Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os alfas no mercado de trabalho -- 18/04/2009 - 16:03 (Eduardo Amaro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os alfas no mercado de trabalho



Os machos-alfa são os líderes dos seus bandos no reino animal. Traçando um paradigma com o mundo do trabalho, também há nele os alfas. Baseando-se em uma pesquisa de 05 anos, feita pelos consultores americanos Kate Luderman e Eddie Erladson, foram detectados quatro tipos de chefes-alfa: comandante, visionário, estrategista e executor.

O alfa comandante é exigente, agressivo e confiante. Tem a qualidade de motivar a equipe e conquistar a lealdade de seus funcionários. Mas cria ansiedade, compete com os subordinados e não sabe delegar poderes. Para que seja possível lidar com esse chefe, é necessário demonstrar lealdade e filtrar a mensagem por trás das broncas. Assim é o segundo no poder da Microsoft, Steve Ballmer.

O visionário é ousado, criativo e entusiasmado. Tem a qualidade de ser inovador, sabe vender as ideias e tem visão de longo prazo. Mas soa arrogante e manipulador, pensa no futuro e esquece o presente. Uma maneira de lidar com esse alfa é mostrar curiosidade por seus planos, dando um desconto para a sua imaginação. Assim é Michael Eisner, um dos líderes da Disney World.

O terceiro tipo, o estrategista, é metódico, racional e analítico. Possui as qualidades de ser o mais inteligente dos alfas e sabe encontrar as oportunidades de negócio. No entanto, parece um sabe-tudo, é intransigente e não sabe trabalhar em equipe.

Por último, temos o alfa-executor. Ele é rígido, detalhista e eficiente. Suas qualidades principais consistem em esmerar-se em cada passo do caminho e saber tirar o melhor das pessoas. Contudo, envolve-se demais no trabalho dos outros e é impaciente. Pode-se lidar com esse chefe, cumprindo os prazos, combinando o que deve ser entregue e lutando pelo máximo de autonomia. Um bom exemplo dele é Kevin Rollins, presidente da Dell.

Essa pesquisa, por revelar o comportamento dos líderes, torna-se importante para que os funcionários subordinados entendam como os seus chefes atuam e, dessa forma, possam realizar seus ofícios de uma maneira tranquila e eficiente, aumentando assim a produtividade da empresa.



(Texto baseado em reportagem da Revista Época: “Todo chefe é assim?”)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui