Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140809)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Autoconhecimento - Parte I -- 12/05/2009 - 21:59 (Barbara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando vou a uma livraria ou sebo fico perdida, pois não sei em qual seção poderei encontrar um mapa, uma ajuda, uma seta, uma indicação, qualquer coisa que me inspire a ... "não tenho a mínima idéia do que seja exatamente" , mas tenho uma "certeza interior" muito forte que me impulsiona a continuar a procurar e procurar.



Começo minha busca na seção de "AUTO-AJUDA", mas percebo a simplificação das obras para algo tão complexo como o autoconhecimento.



Depois, vou para a seção de FILOSOFIA: aí fico atordoada. Não sei se começo por Kant ou Hegel ou então um livro que mastigue os principais filósofos e pensadores. Já li vários, mas o ritmo de minha leitura e o ritmo da existência de cada obra não estão em sincronia. Não consigo acompanhar.



Então, naturalmente, vou para "RELIGIÃO", mas da mesma forma acabo desistindo, pois se não consigo entender minha própria existência como posso ousar ler algo sobre transcedência.



Horas já se passaram e eu continuo sem saber o que comprar. Resolvo ir para "PSICOLOGIA" e "PSICANÁLISE". Claro, afinal devo ter algum tipo de transtorno ou neurose, pois não deve ser normal isso.



Bem este é o início de uma jornada que iniciei há anos. Encontrei obras maravilhosas em todas as seções acima mencionadas e gostaria de compartilhar com meus leitores (meus semelhantes) sobre elas.



Por isso, este artigo é a primeira parte de uma série que irei publicar no decorrer deste ano.



Ler é uma dádiva !!! É o maior presente que posso me presentear no presente. Recebi tantos insights que considero, no mínimo, puro egocentrismo não compartilhar com todos aqueles que, como eu, estão se sentindo perdidos e buscando um sentido ao inexorável mundo da realidade.



Barbara Baender

Maio 2009



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui