Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A FORMIGUINHA -- 13/06/2000 - 21:56 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Diz que um formigueiro foi avisado, por uma dessas formigonas mensageiras, encarregada da comunicação, de que um apetitoso pedaço de melancia, vermelhinho, fora abandonado a uma distância relativamente pequena da "panela" daquela tribo de formigas. Imediatamente as formigas, que atravessavam um período difícil, com pouca comida e muitos boatos circulando, entraram em polvorosa. Finalmente comida boa e farta! Com a permissão da rainha, um batalhão enorme de formigas se colocou em marcha batida em direção ao local onde, tinham informado, havia aquele imenso e delicioso pedaço de melancia. Todo mundo, ou seja, todas as formigas, sabiam da boa nova, informadas pelos contatos de suas antenas, pois é assim que as formigas se comunicam. O caminho não era tão curto assim e havia obstáculos a percorrer. Muitos perigosos e ameaçadores. A 20 metros do formigueiro, um batalhão de formiguinhas já havia desisido e voltara atrás, diante da informação de que um tamanduá estaria logo à frente e não iria escapar ninguém vivo. Outros 10 metros e metade das formigas desistiu de continuar porque uma delas lembrou e saiu fofocando com as outras que era possível que a melancia já estivesse podre, pois o sol estava forte e era verão. Quem sabe também um outro grupo de formigas mais forte e poderosas já não tinham tomado conta da melancia? Mais adiante, um outro contingente de formigas desertou porque chegou a informação que, vinte metros à direita, havia um outro pedaço de fruta, de melão, mais doce, apetitoso e carnudo. A oitenta metros do formigueiro restavam não mais do que uma centena de formigas, lideradas por uma delas que havia se destacado do grupo e corria aceleradamente em direção ao objetivo. Um pé calçado dizimou mais de vinte e outras tantas, assustadas, voltaram correndo para trás. Ficaram dez, teimosas, persistentes, acreditando naquela que corria veloz, uma verdadeira líder certamente, que não desviara, desde que saíra do formigueiro, um centímetro sequer da meta a ser alcançada. Segundos depois, as dez teimosas formiguinhas estavam se banqueteando com um delicioso e fresco pedaço de melancia que correspondia ao relato feito pela mensageira. Depois de saciadas ainda iriam levar um carregamento de alimentos para as larvas em casa, salvando o formigueiro ameaçado e garantindo a sobrevivência do grupo. Foi então que cercaram aquela que se destacara do grupo, que acelerara a marcha e que inspirara as dez vitoriosas a chegarem até o ambicionado pedaço de fruta. Quiseram cumprimentá-la, festejá-la, cantar para elas as mais elogiosas loas e os mais rasgados elogios e cumprimentos. Não foi possível. A formiguinha líder era aleijada, tinha nascido sem antenas. Era surda feito uma porta!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui