícola tem incentivado a concentração de empresas próximas às fontes de matéria-prima e o aumento da população urbana.

(B) o aperfeiçoamento de técnicas agrícolas tem favorecido a liberação do trabalhador do campo de atividades pesadas e a especialização da mão-de-obra nas cidades.

(C) o uso de máquinas na produção agrícola tem contribuído para baixar os preços dos alimentos nas cidades e reduzir a migração para as áreas urbanas.

(D) a mecanização do trabalho agrícola tem sido um fator responsável pela expulsão do trabalhador do campo e pela intensa migração para as cidades.

(E) a introdução de tecnologia agrícola tem promovido a qualificação da mão-de-obra no campo e a redução dos fluxos migratórios para as cidades.



26 URBANIZAÇÃO BRASILEIRA PUC 2009



É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que

a) não são aglomerações tão grandes quanto às de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.

b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.

c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.

d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.

e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.







27. FGV ADMINSTRAÇÃO 2009 CINEMA BRASILEIRO 2008



No final de maio de 2008, o Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, premiou, com a Palma de Ouro de melhor atriz, a paulista Sandra Corveloni, que recebeu oito dos nove votos do júri presidido pelo ator e diretor Sean Penn. Assinale, dentre as alternativas, aquela que apresenta informações corretas sobre o filme e o papel em que a atriz foi premiada em Cannes.

a) No filme Tropa de Elite, a atriz faz o papel de uma diarista, mãe de quatro filhos e grávida do quinto, que tem de equilibrar as exigências do trabalho, da falta de dinheiro, das aspirações dos meninos e da torcida apaixonada pelo Flamengo.

b) No filme Linha de Passe, a atriz faz o papel da ativista social que administra uma ONG na favela da Rocinha (RJ) e vive conturbada por problemas éticos devido ao seu envolvimento com os traficantes da favela e jogadores de futebol.

c) No filme Tropa de Elite, a atriz faz o papel da ativista social que administra uma ONG na favela da Rocinha (RJ) e vive conturbada por problemas éticos devido ao seu envolvimento com os traficantes da favela .

d) No filme Linha de Passe, a atriz faz o papel de uma diarista, mãe de quatro filhos e grávida do quinto, que tem de equilibrar as exigências do trabalho, da falta de dinheiro, das aspirações dos meninos e da torcida apaixonada pelo Corinthians.

e) No filme Tropa de Elite, a atriz faz o papel da mulher do capitão Nascimento e vive conturbada por problemas éticos devido ao envolvimento do seu marido militar com traficantes.



28 IMAGENS DE SATÉLITES E SEU EMPREGO CIVIL FUVEST 2009 1 FASE



Fonte: INPE /LANDSAT/CEBERS-2 Fonte: Base Aerofotogrametria

Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.

II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.





29 POLUIÇÃO DO AR EM SÃO PAULO FUVEST 2009 1 FASE



Fonte: Adaptado de Folha de S. Paulo, março de 2008.

Segundo a CETESB, depois de cinco anos de melhora, a qualidade do ar na metrópole de São Paulo voltou a piorar nos últimos dois anos. O número de vezes em que a qualidade do ar ficou inadequada ou má foi 54% maior em 2007, se comparada à de 2006. Dentre possíveis causas e conseqüências, é correto afirmar que a gravidade do problema da poluição, a partir de 2006,

a) aumentou, em função do forte crescimento das taxas de industrialização na capital e no litoral e em razão da desobediência legal das indústrias dessas áreas.

b) teve desdobramentos, como a expansão da área mais poluída, em função do aumento da emissão de poluentes por veículos automotores e outras fontes.

c) aumentou, em virtude de um novo fenômeno, o da emissão de gás ozônio pela frota de automóveis bicombustíveis, concentrada na região metropolitana.

d) teve desdobramentos sobre a formação das ilhas de calor, cujos efeitos de aquecimento foram atenuados no centro da região metropolitana.

e) aumentou, em função do crescimento econômico do interior do Estado e em virtude da ausência de legislação sobre emissão de poluentes nessa região.



30. TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO UFABC 2009



O Velho Chico

O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas compreendidas pela dominação do Vale do São Francisco, onde cidades experimentaram maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro (Bahia) devido a agricultura irrigada. Essa região apresenta-se atualmente como a maior produtora de frutas tropicais do país, recebendo atenção especial, também, a produção de vinho, em uma das poucas regiões do mundo que obtêm duas safras anuais de uvas. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_ Francisco
Lendas_do_S.C3.A3o_Francisco



O texto revela a importância econômica do rio São Francisco para as populações ribeirinhas, na atualidade. Sua transposição tem sido apontada como uma solução para minimizar o problema da seca no Nordeste. Durante o período colonial brasileiro, esse rio também foi importante, em razão de

(A) incentivar o desenvolvimento da agricultura de subsistência para os nativos e a exploração de especiarias.

(B) ser responsável pela ocupação do litoral nordestino e pela implantação da agroindústria açucareira.

(C) favorecer a expansão territorial pelas bandeiras oficiais e a descoberta de metais preciosos no Sudeste.

(D) contribuir para a interiorização da colonização e para o desenvolvimento da pecuária no Nordeste.

(E) possibilitar o intercâmbio cultural entre índios, negros e europeus e a extração do pau-brasil na região.





31. SISTEMAS DE TRANSPORTE NO BRASIL ATUAL FUVEST 2009 1 FASE



Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,

a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.

b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.

c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e interligando as áreas costeiras do país.

d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.

e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).





32. DESIGUALDADE REGIONAL NO BRASIL FUVEST 2009 1 FASE



O Brasil é uma república federativa que apresenta muitas desigualdades regionais. Confrontando-se dois aspectos – a igualdade jurídica entre os Estados-membros e as disparidades econômicas entre as regiões

–, pode-se afirmar que

a) o desequilíbrio econômico regional vem sendo, ao menos parcialmente, atenuado pelo menor número de representantes do Sudeste no Congresso Nacional, em comparação aos representantes do Norte e do Nordeste.

b) a Região Norte é a menos representada no Congresso Nacional, principalmente no Senado, derivando daí uma situação de desigualdade perante as demais regiões.

c) a Região Sul goza de ampla maioria de representantes no Congresso Nacional, o que lhe tem permitido obter vantagens na redistribuição dos repasses federais.

d) o princípio da igualdade, garantido pelo número fixo de senadores por Estado, permite uma distribuição equilibrado dos repasses federais, entre as diferentes regiões do País.

e) Os estados nordestinos, apesar de sua pouca representação no Congresso, vem assumindo a liderança na definição da política monetária e cambial no País.



33. CERRADO E ECONOMIA FUVEST 2009 1 FASE



Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.



34. JUDICIÁRIO BRASILEIRO MACKENZIE 2008



Redija uma disserta&
37420;o a tinta, desenvolvendo um tema

comum aos textos abaixo.

Texto I

As penas alternativas [...] não deixam no condenado o estigma de ex-presidiário, talvez o maior mal que o Estado possa causar à pessoa, pela marca indelével que essa qualidade deixa, cerrando-lhe as oportunidades em

todos os setores sociais.A prestação de serviços à comunidade foi, em nosso

entendimento, o maior exemplo de evolução do direito penal moderno, porque, ao mesmo tempo em que pune a transgressão praticada, valoriza o condenado, dando-lhe a oportunidade de, por meio de trabalho, demonstrar suas aptidões profissionais e artísticas, as quais serão, certamente, aproveitadas após o cumprimento da sanção, retirando da senda do crime o

infrator, levando-o ao exercício consciente da cidadania.

Marcus Valério Guimarães de Souza

Texto II

Quando um ex-ministro, na direção de seu carro, atropelou e matou um operário, que trafegava de bicicleta pelo acostamento, um juiz de Brasília entendeu que o puniria exemplarmente impondo-lhe o pagamento de algumas centenas de cestas básicas. Na visão desse juiz, matar a fome de cem famílias durante um mês compensa a vida de um homem. Estranha lógica.

O subjetivismo da pena alternativa permite que, em alguns casos, talvez na maioria, ela seja vista, com razão, como um disfarce para a impunidade. E em todos os casos fica para a sociedade a idéia de que a cadeia é só para os pobres.

Adaptado de www. jornal de debates.ig.com.br

Texto III

Parte do Judiciário – e também do Ministério Público – acha que a pena alternativa estimula a impunidade.

Vera Muller

Texto IV

Para conceder liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos da literatura.

http://forum.outerspace.com.br



35. MACKENZIE 2009 TRÂNSITO NAS METRÓPOLES



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Com 240 mil veículos a mais nas ruas de São Paulo nos últimos seis meses, que se uniram a uma frota de seis milhões, o carro é cada vez mais um pesadelo no qual os paulistanos se vêem imersos diariamente. Parado nos congestionamentos ou na disputa inglória por uma vaga livre para estacionar, o automóvel virou um trambolho que coloca em xeque a própria sobrevivência da metrópole.

Adaptado de Gustavo Fioratti

Texto II

São Paulo é uma das 32 cidades brasileiras que participam do Dia Mundial Sem Carro. O objetivo dos organizadores é que as pessoas deixem o carro em casa e usem o transporte público por um dia, para refletir sobre os prejuízos que o excesso de automóveis traz aomeio ambiente e sobre alternativas para a mobilidade urbana.

Adaptado de Folha de S.Paulo

Texto III

O Brasil chega ao final de 1960 com uma população de 65.755.000 habitantes e um total de 321.150 veículos produzidos desde o início da implantação do parque industrial automotivo. Mais de 90% das indústrias de autopeças foram instaladas na Grande São Paulo. E foi no Estado de São Paulo que ficou instalado o maior parque industrial da América Latina, dando um importante impulso para o rápido crescimento econômico paulista. A revolução automotiva da década de 1950 trouxe ao Estado paulista tecnologia de ponta, empregos, desenvolvimento industrial e uma nova relação de capital-trabalho, com o crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes. Hoje, o Estado produz mais de um milhão de veículos por ano.

www.investimentos.sp.gov.br



Texto IV

"Vendi meu carro! Não suporto o trânsito", dispara a publicitária Yeda Timerman. A história de ódio começou em 2004, quando Yeda ficou presa em um congestionamento na zona sul de São Paulo e teve uma crise de pânico. "Comecei a sentir falta de ar, secura na boca, o cinto de segurança me sufocava", lembra a publicitária, que teve de descer do automóvel e pedir ajuda na primeira loja que viu. O peculiar, no caso de Yeda, é que ela só tem as crises de pânico nas situações em que está dentro de um carro, parada por causa do famoso "excesso de veículos".

Adaptado de Iara Biderman



36. LEI SECA UFABC 2009



Editorial A lei seca e seus efeitos

Ninguém gosta de proibições. Mas está ficando tão difícil a vida nas cidades que algumas leis que implicam sérias restrições à liberdade de ação dos indivíduos começam a ganhar rápida popularidade. A lei do rodízio dos veículos que trafegam durante a semana no centro expandido da cidade de São Paulo é uma delas. Ninguém, nas atuais condições do transporte público, seria capaz de defender o fim desse sistema.

Também foi enorme o índice de aprovação à lei do Município que restringiu a poluição visual. A população estava tão acostumada a viver naquelas condições que o alívio só foi sentido plenamente quando as placas, painéis e outdoors foram definitivamente removidos. As normas antifumo também estão nessa categoria.

No mundo inteiro, as restrições nesse campo tendem a aumentar e são cada vez mais aceitas com naturalidade. O último caso de ampla aprovação de uma lei que restringe o consumo é a lei seca, que proíbe os motoristas em todo o Brasil de dirigirem seus veículos

depois de terem ingerido qualquer quantidade de bebida alcoólica. Alguns interesses saíram contrariados e fizeram questão de manifestar essa contrariedade. Este é especialmente o caso dos fabricantes de bebidas e o dos proprietários de bares e restaurantes.

Mas as primeiras pesquisas de opinião, provavelmente levantadas em condições ainda precárias, mostram que 73% da população aplaudiu a iniciativa.

Também são fortemente favoráveis os resultados que se seguiram às primeiras semanas de vigência da lei. As mortes violentas registradas pelo Instituto Médico Legal caíram 57% em São Paulo. E os casos de motoristas apanhados pelo bafômetro começaram a diminuir, o que parece comprovar que ela deverá ser observada.

São dados iniciais, longe de serem confiáveis, não só porque ainda não apresentaram a necessária densidade estatística, mas também porque julho é um mês atípico.

Além de ser marcado pelas férias escolares, apresenta trânsito menos caótico do que em outros períodos do ano na cidade, o que pode ter interferido na precisão desses números. Mesmo assim, não podem ser desconsiderados como indícios de que essa nova lei “vai

pegar” Mas os principais resultados ainda estão por vir.

Informações apresentadas pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo dão conta de que as despesas com atendimento de pronto-socorro e internação hospitalar em conseqüência de acidentes de trânsito queimam R$ 2,5 mil por hora do contribuinte do Estado. Com a redução do número de acidentes, o custo dos serviços públicos de assistência médica tende a cair substancialmente.

Se essa redução se confirmar, dentro de mais alguns meses será inevitável, também, a queda dos prêmios de seguro tanto de veículos como de seguro de vida. Números disponíveis da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização

(Fenaseg) mostram que apenas as indenizações pagas em conseqüência da colisão de veículos (54% do total )alcançaram R$ 2,5 bilhões no ano passado.

E, de quebra, a nova lei deve contribuir para combater o alcoolismo, não só por parte dos motoristas mas da própria população.

(Celso Ming, O Estado de S.Paulo, 24 de julho de 2008)



Segundo o texto, a chamada “lei seca”

a) mereceu aprovação unânime da população das cidades, só encontrando resistência dos motoristas.

b) deverá apresentar significativos reflexos nos custos públicos com atendimento a vítimas do trânsito.

c) teve resultados pouco significativos, se ponderado o desrespeito aos direitos de ação do indivíduo.

d) é menos benéfica para a sociedade do que se esperava, apesar dos claros sinais de ser uma lei que “vai pegar”.

e) deveria ter sido adotada há mais tempo, como forma de coibir os abusos praticados no trânsito.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui