Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Meio Ambiente - O IPCC -- 15/05/2009 - 07:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ECOLOGIA O IPCC





Edson Pereira Bueno Leal , maio de 2009, atualizado em maio de 2013





O IPCC Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática é um comitê de 2.500 cientistas criado pela ONU para avaliar o estado do conhecimento sobre o problema do clima , suas consequências e a melhor forma de lidar com ele . O IPCC não produz pesquisas próprias . Seu trabalho é analisar a literatura científica já existente para emitir um consenso.

Em outubro de 2007, o IPCC e o ex-vice-presidente americano Al Gore ganham o Prêmio Nobel da Paz .

Relatório sobre aquecimento global publicado pelo IPCC do Grupo de Trabalho 1 , divulgado em fevereiro de 2007 confirma a precisão de aquecimento de 3.° C em média da temperatura terrestre até 2100 , em comparação com a era pré-industrial . De 1906 a 2005 a temperatura já aumentou 0,74° C . ( F S P 2.2.2007 , p. A-14) .

Entre 1910 e 1940 a temperatura média do planeta se elevou 0,35 grau e entre 1970 e 2008 subiu 0,55 grau , portanto um aumento maior .

De 1970 a 2004 segundo o relatório , as emissões de gases que aprisionam o calor da Terra na atmosfera subiram 70% . Se nada for feito , em 2030 elas tendem a crescer de 25 a 90% , em relação a 2.000 , podendo causar interferência perigosa no clima da Terra , com efeitos catastróficos sobre ecossistemas e ainda nas sociedades .

Entre as sugestões estão reduzir a demanda por produtos e serviços que poluem , tornar o fornecimento de energia mais eficiente e desenvolver tecnologias menos poluentes de transporte , tornando o combustível não fóssil responsável por 60% da energia mundial até 2050 .

Como o desmatamento colabora mais para o aumento das emissões globais e é mais barato de evitar o relatório sugere parcerias com Brasil, Costa Rica e Papua Nova Guiné para prevenir o desflorestamento . O relatório , apesar das previsões catastróficas indica que ainda há tempo para evitar os piores impactos das mudanças climáticas se houver ação imediata e internacional .( F S P 31.10.2006 , p. A-28) .

Em abril de 2007 foi publicado o relatório do Grupo de Trabalho 2 tratando dos impactos do fenômeno climático sobre o mundo , das formas de se adaptar a eles e dos pontos de vulnerabilidade .

O Relatório apresenta as seguintes mudanças por continente :

América do Norte : Ressacas e aumento do nível do mar têm o potencial de prejudicar metrô, túneis, pontes e aeroportos de Nova York . A intensidade dos furacões no golfo do México provavelmente aumentará . No Canadá e na Sibéria pode haver aumento de centenas de quilômetros de faixas de terras apropriadas à agricultura e à extração de madeira

A maior pesquisa já feita sobre a correlação entre o aquecimento global e as mudanças ambientais , publicada em maio de 2008 na revista “Nature”constatou que na América do Norte 89 espécies de plantas tem florescido mais cedo em Washington , os ursos polares do sul do mar de Beaufort tiveram declínio e alguns se tornaram canibais , rápido derretimento das geleiras do Alasca , reprodução e chegada antecipada de aves, quebra de gelo antecipada e congelamento tardia nos rios e lagos no hemisfério Norte , marmotas estão surgindo 38 dias antes na cadeia das Rochosas .

América do Sul : nos próximos 15 anos as geleiras dos Andes provavelmente desaparecerão , reduzindo a água disponível para a geração hidroelétrica na Bolívia , Peru, Colômbia e Equador . Um aumento de temperatura pode levar à savanização da Amazônia e à transformação do semiárido do Nordeste brasileiro e do norte do México em desertos . O aumento da temperatura do Pacífico pode causar um deslocamento dos estoques de peixe na costa do Peru e do Chile, afetando ambas as economias.

A maior pesquisa já feita sobre a correlação entre o aquecimento global e as mudanças ambientais , publicada em maio de 2008 na revista “Nature”, constatou o derretimento de campos de gelo na Patagônia e perda de geleiras no Peru .

Europa : Em 2070 o sul da Europa pode ter uma redução na vazão dos rios , o que fará a capacidade hidroelétrica cair pela metade nos países do Mediterrâneo, que terão o turismo prejudicado pelo calor . Pequenas geleiras nos Alpes vão desaparecer por completo , enquanto as grandes terão uma redução de até 70% em 2050 .

A maior pesquisa já feita sobre a correlação entre o aquecimento global e as mudanças ambientais , publicada em maio de 2008 na revista “Nature” constatou derretimento de geleiras nos Alpes , mudança de floração e desenvolvimento na folhagem , além de alterações nas fases de crescimento de animais em 19 países , deposição de ovos e migração antecipada de pássaros como o papa-moscas , mudanças de longo prazo em comunidades de peixes no rio Ródano , adiantamento da chegada dos pássaros migratórios de longa distância na Europa e alteração na liberação de pólen nos Países Baixos .

África: Terras áridas e semi-áridas terão aumento de até 8% em 2080 . Em alguns países a produtividade das lavouras sem irrigação artificial pode cair em até 50% em 2020 . O ciclo hidrológico será deslocado no continente , com aumento da precipitação e possívelmente enchentes no leste e aumento das secas no sul já em 2050 .

A maior pesquisa já feita sobre a correlação entre o aquecimento global e as mudanças ambientais , publicada em maio de 2008 na revista “Nature”, constatou decréscimo da produtividade do ecossistema aquático do lago Tanganica .

Ásia : Com uma elevação de 1 m no nível do mar , enchentes nos deltas do rio Vermelho e do Mekong afetarão até 9 milhões de pessoas . As geleiras do Himalaia terão uma redução de 500 mil km2 para 100.000 km2 em 2030 . Em 2050, mais de 1 bilhão de pessoas pode sofrer com a escassez de água no Centro , Sul, Leste e Sudeste do continente . Na Índia o aumento das enchentes relâmpago durante as monções impedirá a água de descer para o lencol freático , esvaziando os aquíferos .

A maior pesquisa já feita sobre a correlação entre o aquecimento global e as mudanças ambientais , publicada em maio de 2008 na revista “Nature”, constatou maior crescimento de pinheiros na Mongólia , antecipação da floração de ginko no Japão , mudança na profundidade de resfriamento do subsolo permanentemente congelado na Rússia .

Oceania : Mais blecautes acontecerão no verão da Austrália , devido ao aumento da demanda de energia por conta de temperaturas mais elevadas e de mais gente nas cidades . Já em 2020 pode haver perda significativa de biodiversidade em regiões sensíveis e ricas em espécies , como a Grande Barreira de Coral .

Polos : Em um dos cenários do IPCC , 10% da tundra , vegetação formada por musgos e líquens do àrtico será substituída por floresta . Até 25% do deserto polar será substituído por tundra . A extensão do gelo marinho do Ártico deve declinar até 33% no final do século , ameaçando espécies como o urso polar , mas abrindo rotas de navegação .

A maior pesquisa já feita sobre a correlação entre o aquecimento global e as mudanças ambientais , publicada em maio de 2008 na revista “Nature”, constatou o declínio da população de pingüim imperador em 50% na península Antártica e recuo de geleiras.



José Carlos de Azevedo



Para o físico José Carlos de Azevedo , o IPCC é um órgão político e não científico e não há prova de o CO2 gerado pelo homem influir no clima da Terra, que sofre outras influências : manchas solares, raios cósmicos , neutrinos, ciclos da Terra em sua órbita , vulcanismo , nuvens , correntes oceânicas , etc. Descobertas na Dinamarca provam que o campo magnético do Sol controla a radiação cósmica incidente e, portanto, o clima e que a passagem do Sol pela Via Láctea explica as glaciações e interglaciações . Os “modeladores” iludem a população e não dizem que o pólo Norte de Marte está derretendo .

Segundo ele ainda “ Em janeiro de 2008 nevou em Bagdá e isso não ocorreu em todo o século 20; no mesmo ano e no atual , nevou na Síria ,na Turquia , na Grécia e em grande parte da Ásia . Na Europa e nos EUA , o inverno é inclemente e nevou nos desertos de Mojave e de Lãs Vegas. Nada disso foi previsto pelos xamãs e videntes do IPCC , que há 20 anos fazem ‘projeções climáticas’ para 20 ou mais anos depois “. Ele afirma que “É ainda impossível provar se a Terra esfria ou aquece ou se começou a nova Era Glacial anunciada nos anos 1970 por atuais videntes do IPCC . “ ( F S P , 25.02.2009, p. A-3) .

Segundo Jefferson Cárdia Simões , doutor em glaciologia pela Universidade de Cambridge e professor da UFRGS , “ classicamente os céticos tentam atribuir toda a variação climática da Terra às variações solares . No entanto, os estudos paleoclimáticos não conseguiram identificar nenhuma relação entre o aumento da temperatura dos últimos 140 anos com aumento da atividade solar” . ( F S P , 10.07.2008 , p. A-3) .

Ele cita que há muitas listas de consensos de cientistas qualificados e identificados e contrários ao IPCC : a de Frederick Seitz, antigo presidente da Academia de Ciências e do instituto Americano de Física e atual presidente da Fundação Rockfeller e do Instituto George Marshall, por exemplo , tem mais de 32 mil assinaturas . O último relatório do IPCC tem 51 . ( F S P , 1.7.2008 , p. A-3) .

Segundo Rajendra Pacgauri, presidente do IPCC e Prêmio Nobel da Paz de 2007, “como podem chamar de exageradas análises feitas por acadêmicos respeitados, que foram divulgadas em publicações de prestígio? É uma irresponsabilidade desacreditar essas previsões e um perigo minimizar os riscos das mudanças climáticas para o futuro da humanidade “. ( F S P , 18.10.2007 , p. A-28) .

A FRAUDE CONTRA OS CÉTICOS



A partir do final de 2009 descobriu-se que muitas das pesquisas que dão sustentação aos relatórios emitidos pelo IPCC não passam de especulação e pior que isso , muitos cientistas que conduzem estes estudos manipularam dados para amparar suas conclusões .

O primeiro abalo ocorreu quando um grupo de hackers capturou e divulgou mais de 1000 e-mails trocados entre cientistas ligados à Universidade de East Anglia , na Inglaterra , o principal centro mundial de climatologia . As mensagem revelam que cientistas distorceram gráficos para provar que o planeta nunca esteve tão quente nos últimos mil anos .

As trocas de email também mostraram que os climatologistas defensores da tese do aquecimento global boicotam os colegas que divergem de suas opiniões , recusando-se a repassar dados de pesquisas que realizam .

Os emails deixam claro, ainda , que o grupo dos catastrofistas age para tentar impedir que os céticos publiquem seus trabalhos nas revistas científicas mais prestigiadas .

O climatologista inglês Phil Jones, do diretor do Centro de Pesquisas Climáticas da Universidade de East Anglia depois de tornar público que ele próprio tinha manipulado dados , admitiu que , em dois períodos ( 1860-1880 e 1910-1940) , o mundo viveu um aquecimento global semelhante ao que ocorre agora , sem que se possa culpar a atividade humana por isso e reconheceu ainda que desde 1995 o mundo não experimenta aquecimento algum .

Cientistas do IPCC , reconheceram em janeiro de 2010 , ter errado ao publicar uma previsão mal fundamentada sobre o derretimento das geleiras do Himalaia . A estimativa de que o aquecimento global fará o gelo da região se esgotar em 2035, se baseia em “estimativas substanciadas de maneira pobre “, afirmou o IPCC . Geleiras do Himalaia são tema sensível na Índia porque constituem importante fonte de água doce nos meses de degelo sazonal . ( F S P , 22.01.2010, p. A-17) .

Ou seja , o IPCC reconheceu que a previsão sobre o Himalaia não tem o menor fundamento científico e foi elaborada com base em uma especulação e essa bobagem foi tratada como verdade incontestável por três anos , desde a publicação do documento . ( Veja, 24.02.2010 , p. 94-95) .



AUDITORIA EXTERNA NO IPCC



A ONU anunciou em 26 de fevereiro de 2010 que vai nomear um grupo independente de cientistas para a tarefa de revisar o trabalho do IPCC . devido à crise de credibilidade que o órgão está passando devido a um conjunto de erros divulgados . O grupo vai revisar o trabalho do IPCC , a tempo de ser adotado na plenária do IPCC que será realizada na Coréia do Sul em outubro de 2010 . ( F S P , 27.02.2010 , p. A-17) .

O órgão responsável pelas auditorias será o IAC ( Conselho Interacademias) , entidade composta por presidentes de 15 academias de ciências , incluindo o Brasil . ( F S P , 11.03.2010, p. A-17) .

O relatório do IAC foi divulgado em setembro de 2010 e aponta uma série de irregularidades na entidade criada em 1988 para sintetizar o trabalho científico internacional sobre as alterações no clima e suas conseqüências . O IPCC segundo o relatório é pouco transparente quanto aos critérios de escolha de seu corpo de cientistas . Admite cientistas cujo trabalho pode ser influenciado por interesses pessoais. Usa indiscriminadamente dados produzidos por governos e ONGs e classifica como “muito prováveis “ previsões sobre o clima feitas com base em poucas evidências . Um dos exemplos destas contradições é a previsão feita em seu relatório de 2007 onde afirma primeiro que as geleiras do Himalaia podem desaparecer até 2035, por causa do aquecimento global e no mesmo parágrafo o texto afirma que as geleiras não vão desaparecer , mas encolher de 500.000 para 100.000 quilômetros quadrados . O próprio IPCC reconheceu depois que ambas as previsões resultaram de mera especulação . ( Veja, 8.9.2010, p. 106) .



RECONHECIMENTO DO ERRO MAIO DE 2.013



Em extenso levantamento publicado pela Universidade de Reading, na Inglaterra, depois de examinar prognósticos feitos desde 1960, o climatologista Ed Hawkins concluiu que a maioria deles errou vergonhosamente.

A principal falha foi a previsão de uma elevação crescente e rápida da temperatura média do planeta . Ocorreu o contrário. A temperatura aumentou abaixo do esperado pelos cenários elaborados pelos climatologistas para as últimas décadas e se mantém estável desde 2008.

Como a quantidade de carbono jogada pelo homem na atmosfera duplicou em vinte anos, a verdade inconveniente é que é possível que o CO2 , nem sequer seja o vilão .

Com isso o mercado de créditos de carbono caiu de US$ 126 bilhões em 2011, para US$ 81 bilhões em 2012.

A ala pessimista da climatologia estimou que a temperatura média do planeta subiria em torno de 1 grau nos últimos quarenta anos. Nada menos de 95% desses cientistas estavam errados. A elevação foi de apenas meio grau.

O climatologista inglês Nicholas Lewis, crítico feroz dos prognósticos do IPCC afirma “ Não sei se foi incompetência ou loucura. Os cálculos são tão absurdos que mesmo considerando as variáveis que eles utilizam , é impossível chegar a iguais resultados”.]

Lewis refez os cálculos matemáticos com os mesmos números utilizados como base pelo IPCC. O resultado é a previsão de que o aumento da temperatura ultrapassará 1,6 grau até 2100. Isso é menos da metade do previsto no relatório do IPCC. As consequências de uma elevação dessa magnitude são de pequeno impacto : maior incidência de tempestades e a redução no tamanho das geleiras localizadas em pontos extremos do planeta. Não há risco de nenhuma cidade á beira-mar ser submersa. Secas severas são possíveis, mas só em regiões já atormentadas pela falta de água.

A investigação apontou o uso indiscriminado de estudos , estatísticas e modelos sem base científica na elaboração do relatório do IPCC.

O engenheiro e ensaísta americano Robert Zubrin , em seu último livro Merchants of Despair diz que “ o movimento verde virou um culto que não depende mais de explicações racionais para existir. O mundo pouco aqueceu no último século. A variação máxima foi de meio grau. Isso não nos prejudicou .Ao contrário . O solo está 14% mais fértil devido ao aumento na quantidade de CO2 na atmosfera . Pouco se sabe sobre a relação entre a atividade humana e o clima. Tudo indica que causas naturais podem ter o papel mais importante nesse processo . A Terra sempre passou por ciclos de altas e baixas temperaturas e o clima se regula sozinho...Em 1910 , emitimos 900 milhões de toneladas de CO2 e a renda anual média de uma família era de 900 dólares. Multiplicamos por dez a emissão de carbono e a renda aumentou em igual medida, hoje em 9.000 dólares. Quem prega a diminuição de CO2, defende, de fato, a ideia de que a pobreza deve prevalecer . Prefiro viver em um mundo um pouco mais quente, mas rico e saudável para nós”. Zubrin cita o caso de Al Gore que foi vice-presidente americano no governo Bill Clinton e ganhou um Oscar com um filme cuja mensagem era : ou se interrompe já a emissão de carbono ou o planeta vai fritar como um ovo na frigideira . Para Zubrin , Gore é um dos “líderes de um culto contra a humanidade”. ( Revista Veja, 8.5.2013, p,92-99) .

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui