Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Nada mais do que a obrigação -- 25/03/2009 - 08:34 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ontem numa conversa com um cidadão proveniente de Sorocaba, pude saber que ilustríssimo senhor professor doutor, prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), liberou para o tráfego, a estrada que margeia o rio Piracicaba, conhecida como estrada do Bongue.

Antes de tudo é bom avisar que considero as ações do cidadão eleito, como parte de tudo aquilo que deve ser feito, em virtude do cargo que recebeu do eleitorado.

O senhor prefeito não fez nada mais do que a sua obrigação ao duplicar aquela estrada. Afinal, o trânsito tanto de caminhantes, como de bicicletas, automóveis e caminhões é bem intenso, em virtude da aglomeração demográfica e urbana que se observa.

Ainda considero a cidade pouco desenvolvida. Seu comércio não é dos melhores, a indústria bastante limitada e, a cobrança de impostos extremamente altiva.

Com o auxílio da imprensa provinciana, os ocupantes da prefeitura alardeiam aos quatro ventos toda e qualquer inauguração, seja de asfaltamento sobre os paralelepípedos, ou sobre a fixação de uma nova ponte de concreto. Repito: a administração municipal não faz nada mais do que lhe obriga a lei.

Todos sabem que a Câmara Municipal de Piracicaba não tem autonomia. Isto é, o poder legislativo está sob as diretrizes da ideologia professada pelo PSDB, não havendo, portanto, o contraditório que se observa nas democracias saudáveis. Podemos ousar dizer que Piracicaba ainda vive um tempo de “autoritarismo”, mas de forma mais leve, mais branda, mais delicada.

A cidade elegeu dois deputados, um federal do PSDB e outro estadual, do PPS, mas nem por isso pode a urbe orgulhar-se de pairar sobre suas vizinhas, no ranking das mais desenvolvidas da região.

Até mesmo as multinacionais, que há décadas aqui se instalaram, ocupando terrenos doados, e recebendo isenção de impostos, demonstram, no momento atual, fragilidade econômica ao demitirem centenas de trabalhadores.

Outro fator que ressalta aos olhos dos pagadores de impostos é o atendimento à saúde da população. Uma mísera consulta, numa instituição pública pode consumir horas e horas do tempo do utente, que se perde na forma de espera.

Já é chegado o momento para que esses que se dizem responsáveis pela cidade, façam alguma coisa a mais do que a mera obrigação.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui