Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ainda é um Fenômeno! -- 09/03/2009 - 12:32 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ainda é um Fenômeno!

Carlos Claudinei Talli



Exatamente no dia 17/08/2008 acontecia um daqueles jogos beneficentes entre os amigos do Ronaldo e os amigos do Zidane. Naquela altura, o Ronaldo estava na reta final da fisioterapia para recuperação da sua última lesão de joelho. Naquele jogo vários atletas bem mais velhos, e que tinham encerrado as suas carreiras há um bom tempo, se apresentaram. E o fizeram muito melhor que o nosso Fenômeno, que se mostrou totalmente sem equilíbrio, até para executar os lances mais simples. E eu cá pensando com os meus botões: ‘Não tem jeito; já é um ex-jogador profissional de futebol’.



A última lesão grave de joelho do Ronaldo aconteceu há um ano e um mês, num dos jogos do Milan. Antes disso, o Fenômeno participara de algumas partidas pelo time milanês, criando alguns bons lances, mas sem lembrar nem de perto aquele sensacional jogador que encantou, inicialmente, ainda garoto, no Cruzeiro de Belo Horizonte, depois, no PSV da Holanda e, principalmente, no Barcelona 2006/2007.



Portanto, fazia quase um ano, até a última quarta-feira, 04/03/2009, contra o Itumbiara, que Ronaldo não pisava num gramado para disputar uma partida de futebol, profissionalmente. Mas, se puxarmos um pouco pela memória, realmente, o verdadeiro Fenômeno, um dos melhores atacantes do futebol mundial em todos os tempos, não jogava o seu verdadeiro futebol desde a Copa do Mundo da Ásia, em 2002. Lá, sim, ele voltara aos seus melhores dias. E, juntamente com Rivaldo, além do Felipão, é claro, foi um dos grandes responsáveis por aquela conquista. Depois, jogava uma, parava duas ou três, se apresentando apenas para o gasto. Foi assim no Real Madri de 2002 a 2006, na seleção brasileira da Copa da Alemanha em 2006, e no Milan em 2007 e 2008.



Desse modo, não tínhamos nenhum motivo para acreditar que, após praticamente nove anos jogando apenas para o gasto, agora, no Corinthians, o Ronaldo Fenômeno se motivaria o suficiente para voltar aos seus melhores dias. Já tínhamos assistido uma entrevista com o Dr. Joaquim Grava, médico do Corinthians, na época da contratação do Fenômeno, e o competente doutor garantia que os dois joelhos do Ronaldo estavam totalmente recuperados. Mas, as dúvidas continuavam... Aí, vieram aqueles trinta minutos da partida contra o Itumbiara, na quarta-feira passada. Quando ele pisou no gramado, com uma silhueta digna de um boleiro aposentado, as dúvidas se transformaram quase numa certeza... Ele não vai conseguir correr em campo... Quanto mais jogar futebol de alto nível... Mas, em dois ou três toques, apenas, tivemos a certeza de que os seus joelhos estavam mesmo como o Dr. Grava confirmara... Totalmente recuperados. E a sua enorme categoria, da qual nunca ninguém ousou duvidar, se mostrou intacta... Mas a sua silhueta...



E veio o jogo de domingo, contra o Palmeiras. Aos 16’ do 2º tempo, o placar apresentando um 0 x 1 favorável ao Alvi-verde, portanto, tudo contra a estréia de um jogador fora de forma, deu a louca no técnico Mano Menezes. E o Ronaldo Fenômeno, ainda com a mesma silhueta do jogo anterior, a de um ex-atleta de futebol, entrou em campo. E, em três ou quatro jogadas, contra todas as previsões, só não fez chover... Deu vários cortes característicos do seu jogo, e de um grande jogador de futsal; chutou uma bola de fora da área que explodiu no travessão, após se livrar magistralmente de um defensor adversário; levou na conversa dois outros zagueiros e cruzou sob medida de esquerda uma bola na cabeça de um companheiro; e, finalmente, fez o que mais sabe, um gol aos 47’ do 2º tempo, quando o juiz se preparava para encerrar a partida. E de cabeça, que nunca foi o seu forte... Não contente, na comemoração, ainda derrubou um alambrado. Bem, com aquela silhueta que lembramos antes, o único lance previsível...



Agora, convenhamos, com 10 a 15 Kg acima do peso normal de um jogador profissional em atividade, ele fez tudo isso. Vocês já pensaram se ele emagrecesse uns 5 ou 6 Kg?



Em 2002, após dois anos fazendo fisioterapia para se recuperar daquela primeira e grave contusão, juntamente com o preparador físico Filé, quando nem o mais otimista torcedor acreditava, ele deu a volta por cima e nos trouxe o Pentacampeonato. Será que agora, numa situação muito parecida àquela, há pouco mais de doze meses do próximo mundial, e depois daquele fracasso em 2006, ele não terá a motivação suficiente pra voltar em grande estilo?



Sem uma Copa do Mundo por perto, eu não acredito que o Ronaldo Fenômeno, nesta altura de sua carreira, encontraria a motivação necessária. Mas, há apenas um ano da Copa da África do Sul, o sacrifício não será assim tão grande. O mais difícil e doloroso, a recuperação completa do joelho, ou melhor, dos joelhos, ele já fez. Agora, só falta melhorar um pouco a silhueta. Se ele fizer isso, ainda é o melhor centroavante que nós, e talvez o mundo todo, temos...



Eu acredito que todos os amantes do jogo bem jogado, independente de paixão clubística, e também de nacionalidade, estão torcendo pra isso.



Se depender de torcida, ainda dá!





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui