Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62299 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10395)

Erótico (13575)

Frases (50690)

Humor (20042)

Infantil (5463)

Infanto Juvenil (4786)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140827)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Futebol no café da manhã -- 06/06/2002 - 13:57 (Bruno Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Amanhã de manhã, vou pedir futebol pra nós dois. Junto com leite quente, que faz bem pro dente da gente.

Quero muitos gols no café da manhã. Quero Rivaldo no ataque, junto com os Ronaldos. Quero as bombas do Roberto Carlos entrando pela rede dos gols, para vê-las balançando. Quero mais atenção da zaga. Finalização sem desespero... Muita calma nessa hora...

Não tem mamão com açúcar em jogo algum, nem mesmo café com leite. Tudo é café forte e preto mesmo, sem açúcar, banana amassada, e pão com geléia. Até agoras os jogos do Mundial no Japão e Coréia do Sul foram recheados de guloseimas no café da manhã, em todas as casas brasileiras.

O povão anda ficando mal acostumado e vai querer a decisão do brasileirão às oito e meia da manhã. Confesso que fiquei surpreso com a possibilidade de poder assistir um jogo fresquinho, com todas as emoções que nenhuma reprise jamais proporcionaria. De agora em diante, eu quero futebol no café da manhã.

Quero lançamentos pra grande área, invasões na pequena, dribles desconcertantes. Quero o camisa 10 da Gávea. Quero a torcida de olhinhos puxados vibrando e agitando os braços no ar. Rivaldo maravilha - Nós gostamos de você...

Tirando a Seleção brasileira, é mais fácil assistir uma partida qualquer da copa e verificar o desempenho dos futuros concorrentes da nossa Seleção... Ou não. Dizer que o futebol é uma caixinha de surpresas não vale... Já é chavão. Futebol está mais pra cesta de café da manhã. Se você deixar aquele bolinho pra comer depois, já terão devorado a guloseima quando você terminar de lambuzar o pão. Quem não come, fica na vontade, é o mesmo que levar por não fazer - Goooooooooool...

A Seleção brasileira entra em campo; e vem no ataque com café preto e leite quente, meio de campo com torrada com geléia, pão de queijo e pão com manteiga na chapa, nas laterais mamão com açúcar e suco natural de laranja, na defesa caquí, nosso capitão, queijo frescal e peito de peru defumado, no gol sal de frutas antiácido. Taí a Seleção do café da manhã.

Depois que o Mundial acabar, vai ficar a saudade de assistir aos jogos pela manhã, e trocar a cerveja e a farra, por um pacato e respeitoso café da manhã em família. Pois, quem é o louco que vai beber até cair de sono na manhã do dia seguinte. Quem é o louco que vai perder todas as forças na concentração do dia anterior e não vai ver nem o primeiro tempo. A Copa do Mundo de 2002 virou um futebol pra ser curtido em família, embaixo do cobertor de lã no aconchego do lar.

O Mundial este ano é pra ser curtido com a alma com toda calma. Os passarinhos cantam pela manhã, o silêncio da noite ainda perturba a agitação da torcida, e os fogos de artifício são abafados pelos raios de sol que nascem em segredo como se ninguém os visse.

Nesse Mundial, o bom é acordar com futebol. Ver o dia nascer e a bola rolar, a multidão enlouquecer com o grito de gol explodindo na garganta. Ficar sem dormir jamais... Que tal deitar-se mais cedo que o costume. Porque na hora do gol é bom estar forte e ativo pra pular da cadeira e cuspir café pro mundo inteiro ouvir.

Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool...




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui