Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS LIXOS DA RUA -- 16/03/2009 - 09:19 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Está confirmado: para ser eleito, conseguir um cargo eletivo público, é mesmo necessário cooptar a consciência do eleitor com cestas básicas, churrascos e outros favores.

Quem garantiu a existência dessa prática foi o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba vereador José Aparecido Longatto (PSDB), que num discurso para as demais autoridades do município, há algum tempo, explicou como funciona a prática.

É claro que a chamada compra de votos ocorre sob algumas circunstâncias. A primeira delas é haver a temporada de eleições. A segunda é a existência do político interessado no cargo público e, a terceira é preciso haver eleitores com “fome”, concordes em trocar o voto pelos presentes do candidato.

A aula explicativa do presidente da casa de leis de Piracicaba ocorreu numa reunião acontecida no Salão Nobre da Câmara Municipal, entre prefeitos e vereadores de outras cidades, convocada pelo deputado Estadual Roberto Morais (PPS).

Longatto ensinou que o vereador que não “ajuda” o eleitor com cestas básicas, facilitações de internação hospitalar e cirurgias, não tem possibilidade de se reeleger nos próximos pleitos. Na platéia as reações foram variadas. Algumas autoridades sentiram-se chocadas, outras envergonhadas, mas nenhuma delas se opôs às explicações.

Essa prática não é novidade para ninguém, novidade mesmo é falar sobre o assunto. Quando o vereador incitou proclamando “Diga aqui quem não age dessa forma”, nem mesmo os deputados federais e estadual presentes, ousaram discordar.

Um equívoco cometido pelo “expert”, no entanto foi comparar as ações do vereador com a do trabalhador comum.

É claro que as atividades de vereador não se comparam com a do trabalhador. Primeiro porque não existe carteira assinada entre patrão e empregador; segundo porque os edis devem comparecer semanalmente uma ou duas vezes ao local de trabalho, enquanto que o trabalhador comum tem sua presença diária obrigatória.

O trabalhador comum produz algo a ser consumido pelos demais cidadãos, enquanto que a produção do vereador não passa de normas teóricas, nem sempre aplicáveis. Outra diferença gritante relaciona-se ao salário. Qual é o trabalhador que recebe as mesmas quantias em dinheiro, pela produção semelhante à dos vereadores?

Não é verdade que o político, ao satisfazer as necessidades do cidadão por mais segurança pública, atendimento à saúde, educação e trabalho, eliminará os motivos para que esse eleitor satisfeito o reeleja. O eleitor encantado por pontes e asfalto novo, tende a repetir a dose. Não é o que se vê aqui em Piracicaba?

Contar para a sociedade que só se consegue o cargo público e, nele manter-se a troco de favores, é chover no molhado.

Apesar da notoriedade dos elefantes brancos que o PSDB produz, garantida por espaços nos meios de comunicação social, o mato alto, a sujeira, o entulho e, os lixos que se reúnem nas ruas, precisam de mais atenção.





(Fernando Zocca)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui