Usina de Letras
Usina de Letras
106 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Mulher de respeito -- 18/06/2000 - 10:33 (Vera Maria dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MULHER DE RESPEITO

— O fejão deu bom este ano! - Dizia minha avó satisfeita com a safra.
— Agora nois vai batê esse fejão todinho, o que não sortá vamo tê qui dibuiá, bage por bage. Isso tem qui sê feito logo, antes qui os rato tome do fejão todo. Adepois disso, nois separa uma parte pra vendê; outa pra nois cumê; e o resto, vai ficá pra simenti, pra nois pudê fazê nossa prantaçãozinha e agaranti o nosso fejão do ano todo. Apois sé uma coisa queu prezo munto é o dicumê, qui é o que se injoa premero quando se adueci. Ontonssi é purisso, queu como inté me fartá, prumode quando a duença chegá me encrontá forte e fixe. Mas vamo dexá de cunvelsa mole, que aqui é “casa de má home quem num trabaia, num come”. Ah!... pere aí um instantinho queu vô lá dento butá uma milsi nos cabelo e amarrá um pano na cabeça, senão adepois desse trabaio, vô ficá com os cabelo disgraçado de pueira paricendo uma casa de arapuá.
Foi aí que Lara perguntou:
— Ô minha avó, por que a senhora não corta esse cabelo? Ele tá grande demais, pra não lhe dar tanto trabalho nessa hora!
— Qui cunvelsa é essa minina? Credo em Cruz, Ave Maria! Qui seu avô num iscute essa bestera!...Ah! minha fia, tô vendo que ocê num tem juízo não. Eu num posso cortá não... o cabelo é a vergonha da muié, e tombém num boto batom, apois num quero sê chamada de muié-dama. Eu sô casada, sô uma muié de respeito! E além do mais eu tenho oceis e quero dá bom exempro. A num sê que oceis teje querendo queu fique iguá a Doralice, a irmã de seu avô, muié de Lorinho qui todo mundo puraqui fala dela. Eu mermo já arreparei as vistimenta dela, não é de muié que si respeite. Eu tô nessa idade e nunca vi uma muié casada, mãe de fio, tom sibite iguá a ela. Ói, veste rôpa curta e di arça, que todo mundo aqui nessa Muculanduba conhece as arça da combinação que ela veste, que fica toda di fora. Passa batom, rugi, usa brinco e corta os cabelo tom curto qui o cangote fica todo de fora. E assim mermo ela sai paricendo uma muié-dama. O marido dela nunca si procupou cum isso. Aquilo é um corno véio! Mas é o mió tocadô de harmonca daqui dessas banda e quando tem báli, puraí a fora, ele sempre é chamado pra tocá e nunca dexa de levá a sua muiezinha sibite, qui quando chega lá é o marido tocando e ela dançando com as muié toda do báli, inté o dia raiá.


GLOSSÁRIO
Agaranti - garantir
A num sê – a não ser
Arapuá - espécie de abelha nativa, cuja casa é um aglomerado escuro semelhante a uma cabeleira emaranhada.
Arça - alça
Bage - vagem
Báli – baile
Cangote - nuca
Combinação = combinação: peça do vestuário feminino, usada antigamente, sob o vestido.
Cunvelsa - conversa
Dibuiá - debulhar
Dicumê - refeição
Fejão - feijão
Harmonca - harmônica; espécie de acordeão
Iguá - igual
Me encrontá - me encontrar
Milsi - grampo de cabelo
Muié-dama - prostituta
Prumode - por que
Sartá - saltar
Sibite – saliente
Rugi - rouge
Véio - velho
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui