Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quem avisa amigo é! -- 17/03/2009 - 12:38 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem avisa amigo é!

Carlos Claudinei Talli



Dia destes, no meio da minha caminhada diária, um pensamento se imiscuiu em minha cabeça de ex-boleiro: porque o Douglas, o meia-armador do Corinthians, caiu tanto de produção?



Justamente ele que, no ano passado, durante toda a série B, fora o grande condutor daquele Corinthians que levou o título, com vários corpos de vantagem, praticando um futebol competitivo e até bonito de se ver.



Daí, eu me lembrei que ele começara bem o ano de 2009, até se machucar e ficar várias semanas em recuperação. E que só voltara um ou dois jogos antes daquele contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, exatamente quando o Ronaldo Fenômeno estreava. Naquela partida até que o Douglas estava jogando bem, cadenciando o jogo e municiando o ataque com competência. Mas, coincidência ou não, após aquele jogo o seu futebol foi minguando e, domingo, contra o Santo André, parecia até que desaprendera a jogar, tal o número de passes errados que perpetrou.



E, de repente, uma pulga começou a coçar atrás da minha orelha direita. E sempre que isso acontece, alguma idéia forte está prestes a aparecer. E não deu outra. Eu me lembrei de um lance, acontecido exatamente no jogo contra o Itumbiara, quando o Douglas se livrou de vários adversários, entrou na grande área contrária e poderia escolher entre duas alternativas: chutar com enormes chances de fazer o gol, pois ele estava na cara do goleiro, ou passar a bola para o Ronaldo que entrava pelo lado esquerdo. Ele preferiu o primeiro lance e a bola passou rente à trave direita do gol adversário.



No final do jogo, ainda dentro do gramado, os repórteres caíram em cima dele, e a pergunta óbvia pra quem só quer faturar com o espetáculo, não deixou de ser feita: ‘Douglas, você não acha que deveria ter passado aquela bola para o Ronaldo, que estreava e precisava fazer um gol?’



Alguns dias depois, em Presidente Prudente, quando o Corinthians se preparava para fazer uma partida naquela cidade, os torcedores, no meio de um treinamento, começaram a gritar a palavra ‘fominha’, todas as vezes que o meia do Corinthians pegava na bola. No jogo seguinte, contra o Palmeiras, outro lance semelhante àquele do jogo com o Itumbiara aconteceu, e o Douglas voltou a ser crucificado. Durma-se com um barulho destes!



No Brasil, e principalmente no futebol, sempre que se veste um santo, desveste-se outro. Em momentos em que a paixão toma conta da razão, e no futebol isso é o feijão com o arroz, não sobra pedra sobre pedra.



A própria torcida do Corinthians, instigada pela mídia que transformou a volta do Ronaldo no objeto de consumo dos torcedores de todos os clubes do Brasil, se encarregou de crucificar o meia-armador Douglas, o maior responsável pela bela campanha que o Timão cumpriu no ano passado.



Aliás, analisando-se apenas o critério técnico, salta aos olhos que o Douglas é o único jogador do Corinthians, exceção apenas ao próprio Ronaldo Fenômeno, acima da média. Os demais transpiram muito, o que é bom para o time, mas, em contrapartida, criam muito pouco.



E o mais interessante é que o Ronaldo sozinho, sem um meio de campo criativo, fatalmente não irá a lugar algum. Um centroavante, mesmo sendo um monstro sagrado, e o Ronaldo o é, depende totalmente da criatividade do meio de campo. Obrigar o Douglas a jogar em função apenas do Ronaldo vai tolher a sua liberdade. E sem liberdade, a sua criatividade vai escoar pelo ralo. Aliás, o que já começou a acontecer.



Paradoxalmente, crucificando o Douglas, o único jogador criativo do plantel do Corinthians, a torcida está dando um tiro no pé do próprio Ronaldo.



Para provar o que o Douglas representa para esse time limitado do Corinthians, é só comparar o que o Timão rendeu na Copa do Brasil do ano passado, apesar de ter chegado à final, com a sua produção na série B do mesmo ano. Parecia outro time. E a única diferença foi a entrada do Douglas no meio de campo. Com ele no time, até alguns jogadores limitados foram idolatrados pela Fiel. Mais uma vez, durma-se com um barulho destes!



Eu posso estar errado, e mais uma vez vou lembrar que com freqüência me engano, mas a produção do Ronaldo Fenômeno nas próximas partidas dependerá intimamente da produção do Douglas. E encontrar um meia-armador com a capacidade do Douglas, no atual futebol brasileiro, é mais difícil que achar uma agulha no palheiro...



Aos verdadeiros corintianos, e à Fiel Torcida, apenas um conselho: não entrem na conversa da mídia hegemônica. Ela só quer faturar em cima do Ronaldo e do Timão. Esse esforçado time do Corinthians só dará certo, com o Douglas e o Ronaldo sintonizados, e cada um jogando o seu jogo. Com liberdade. Caso contrário...



‘Quem avisa amigo é’.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui