Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A paixão dos gaúchos -- 12/02/2009 - 23:40 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A paixão dos gaúchos

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



É indiscutível que o Gre-Nal mexe com os corações dos gaúchos. Há 100 anos esse clássico tem a capacidade de alterar nossa rotina e nossas emoções.

Tenho um amigo que em dia de Gre-Nal pega seu carro e vai passear por pacatas estradas interioranas. É a solução encontrada para fugir da tensão do clássico que, para ele, é um martírio.

E quando o Gre-Nal acontece em campos do interior, como o realizado no Colosso da Lagoa em Erechim, o interior é envolvido pelo clássico e ansiedade que o antecede. Como vimos, Erechim e as cidades vizinhas viveram intensamente essa paixão.

Então, todos nós, fervorosos torcedores nos preparamos para assistir esse confronto pampeano. Essa eterna e estimulante dualidade gaudéria. Essa epopeia esportiva farrapa. Nossos amuletos e superstições ficam ao alcance da mão e da memória para uma emergência.

Mas o que aconteceu quando a maioria dos gaúchos postou-se diante da TV e procurou pelos canais o tão esperado jogo? Não encontrou. O clássico Gre-Nal era apenas transmitido para quem tinha a assinatura do pay-per-view. Assim, os gaúchos amarguraram um final de domingo ouvindo o jogo pelo rádio.

Atualmente, nossos maiores craques jogam no exterior. A seleção Canarinho é composta, em quase sua totalidade, por esses craques que jogam fora do Brasil. Os chamados estrangeiros. A TV Bandeirantes transmite ao vivo os jogos do campeonato italiano. Em alguns momentos o SporTV coloca os jogos dos campeonatos espanhol e francês. Nossos jovens torcedores vestem camisetas do Milan, Barcelona e Manchester. Nossos piás sonham algum dia jogar no exterior, mesmo que, sabemos todos, com remota possibilidade.

Acho que um simples jogo que não foi transmitido em canal aberto ou pela TV a cabo, não é motivo para arranhar nossa paixão de torcedor, mas é desolador, é desanimador. Foi irritante ver os comentaristas da TVCom encherem linguiça durante alguns momentos do jogo. Espero que os cartolas estejam atentos. Se é que o interesse dos dirigentes seja, realmente, o torcedor.

Conheço um adolescente, filho de um amigo, que sabe a escalação do Barcelona e do Milan e uma das camisetas que usa tem o nome de Alexandre Pato nas costas. É um assíduo assistente dos jogos do campeonato italiano. É um fanático torcedor do Internacional, mas também torce pelo Milan da Itália.

No dia do Gre-Nal, colocou sua camiseta do Inter e ficou escutando pelo rádio, certamente, com a certeza que na semana seguinte a Band transmitirá, ao vivo, um jogo do Milan.

Enfim, irritado pelo pay-per-view, feliz pelo resultado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui