Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->No Quintal da Sua Casa -- 03/06/2002 - 17:53 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No Quintal da Sua Casa

Abilio Terra Junior


No quintal da sua casa havia um pé de goiabeira. As goiabas eram gostosas e, de vez em quando, dentro de uma delas, se encontrava um bicho de goiaba, branco, e se dizia que "bicho de goiaba é goiaba mesmo", ou algo assim. Ele não se incomodava, retirava o bicho da goiaba e continuava a morder aquela polpa vermelha e aquela casca verde ou amarela, dependendo de quão madura a goiaba estivesse. Subindo o tronco, logo à esquerda, havia um galho forte, típico de uma goiabeira, q ue seguia paralelo ao solo, e no qual ele se sentava. Continuando o galho principal, à direita, já se podia alcançar maiores alturas, e, com consequentes maiores riscos. Levou algum tempo até que ele se aventurasse à alcançar esses estágios mais elevados, com galhos mais estreitos e menos longos que o do "primeiro andar", onde, observando-se com mais atenção, descobriam-se suculentas goiabas escondidas detrás das folhas e dos galhos, furtivamente aguardando que um aventureiro mais ousado tentasse conquistá-las.
Um pouco mais adiante, no mesmo canteiro, havia um pé de laranja - bahia. Elas eram enormes, com um gosto mais ácido que as "serra-d água" ou, até mesmo as "campistas", carnudas, firmes e suculentas, e com um "umbigo" bem visível que as diferenciava das demais.
Depois, lá perto do portão, um pé de figueira, que ostentava figos com aquela cor meio arroxeada, que, abertos, deixavam ver entre as suas inúmeras e pequenas sementes, a sua polpa entremeada de branco e roxo, deliciosa de se devorar em mordidas sófregas.
Lá no fundo, os pés de cana, unidos e meio encurvados, guardando o segredo do seu sabor naquele estilo seco e sóbrio, com suas folhas secas e seu porte esguio. O pé de romãs ficava lá no corredor, próximo à janela, pródigo em ofertar suas romãs avermelhadas, que davam trabalho para serem devoradas e, as vezes, se mordia parte da polpa amarelada, que já tinha um gosto que constrastava com o sabor delicioso e parcimonioso das sementes das romãs, que precisavam ser comidas uma a uma, ou em pequenas quantidades.
Houve outros pés de frutos no quintal, mas que se perderam nos meandros da sua memória.
Com o passar do tempo, todas aquelas árvores foram derrubadas, para se dar lugar ao cimento, aos tijolos, à argamassa, por outros interesses maiores que se sobrepuseram aos da natureza, rica, serena e dadivosa.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui