Usina de Letras
Usina de Letras
127 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O saber construído -- 12/06/2000 - 23:57 (Cidinho Marques) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SABER CONSTRUÍDO





O que seria o saber? Sabemos que dependendo da filosofia pedagógica onde este saber é buscado há várias respostas. Assim, na abordagem tradicional ser capaz de reproduzir o que foi ensinado é prova de saber, na behaviorista a simples aquisição de um novo hábito reforçada pela capacidade de resposta treinada é sinal de que o saber foi adquirido. Quando o conhecimento não é oriundo nem do objeto conhecido e nem do sujeito consciente mas da operação mental processada, na teoria cognitivista, é o que é visado na busca do saber. Já a abordagem sócio-cultural defende o desenvolvimento do processo de conscientização onde o sujeito deve evoluir de um estágio de consciência intransitiva para o de transitiva crítica como sendo o vetor do saber, enquanto que a abordagem humanista aparece defendendo que o conhecimento é construído a partir da experiência pessoal do sujeito.





Sem intenções de defender esta ou aquela abordagem e até propondo uma postura mais eclética com relação a isto, gostaria de chamar a atenção de que há vários tipos de conhecimentos. Há o saber de informações, a capacidade de executar algo, a habilidade de falar idiomas, a análise crítica sobre um determinado fato histórico e até a transcendência da percepção das coisas. Neste sentido, não seria demasiado pobre agarrar-se a uma dessas teorias e elegê-la como sendo única e total? Não seria uma atitude reducionista anular complemente todas as outras correntes sem levar em conta o que exatamente se está ensinando e quais os seus objetivos?



Parece-nos então que há questões anteriores à o que é o saber. É preciso que se pergunte o que se pretende, ou o que é justo e honesto se pretender, com o que se está lecionando. Em outras palavras, uma vez que tenhamos uma visão clara e crítica do papel do ensino é que poderemos escolher a abordagem pedagógica que a partir daí estará adequada ou inadequada à uma determinada atividade didática.



Entretanto, num mundo de mudanças tão rápidas, parece-nos incoerente trabalhar com o saber como um resgate de coisas passadas, embora isto tenha o seu lugar. A capacidade de saber do passado é importante, mas poder adequar e projetar novas idéias no presente é de fundamental para que o saber se preste a alguma coisa. O futuro apenas intuitivo não é sinônimo de transcendência, mas o presente vivido sob as lições do passado não é nenhuma garantia de comportamento científico.



O saber deve, com efeito, ser o inesperado, pois resulta numa terceira entidade, além da fonte de conhecimento e da sua percepção. É o novo, que feito do velho com uma projeção do atual se apresenta como um saber não só adquirido, e nem tampouco transmitido, mas um saber construído.



Quantos de nós, professores, têm provido oportunidades de construção do saber em nossas aulas?













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui