Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS . QUESTÕES DE VESTIBULARES . JANEIRO DE 2008 -- 07/02/2009 - 11:58 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES – NOVEMBRO DE 2008 A JANEIRO DE 2009 .



HISTÓRIA ANTIGA





1 B 2 B 3 A 4 B



Resolução 5

a) Os jogos olímpicos eram os mais famosos, sendo realizados em Olímpia em homenagem a Zeus, divindade suprema na mitologia helênica , Durante os jogos valia a Paz Sagrada, sendo proibido atacar os peregrinos. Os atletas juravam lealdade entre si , disputando 6 provas - corrida, luta livre, pugilismo, lançamento de dardo, disco e corrida de caros. os vencedores recebiam uma coroa de louros e eram cantados pelos poetas. Valorizavam a força física e haviam também competições poéticas .

Os jogos olímpicos da Grécia ao contrário dos jogos olímpicos modernos não eram somente uma competição esportiva , mas um festival religioso ou um competição em homenagem aos deuses A vitória e a consagração nos jogos olímpicos demonstravam que uma cidade e seus cidadãos eram privilegiados ou favorecidos pelos deuses , portanto merecedores de admiração e respeito e isto era importante no jogo de poder entre as cidades gregas. Os jogos demonstravam ainda a superioridade do povo grego e eram uma oportunidade de confraternização entre as cidades Estado .

B) No teatro grego a encenação era feita somente com homens, usando máscaras (persona) representando os papéis femininos. A representação era feita em anfiteatros ou ao ar livre . Os gregos desenvolveram principalmente tragédias e comédias . Os temas exaltavam o sentimento patriótico , a relação do homem com os deuses e no caso das comédias a satirização de aspectos da vida social e política



6 A



Questão 7 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) O texto menciona duas visões opostas sobre a queda de Roma: para os pagãos, ela teria sido causada pelo abandono da religião romana, em virtude da disseminação dos maus princípios cristãos; para os cristãos, a causa se encontraria nos costumes dos romanos, que eram dissolutos, preguiçosos e luxuriosos.

b) Poderiam ser apontados três diferentes momentos na relação entre o Império Romano e a religião cristã: no início temos, um período em que os cristãos eram perseguidos; após o Edito de Milão (313), o Império concede liberdade de culto; finalmente, com o Edito de Tessalônica (391), o cristianismo torna-se religião oficial do Império.





HISTÓRIA MEDIEVAL



Resolução 1

a) A Sociedade feudal desenvolveu uma intrincada estrutura de poder entre os nobres , que implicava em relações de reciprocidade denominadas relações de suserania e vassalagem . Por intermédio destas relações os senhores mais poderosos cediam áreas de terra de seu domínio , chamadas de feudos , juntamente com uma declaração mútua de direitos e deveres .Eram relações costumeiras , pessoais e hereditárias . O vassalo devia fidelidade ao suserano que por sua vez tinha obrigação de protegê-lo

b) A servidão, era uma obrigação imposta ao produtor pela força, independentemente de sua vontade, no sentido de cumprir certas exigências econômicas de um senhor, quer sob a forma de serviços a serem prestados, ou de tributos a serem pagos em dinheiro ou espécie. Os servos eram ligados ao feudo , não podendo dele sair sem a autorização do senhor feudal. Muitas eram as suas obrigações , chegando a atingir 50% da produção camponesa: O senhor devia proteção ao servo e á sua família.



2 E 3 D 4 C



HISTÓRIA MODERNA



1 E 2 B



Questão 3 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Conforme o texto, com sua viagem, Colombo tinha como objetivos defender a religião cristã em todas as partes do mundo e a obter fundos para financiar uma nova cruzada.

b) Fundamentalmente o candidato deveria identificar o caráter das cruzadas como uma guerra santa, isto é, expedições militares promovidas pelos cristãos contra os infiéis. Poderiam ser mencionados como objetivos das cruzadas, por exemplo, a retomada de Jerusalém, que estava em poder dos muçulmanos, ou os interesses europeus na expansão de suas relações comerciais.



4 D 5 B 6 C 7 C 8 A 9 B 10 B 11 D 12 D 13 A 14 E



Resolução 15

a) no âmbito político com o enfraquecimento da Igreja, houve o fortalecimento da autoridade real e no âmbito religioso ocorreu a divisão da cristandade com o surgimento de diversas seitas protestantes .

b) No âmbito sócio-econômico maior destaque deve ser dado à reforma calvinista que adotou nova postura com relação à atividade econômica e ao trabalho , contribuindo segundo Weber , para a consolidação da ética capitalista , mudando a concepção sobre riqueza , até então execrada pela Igreja Católica .



Questão 16 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) O aluno deveria perceber, a partir da leitura do texto, que, para Lutero, o homem não pode salvar-se por seus próprios esforços, mas pela fé na justiça divina. Lutero acreditava também na predestinação, isto é, alguns homens estariam predestinados à salvação e outros à condenação eterna.

b) Poderiam ser mencionados vários aspectos da Contra-Reforma, entre eles a fundação de ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, a elaboração de um Índice dos Livros Proibidos e a criação de seminários.



17 B



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX



1 A 2 A



Questão 3 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Nesse item o candidato deveria perceber que, segundo o texto, havia mais de uma razão para os camponeses matarem coelhos e pombos: por um lado, os animais destruíam a produção agrícola dos camponeses; por outro, sendo a caça um direito exclusivo da nobreza, a matança desses animais simbolizava uma afronta a um privilégio

aristocrático.

b) O candidato poderia mencionar, entre outros, os seguintes privilégios eliminados pela Revolução Francesa: a exclusividade na caça, a cobrança de obrigações feudais pela nobreza, o uso de títulos de nobreza, a exploração do trabalho servil, a existência de tribunais especiais para os nobres, a isenção de impostos, a exclusividade no

exercício de altos cargos na administração pública, justiça, exército e Igreja, entre outros.



4 C 5 B 6 E



Questão 7 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) A exclusão social dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra de Secessão está relacionada, segundo o texto, a três fatores: o surgimento de uma organização terrorista, a Ku Klux Klan, que perseguia os negros e seus aliados; a falta da apoio financeiro dos bancos ao projeto dos Republicanos Radicais após a Depressão de 1873; e o descrédito desse grupo perante o público em função de sua tolerância à corrupção.

b) O candidato poderia mencionar fatores como as diferenças entre os modelos econômicos do norte (industrial) e do sul (agrário), além de disputas decorrentes dessas diferenças, como a posição de cada região em relação ao protecionismo econômico e à abolição da escravidão.



HISTÓRIA SÉCULO XX



Resolução 1



a) a Revolução Russa de 1917 representou o fim do regime czarista ,último remanescente do Antigo Regime e o antigo sistema colonial chegou ao fim por definitivo com a Revolução dos Cravos em Portugal em 1974 que acabou com o que restava do Império Colonial Português.

b) O Antigo Regime era incompatível com o evolução social e econômica desencadeada a partir da Revolução Industrial . A Revolução Francesa de 1789 marcou o início do fim do Antigo Regime, pois acabou com o absolutismo na França e espalhou as idéias de liberdade , igualdade e fraternidade pelo mundo todo .



2 D 3 C 4 B 5 A 6 D 7 A



Questão 8 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) De acordo com o texto, a separação entre religião e Estado após a Independência da Índia teria sido motivada pelas rivalidades religiosas entre hindus e muçulmanos, que poderiam levar a um massacre da minoria muçulmana pela maioria hindu.

b) O candidato deveria exemplificar os métodos não-violentos adotados por Gandhi, como os jejuns, a desobediência civil, o boicote aos produtos ingleses, entre outros.



Questão 9 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Segundo Steve Biko, os negros deviam reescrever a história da colonização sul-africana para desenvolver sua consciência, uma vez que a história escrita pelos colonizadores brancos não era imparcial, omitindo a resistência negra à dominação e desconsiderando a história que precedeu a chegada dos holandeses.

b) O regime denominado Apartheid é definido, principalmente, como uma política oficial, promovida pelo Estado, de segregação racial.



10 A



Resolução 11



a) o continente africano ocupa posição periférica na nova ordem mundial basicamente como fornecedor de matérias primas agrícolas e minérios , principalmente o petróleo . A colonização européia impediu o desenvolvimento econômico do continente e após a descolonização , os conflitos tribais impediram um significativo processo de industrialização .

b) A “Partilha da África , realizada no final do século XIX , representou uma divisão do território africano segundo os interesses das potências européias , ignorando completamente a organização política e social dos povos africanos . Com o processo de descolonização , surgiram com toda a força os movimentos de variadas etnias cujos interesses nada tinham a ver com as fronteiras artificiais criadas e o continente se transformou em um barril de pólvora , passando a predominar o conflito étnico e a luta pelo controle das riquezas minerais com resultados devastadores para a população como um todo .



12 B 13 B 14 A 15 E 16 D 17 D 18 E 19 B 20 A



Resolução 21



a) A idéia de terceira via foi cunhada pelo sociólogo inglês Anthony Giddens e expressa uma alternativa política entre o liberalismo puro de um lado e o estado do bem estar social de outro. Seria uma espécie de meio termo , uma resposta da social democracia à globalização e à revolução da informação . É a tentativa de , dentro do Capitalismo , conseguir maior justiça social e distribuição de renda. Entre os defensores desta posição política podem ser citados Tony Blair , primeiro ministro inglês e Fernando Henrique Cardoso.

b) O “Terceiro Setor é formado pelas chamadas ONG – Organizações não Governamentais , que cresceram principalmente a partir dos anos 1980 em diversos setores , principalmente com relação ao meio ambiente e social . Surgiram como respostas de setores da sociedade privada para cobrir lacunas ou falhas da ação governamental . Como exemplos podem ser citados o Greenpeace”, O “Médicos sem Fronteiras “ , e no Brasil a “SOS Mata Atlântica entre outras .



Resolução 22



a) A Unasul – União das Nações Sul-Americanas foi instituída formalmente , em Brasília , em 23 de maio de 2008 , com a assinatura do Tratado Constitutivo por 11 presidentes e um vice-presidente : presidentes da Argentina , Bolívia , Brasil, Chile , Colômbia , Equador, Guiana , Paraguai, Peru , Suriname , Venezuela e vice-presidente do Uruguai . O continente passa a ter personalidade jurídica , ou seja status de organização internacional , reconhecida na ONU e capaz de negociar com outros países , blocos de países e instâncias multilaterais , como a União Européia .Pelos governos participantes deve integrar o Mercosul , a CAN – Comunidade Andina das Nações e a Alba .

b ) Fortalecimento do diálogo político entre Estados para reforçar a integração sul-americana e a participação no cenário internacional . Integração energética para o aproveitamento integral , sustentável e solidário dos recursos da região. Desenvolvimento de uma infra-estrutura para a interconexão da região . Integração financeira mediante a adoção de mecanismos compatíveis com as políticas econômicas e fiscais dos Estados Membros. Consolidação de uma identidade sul-americana. Cooperação econômica e comercial para consolidar um processo inovador , dinâmico , transparente e equilibrado. Integração produtiva , com atenção às pequenas e médias empresas e cooperativas . Para o Brasil representa uma tentativa de exercer uma liderança continental reforçando o esforço do país em ter maior presença em esferas internacionais , em particular participar do Conselho de Segurança da ONU .





Resolução 23



a) NA América Latina, na década de 1960 foi constituída a ALALC – Associação latino Americana de Livre Comércio e que nos anos 1980 passou a ser chamada de ALADI ( Associação Latino Americana de Integração . Outra organização foi o Pacto Andino formado em 1969 , composto pela Venezuela , Colômbia, Equador , Peru e Bolívia e o Chile que depois se retirou em 1973 . Essa organização hoje é conhecida como a Comunidade Andina .

b) A idéia de “regionalismo aberto” teve como produto a criação da UNASUL em 2004, pela Declaração de Cuzco ( Peru) , mas que só se constituí efetivamente em 2008 , buscando a integração dos países da América do Sul nos moldes da União Européia . Entre seus objetivos estão : Fortalecimento do diálogo político entre Estados para reforçar a integração sul-americana e a participação no cenário internacional. Integração energética para o aproveitamento integral , sustentável e solidário dos recursos da região. Desenvolvimento de uma infra-estrutura para a interconexão da região . Integração financeira mediante a adoção de mecanismos compatíveis com as políticas econômicas e fiscais dos Estados Membros.Consolidação de uma identidade sul-americana. Cooperação econômica e comercial para consolidar um processo inovador , dinâmico , transparente e equilibrado.Integração produtiva , com atenção às pequenas e médias empresas e cooperativas .



24 B



Resolução 25



A revolução mexicana começou com Francisco Madero liderando a luta da burguesia marginalizada contra Diaz , mas destacou-se pela grande mobilização do campesinato , principalmente no sul do país , devido á grande concentração fundiária , com a liderança de Emiliano Zapata que após a deposição do ditador como não saiu a reforma agrária , propôs a sua própria, o Plano de Ayala, que acabou não sendo efetivada.

b) A Revolução Cubana também representou uma luta contra a ditadura , mas seu líder Fidel Castro acabou aderindo ao socialismo , com a estatização das grandes propriedades rurais e das empresas estrangeiras , transformando Cuba no primeiro Estado socialista do mundo ocidental e tornando-se inimigo preferencial dos EUA .



25 A 27 C 28 B 29 E 30 C 31 C



Resolução 32



a) O fim da URSS , com a maior liberalização política possibilitou o crescimento dos movimentos nacionais separatistas que estavam adormecidos . O governo de Stalin promoveu a russificação de regiões e o deslocamento forçado de populações gerando tensões que ficaram submersas no período ditatorial . A URSS apresentava grande diversidade étnica , religiosa e cultural e que agora está aflorando em sua plenitude .

b) A Rússia tem agido com força contra antigas províncias que se separaram e adotam política independente . A Geórgia alinhou-se aos interesses dos EUA e da União Européia e por isso encontra forte oposição russa que se concretizou na ação militar em defesa da independência da Ossétia do Sul e da Abkhazia , territórios pertencentes à Geórgia .

c) A Chechênia é outro exemplo de movimento separatista que deu origem a um conflito militar e a atentados terroristas em território russo .



33 C 34 E



Resolução 35



a) A criação do Estado de Israel foi uma vitória do movimento sionista , surgido no final do século XIX e que foi reforçada pelo holocausto judaico durante a Segundo Guerra Mundial o que levou a ONU a chancelar a criação do Estado de Israel em 1948 .

b) Israel foi criado em um território onde existia a antiga Palestina , obrigando ao deslocamento de milhares de palestinos , parte deles para a Cisjordânia e a Faixa de Gaza e outra parte para países vizinhos como o Egito, a Jordânia e o Líbano . Daí os palestinos e parte dos árabes não aceitarem a existência do Estado de Israel , gerando um conflito permanente que se estende desde então .



36 C 37 D 38 E 39 D



Resolução 40



a) As “tradições inventadas” pelos Estados compreendem entre outras , o hino nacional , o culto á bandeira e a outros símbolos nacionais e a comemoração de datas históricas nacionais .

b) o acontecimento mais significativo no final do século XX foi o fim da URSS em 1990-1991 , considerando a grande ênfase no conceito de “pátria soviética” desenvolvida pelos comunistas que chegaram inclusive a estimular a delação de filhos contra pais .



41 E



Resolução 42



a) O deslocamento ocorre pela busca de melhores condições de vida , mas principalmente nos países mencionados por problemas relacionados a conflitos militares , guerras tribais como no Congo , Somália , conflitos entre árabes e judeus na Palestina e as guerras de combate ao terrorismo no Afeganistão e Iraque .

b) O Afeganistão na década de 1980 sofreu intervenção soviética que fracassou e em 2001 foi atacado por forças da Otan, lideradas pelos EUA com o objetivo de afastar o governo Taleban que apoiava a organização terrorista AlQaeda de Osama bin Laden . Os afegãos exilados foram principalmente para países vizinhos como o Paquistão , causando problemas étnicos pois muitos são Pashtun e no Irã , causando problemas religiosos pois os iranianos são xiitas e os afegãos sunitas . A emigração para países europeus ocorre em menor número para países que oferecem melhores condições de vida , aceitam refugiados políticos e possuem grande população muçulmana , agravando os problemas de xenofobia nestes países , principalmente devido á baixa condição financeira e qualificação dos afegãos.



ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA



Resolução 1



a) O quadro revela as grandes disparidades regionais que os indicadores sócio-econômicos , entre os quais o analfabetismo , apresentam no Brasil . Sul e Sudeste apresentam os menores índices de analfabetismo , Centro Oeste e Norte ocupam posições intermediárias e os piores indicadores estão no Nordeste . A melhor escolaridade dos habitantes do sul e sudeste atrai mais investimentos para estas regiões , porém esta realidade mudou significativamente nos últimos anos a partir de oferta de subsídios por Estados e Municípios e melhora da qualificação de parte da população e portanto os indicadores econômicos do Nordeste tendem a melhorar progressivamente .

b ) A maior taxa de analfabetismo entre os países citados é a do Haiti . Trata-se de país que apresentou grande instabilidade política nas últimas décadas e que atualmente apresenta a presença de tropas de intervenção da ONU , comandada pelo exército brasileiro , instabilidade que resultou em um país totalmente desestruturado social e economicamente , o que se reflete em indicadores sociais muito negativos como a taxa de analfabetismo .



2 B 3 D 4 C 5 E 6 C 7 C 8 D 9 C 10 A 11 B 12 C 13 B 14 E 15 C 16 D 17 D



Resolução 18



a) Nas cidades antigas os juros eram erguidos como forma de defesa contra a invasão de inimigos externos . Nas cidades contemporâneas os muros são erguidos como forma de defesa contra inimigos internos ou seja, contra ladrões .

b) a segregação espacial e a discriminação social nos centros urbanos contemporâneos ocorre devido ao brutal aumento da violência e da criminalidade .



19 B 20 C





BRASIL COLÕNIA



1 C 2 C 3 E



Questão 4

a) Manuel da Nóbrega expressa a visão católica que justificou a conquista e a colonização da América de que os indígenas eram uma raça inferior , sem cultura e religião e por isso justificava-se a colonização pelos europeus , uma raça superior . Montaigne já demonstra o pensamento renascentista , com a valorização do antropocentrismo e do racionalismo , assinalando a diversidade entre povos e culturas .

b) A concepção que prevaleceu foi a da superioridade da cultura européia e o resultado foi a destruição da cultura indígena , com parte dizimada pelos colonizadores e a parte restante aculturada na sociedade construída pelos europeus .



Questão 5



Em São Paulo o bandeirismo de apresamento justifica o grande número de índios escravizados , e o menor número de escravos negros se justifica pelo fato de que até 1800 o tráfico negreiro direcionou-se primeiramente para o Nordeste , por causa da produção açucareira e depois de 1700 para a região de Minas Gerais por causa da produção aurífera .

b) a escravização de índios era permitida pelo governo português nos casos de “guerra justa” , ou seja, reação a ataques de indígenas , até ser extinta em 1759 por Pombal .



6 D 7 B



Questão 8



a) Segundo o texto, Portugal beneficiou-se ao ganhar acesso aos mercados, frotas e prata espanhóis, enquanto a Espanha usufruía do comércio com a Índia, a Costa da África e o Brasil, além de ter acesso a um importante porto atlântico.

b) O sebastianismo foi a crença no retorno de D. Sebastião, rei de Portugal desaparecido na guerra contra os mouros. Essa crença explica-se pelo contexto da União Ibérica, já que foi, o desaparecimento do rei a causa da anexação de Portugal à Espanha. O seu retorno significaria a libertação de Portugal do jugo espanhol.





Questão 9 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Segundo o texto, a originalidade de algumas revoltas ocorridas na primeira metade do século XVIII consistia na contestação dos direitos do Rei e na participação dos estratos sociais inferiores.

b) Diferentemente do que ocorria nas revoltas da primeira metade do século XVIII, a participação na Inconfidência Mineira era restrita às camadas mais abastadas da sociedade. Além disso, a Inconfidência tinha um conteúdo ideológico emancipacionista e republicano.





BRASIL MONARQUIA



1 C 2 E 3 E



Questão 4 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) A partir do texto, o candidato deveria perceber duas mudanças significativas ocorridas em 1808 quanto ao tráfico negreiro. Por um lado, ele foi proibido tanto nos Estado Unidos quanto no Império Britânico; por outro lado, no Império Português ocorreu a intensificação do tráfico de escravos, que entravam em quantidade cada vez maior no porto do Rio de Janeiro.

b) Entre os interesses do Império Britânico na proibição do tráfico negreiro, o candidato poderia mencionar: a formação de um mercado consumidor para os produtos britânicos por meio da generalização do trabalho assalariado e a necessidade de reduzir a presença de comerciantes luso-brasileiros na África, onde os ingleses buscavam se fixar.



5 D



Resolução 6



a) Milhares de escravos participaram da Guerra do Paraguai como soldados nos batalhões de voluntários e a ilustração expressa o inconformismo de grande parte do exército com a continuidade da escravidão .

b) A Guerra do Paraguai estimulou o movimento abolicionista e diante da inércia do império diante da continuidade da escravidão contribuiu para o fortalecimento do movimento republicano e contribuiu para o fortalecimento do Exército que se tornou um ator político de peso , com grande número de oficiais aderindo a idéias republicanas .



Questão 7 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP

a) O sistema político brasileiro concebido em 1822 poderia ser definido como uma monarquia constitucional, cuja Constituição previa a existência de um quarto poder, o Poder Moderador. Além disso, o candidato poderia mencionar um senado vitalício e o voto censitário, entre outras características.

b) O desequilíbrio entre o poder econômico e o poder político na segunda metade do século XIX pode ser relacionado, por exemplo, a transformações econômicas como a decadência da economia açucareira no Nordeste ou a decadência da economia cafeeira no Vale do Paraíba, frente à expansão da cafeicultura no Oeste Paulista.



BRASIL REPÚBLICA VELHA



Questão 1 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) O texto aponta dois significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana: um que o aproxima da imagem de Cristo e outro que o identifica ao jacobinismo, setor mais radical do Partido Republicano.

b) Os primeiros governos da república, também conhecidos como República da Espada, foram exercidos por militares e enfrentaram contestações como a Revolta da Armada, a Revolta Federalista e movimentos que defendiam a restauração da monarquia. Essas contestações foram enfrentadas com uma violenta repressão que incluiu o estado de sítio e o desterro dos adversários. Além disso, entre outras características, poderia ser mencionada a política econômica que levou ao encilhamento.





Resolução 2



a) a “política do café com leite” , expressa a aliança entre as oligarquias paulista ( café) e mineira ( leite) , para controlar o poder político em nível federal . Como resultado , a maioria dos presidentes da república no período da Primeira República foi alternadamente exercidas por indicados de paulistas e mineiros .

b) no final de década de 1920 o esquema implodiu porque o paulista Washington Luis , ligado á oligarquia paulista , indicou para sucedê-lo outro paulista Júlio Prestes . quando deveria ser a vez do mineiro Antonio Carlos de Andrada . Com isso , Minas criou com a Paraíba e o Rio Grande do Sul , a “Aliança Liberal”, que lançaria Getúlio Vargas à presidência e depois Vargas comandou o golpe que acabou com a Primeira República .



3 D 4 C



Resolução 5



a) a expansão industrial ocorrida no período 1914-1920 encontra justificativa na eclosão da Primeira Guerra Mundial que provocou a diminuição das importações brasileiras em virtude da guerra e que estimulou a substituição de parte destas importações por produtos nacionais , principalmente de bens de consumo não duráveis, daí o surto industrial mostrado pelas estatísticas .

b) durante a República Velha a questão social era chamada de “questão de polícia”, daí a defasagem entre os salários e o custo de vida . Os operários começaram a se organizar , principalmente com a experiência dos imigrantes europeus que haviam sido operários na Itália e os primeiros sindicatos com orientação anarcosindicalista começaram a agir , tendo ocorrido em 1917 em São Paulo a primeira greve geral . A mobilização operária refletiu-se em melhoras dos salários a partir de 1917 .



6 A 7 A 8 A 9 C



PERÍODO VARGAS



1 C 2 B 3 B 4 E 5 B 6 D



Questão 7 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) A partir da leitura do texto, o candidato poderia mencionar a importância dos personagens de Walt Disney para: glorificar o estilo de vida americano, fazer a propaganda da Política de Boa Vizinhança e defender o livre mercado como uma forma de combater o nacionalismo, o fascismo e o comunismo.

b) O governo Vargas tentou manter uma política de neutralidade até 1942, quando o Brasil entrou na guerra contra o Eixo, após navios brasileiros terem sido torpedeados por submarinos alemães. Além de enviar tropas da FEB para combaterem na Europa, o governo Vargas também cedeu bases militares localizadas no Nordeste para uso dos aliados.





BRASIL 1946 – 1964



1C 2 A 3 E



Resolução 4

a) A construção de Brasília fazia parte do Plano de Metas de Juscelino e era justificada pela absurda idéia de que para garantir a integração nacional era necessária a dispensiosa e desnecessária para a época , construção de uma capital no interior do país . Juscelino quis dar uma idéia de modernidade com base na arquitetura e não na economia .

a) A mudança da capital para o interior do país contribuiu para distanciar o centro das decisões políticas das regiões mais desenvolvidas do país , criando uma verdadeira “ilha da fantasia” . Grande parte da articulação política continuou a ocorrer em São Paulo e Rio de Janeiro . Apesar do custo absurdo , a mudança da capital para o Centro-Oeste acabou criando em seu entorno um pólo de desenvolvimento , mais demográfico do que econômico .



5 A 6 A



HISTÓRIA DO BRASIL 1964 – 1985



1 C 2 D 3 E 4 D



Questão 5 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) A importância das greves do ABC pode ser notada, por exemplo, no fortalecimento do movimento sindical nesse período, no surgimento de novas lideranças políticas como Luís Inácio Lula da Silva, ou na criação de um novo partido, o Partido dos Trabalhadores.

b) A abertura do regime militar, caracterizada como lenta e gradual, foi marcada por diversas medidas políticas, como a suspensão do AI-5, a anistia de exilados políticos, a volta do pluripartidarismo e a realização de eleições diretas para governador.



HISTÓRIA DO BRASIL 1985-2008



1 A



Resolução 2



a) Em 1968 foram organizadas grandes greves em Osasco-SP e Contagem-MG . Com a edição do AI-5 as greves diminuíram temporariamente , voltando a crescer em 1979 com as greves no ABC e na fase final do regime militar fortaleceu-se a luta sindical com a fundação do PT em 1982 e da CUT em 1983 .

a) A globalização e a abertura econômica a partir de 1990 obrigaram a indústria brasileira a ajustar-se à concorrência externa , caso contrário poderia desaparecer . Este ajuste refletiu-se em programas de melhora de produtividade , novas tecnologias , que enfraqueceram a posição dos trabalhadores gerando em alguns setores desemprego e arrocho salarial



3 B 4 B 5 B 7 E





ATUALIDADES BRASIL



1D 2 E 3 D 4 D 5 D 6 A



Questão 7 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



a) Na produção pecuária a produtividade é medida a partir do número de animais por hectare. A pecuária intensiva é aquela cuja prática pressupõe recursos tecnológicos avançados (biotecnologia, insumos, etc.), gado confinado, uso de ração, pasto cultivado, reprodução por inseminação artificial, controle sanitário, mão-de-obra qualificada, elevado investimento, resultando em altos índices de produtividade. A pecuária extensiva é aquela

desenvolvida em grandes extensões de terra, com gado solto, geralmente sem grandes aplicações de investimentos financeiros e recursos veterinários e tecnológicos importantes, muitas vezes com problemas sanitários. Geralmente a dieta alimentar do gado limita-se ao pasto nativo, resultando em baixa produtividade de carne e de leite.

b) O Pantanal é uma unidade geomorfológica localizada nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Corresponde ao conjunto de vegetação que se desenvolve nas proximidades dos rios da bacia do Rio Paraguai, com altitude entre 100 e 200 metros. As enchentes dos rios, de outubro a março, cobrem vastas regiões, que podem se mostrar secas de abril a setembro. Esses fenômenos propiciam grande quantidade de áreas dotadas de condições ecológicas as mais diferentes. O relevo plano em grande extensão e as pastagens naturais favorecem a prática da pecuária.



Resolução 8



a) a pecuária no Brasil colonial iniciou-se como atividade complementar à produção de cana de açúcar no Nordeste , para garantir fonte de alimento para a população . O gado avançou pelo sertão adentro , ocupando o Vale do São Francisco , que recebeu o apelido de rio dos Currais e na direção norte , ocupando o Vale do Parnaíba , formando os Estados do Piauí , Maranhão e Ceará .

b) Atualmente o gado que já ocupou grande parte do Centro Oeste , avança em direção á região Norte , na borda da floresta amazônica , sendo a pecuária apontada como a principal causa de desmatamento da região , favorecida pelas estradas que cortam a região e pela consolidação da cultura de soja e algodão no Centro-Oeste





Resolução 9



a) O crescimento do cultivo de cana-de-açúcar se deu a partir das décadas de 1970 e 1980 , com o advendo do pro-Álcool e se consolidou na década de 1990 , com o surgimento dos motores flex , de uso simultâneo de álcool e gasolina . A cana de açúcar necessita o uso de grande quantidade de mão de obra para a colheita gerando grande deslocamento de trabalhadores para áreas periféricas das cidades para esta atividade durante parte do ano . Porém, com a mecanização , esta demanda está com seus dias contados . A expansão das lavouras canavieiras levou à redução de áreas dedicadas ao cultivo de alimentos como arroz e feijão , resultando em alta de preços destes produtos . Atualmente , com o esgotamento da disponibilidade de terras em São Paulo , a cana está se expandindo pelo Centro Oeste : Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás e pelo Estado de Tocantins , nas bordas da região amazônica .

b) as políticas de segurança alimentar visam garantir o abastecimento de alimentos para toda a população, o combate à fome e estimular a produção da agricultura familiar , ameaçada pela expansão da agricultura empresarial voltado aos produtos destinados à indústria e à exportação .



10 B 11 E



Resolução 12

a) Balança Comercial é o conceito em economia que representa a diferença aritmética entre exportações e importações , sendo o saldo comercial positivo (superávit), ou ou negativo (déficit). O Balanço de Pagamentos é uma conta mais ampla que inclui a totalidade das relações econômicas com o exterior , incluindo a Balança Comercial e as transações financeiras – fluxos de capitais em investimentos em títulos , bolsas de valores e outros , investimento direto , pagamento de dívidas externas e remessas de lucros, entre outros.

b) Com o Plano Real em 1994 foi modificada a política cambial e o dólar ficou estabilizado em relação ao Real . Com a valorização do Real , adicionado á abertura das importações a inflação ficou sob controle , mas aumentaram acentuadamente as importações do país , gerando elevados déficits comerciais , situação que perdurou até 1999 , quando ficou insustentável e levou ao fim da política de câmbio fixo , reduzindo o déficit comercial a partir de 2.000



13 E 14 D 15 E 16 A 17 B 18 E 19 C



Resolução 20

a) A desconcentração do parque industrial se justifica pelos altos custos decorrentes do funcionamento de indústrias nos tradicionais centros industriais . Nestas áreas o processo de concentração urbana elevou os custos industriais pelo encarecimento dos terrenos , maiores despesas de transportes , restrições ambientais à atividade industrial entre outros e o maior grau de organização dos trabalhadores nestas áreas também constitui-se em estímulo para muitas industrias mudarem para áreas onde essa organização é menor diminuindo risco de greves .

Por outro lado muitos Estados e prefeituras , com políticas de industrialização , ofereceram inúmeros benefícios fiscais e incentivos , tornando atrativas a instalação de indústrias em seus territórios .

b) Na economia moderna o setor de serviços tende a crescer cada vez mais devido à maior complexidade da economia que exige uma diversificação na atividades complementares e ao avanço da tecnologia que permite o crescimento do setor de serviços . É um setor menos propício á automatização ocorrida no setor industrial e que emprega grande quantidade de mão de obra seja de alta ou de baixa qualificação , daí tornar-se o maior empregador do país .



21 B 22 C 23 C 24 B 25 D 26 B 27 D 28 E 29 B 30 D 31 E 32 A 33 D 36 B

gaba
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui