Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quando a transigência pode complicar -- 20/05/2009 - 15:38 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É preciso algum cuidado com o que dizem certas pessoas. Elas sempre expressam o que crêem; e tais crenças se baseiam no que as constitui. Ou seja, se alguém possui tendência ao alcoolismo, crerá que todos os demais não sabem o que estão perdendo.

No mesmo sentido, se elas gostam muito de música sertaneja, tenderão a julgar que o mundo inteiro gostará desse gênero musical.

Se a tal pessoa ama os cães Poodle, poderá achar que todos aqueles que não gostam desses animais, sejam esquisitos, ou loucos.

O sujeito que insiste em fazer a vizinhança que o cerca, a ouvir as músicas que ele gosta, sinaliza ter um espírito fraco para a tolerância da diversidade e, por outro lado, demonstra sua tendência a pensar somente em si mesmo.

Então essa mentalidade egoísta, cúpida, levará, com certeza, à conhecida exclusão. Excluir é uma forma de demonstrar o poder, o controle. É esse é um dos grandes males que se observa hoje.

Essa mesma cupidez pode se apresentar como preconceito contra os pobres, pode surgir tentando segregar os judeus, as mulheres, criando esquizofrênicos, prostitutas, gays. E se a tal mentalidade se disseminar por uma cidade, haverá a formação de castas, tal como vemos na Índia.

Essa mentalidade que privilegia o ego em detrimento do outro é o contraponto do cristianismo, do que nos ensinou o próprio Jesus. Cristo é o lado diverso da moeda, o oposto, onde o que conta é o outro e não a si próprio.

O sujeito que deprecia o seu semelhante deprecia a si mesmo antes. Ele odeia ao próximo como se odeia a si. Então para obtermos a paz, antes de tudo é preciso valorizar-se, amar a si mesmo, aprender a se respeitar para poder depois respeitar o vizinho.

O sujeito maldoso usa o temor e o desconhecimento, que a maioria das pessoas tem sobre determinados assuntos religiosos, para disseminar preconceitos, boatos, falsidades, calúnias e difamar a quem antipatizam.

Conheço uma pessoa que estava sendo processada, por ter cometido muitas contravenções e até crimes contra um vizinho. Mesmo depois de ser agraciado com a desistência do processo, movido contra ele, continuou disseminando difamação pelos bares e rodas de bebedores, nos finais de semana.

É muito comum vivenciarmos um conflito entre as regras religiosas e as normas feitas pela sociedade. Devemos aprender especialmente nos casos como desse caráter complicado, que quando isso ocorre, deve-se priorizar a aplicação do Direito.





Fernando Zocca.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui