Usina de Letras
Usina de Letras
299 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->Vícios da lingua pátria -- 16/04/2010 - 21:22 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais==>>>Eu, na gaita, e Eduardo Toledo, no arranjo e na voz. Clique com o dedo direito no meu nome e peça para abrir em outra janela===>>>>Elpidio Toledo mais ===>>> Einstein no caminho de Drummond. Ein Stein...uma pedra...


texto


Vícios de linguagem.


Erros de concordância
Errado
:
Considerou o mandado de segurança intempestiva.
O adjetivo intempestivo modifica o substantivo mandado e com este deve concordar.
Certo:
Considerou o mandado de segurança intempestivo.
Errado
:
Foi atendido, ao que se colhe do acórdão impugnado, os partidos que se expressaram pela maioria.
A forma verbal foi atendido deve concordar com o sujeito os partidos.
Certo:
Foram atendidos
, ao que se colhe do acórdão impugnado, os partidos que se expressaram pela maioria.
Erros de regência
Errado:
A decisão do julgamento provocou um clima adverso com a Justiça.
O termo adverso rege a preposição a ou (mais raro) de , e não com .
Certo:
A decisão do julgamento provocou um clima adverso à Justiça.
Errado
:
A Justiça exigia a presença de peritos de legislação trabalhista no processo.
O termo perito rege a preposição em , e não de .
Certo:
A Justiça exigia a presença de peritos em legislação trabalhista no processo.
Erros de paralelismo
1. Duas orações subordinadas estruturadas de formas diferentes para ideias equivalentes.
Errado:
Pediu aos concorrentes agilizar os pedidos de inscrição e que, em caso de dúvida, recorressem aos tribunais regionais.
Esse período apresenta uma oração subordinada reduzida de infinitivo e outra desenvolvida. A forma adequada seria utilizar duas reduzidas ou duas desenvolvidas, como a seguir.
Certo:
Pediu aos concorrentes agilizar os pedidos de inscrição e, em caso de dúvida, recorrer aos tribunais regionais.
ou
Pediu aos concorrentes que agilizassem os pedidos de inscrição e, em caso de dúvida, recorressem aos tribunais regionais.
2. Substantivos coordenados com orações reduzidas de infinitivo.
Errado:
Em seu voto, o relator demonstrou conhecimento, não ser inseguro e parcial, ter bom senso.
Nesse exemplo, o erro está em não haver coordenação de palavras da mesma classe gramatical (conhecimento, não ser seguro e parcial, ter bom senso). A solução está em usar apenas substantivos ou formas oracionais reduzidas, como a seguir.
Certo:
Em seu voto, o relator demonstrou conhecimento, segurança, imparcialidade e bom senso.
ou Em seu voto, o relator demonstrou ser seguro e imparcial, ter conhecimento e bom senso.
Erros de comparação

Deve-se evitar a omissão de certos termos nas comparações, sob pena de comprometer a clareza, como nos exemplos:
Errado:
Obteve um total de votos maior do que o adversário.
Nessa construção, estabeleceu-se uma comparação entre o total de votos e o adversário, quando o certo é comparar apenas o total de votos de cada um.
Certo:
Obteve um total de votos maior do que o total do adversário.
ou Obteve um total de votos maior do que o do adversário.
Ambiguidade
Ambíguo
:
O governador e o prefeito se desentenderam por causa de sua má gestão.
De quem é a má gestão, do governador ou do prefeito? A ambiguidade da frase poderá ser eliminada com uma das opções:
a) O governador e o prefeito se desentenderam por causa da má gestão do prefeito (ou deste último) – se a má gestão é do prefeito;
b) O governador e o prefeito se desentenderam por causa da má gestão do governador (ou do primeiro) – se a má gestão é do governador.
Repetição de palavras no parágrafo.
O presidente da nossa empresa é primo do presidente daquela transportadora, sendo um presidente muito ativo;
Queísmo
Uso exagerado do “que” no mesmo período ou parágrafo.
Solicitei-lhe que me remetesse o parecer que me prometera a fim de que eu pudesse concluir a análise que me fora solicitada.
Chavão
É lugar comum, clichê. Observe exemplos: a cada dia que passa; a olhos vistos; abrir com chave de ouro; acertar os ponteiros; ao apagar das luzes; assolar o país; voltar à estaca zero.
Pleonasmo
Redundância desnecessária de uma ideia. Observe alguns exemplos: a seu critério pessoal; certeza absoluta; conviver junto; elo de ligação; encarar de frente; fato real; há anos atrás; sintomas indicativos; surpresa inesperada; todos foram unânimes.



















































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1943 vezesFale com o autor